Qual a história da rosa do deserto?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exemplar de "rocha rosa" (rose rock), a rocha oficial do estado norte-americano de Oklahoma

Rosa das areias (em francês: rose des sables) ou rosa do deserto são designações coloquiais dadas a rochas evaporíticas, formadas nos desertos quentes. Em algumas áreas dos Estados Unidos são chamadas rocha rosa (em inglês: rose rock). Formam cristais lenticulares de grande beleza que lembram pétalas duma flor, o que está na origem do nome. Devido à sua composição, poderiam ser usada na construção, mas o seu conteúdo de areia inviabiliza esse tipo de uso, pelo que o seu interesse é puramente ornamental ou decorativo.

As rosas do deserto mais comuns são compostas basicamente por gipsita e areia (sulfato de cálcio), mas também existem algumas compostas por barita e areia. Formaram-se pela deposição em ambientes áridos e quentes devido à evaporação de águas infiltradas, marinhas ou lacustres ricas em sais. Durante o processo de cristalização, estes incorporam inúmeros grãos de areia, o que dá à rocha o seu aspeto particular, semelhante a flores, com "pétalas" com bordos afiados. Por ser comum serem desenterrados pela ação da urina dos dromedários, durante muito tempo acreditou-se que eram produzidos por essa urina.

A sua cor varia conforme a da areia que lhe deu origem. O mais usual é ser cor de areia escura, mas há também brancas no Saara tunisino, cor de fogo no Saara argelino e negras na Argentina. O tamanho das "rosas" pode variar de alguns centímetros até um metro ou mais.

Encontra-se em quase todas as zonas da Terra com clima desértico com solo arenoso rico em gipsita. No entanto, as de maior beleza encontram-se no deserto do Saara. Algumas das principais jazidas conhecidas situam-se na Argélia e Tunísia, Espanha (Fuerteventura, nas ilhas Canárias; Canet de Mar, na Catalunha; La Almarcha, Cuenca) e nos Estados Unidos Cochise, Arizona).

A chamada rose rock (rocha rosa), é um tipo específico de rosa do deserto de cor vermelha à base de barito, que se encontra sobretudo no estado norte-americano de Oklahoma, onde desde 1968 é considerada a "rocha do estado".

Por ser um mineral muito brando, a sua limpeza requer especiais cuidados, sendo aconselhável o uso de um pincel humedecido com água. Quando usado como decoração, tem que se ter em atenção o facto de soltar areia, o que exige a limpeza periódico do local onde for colocado.

Curiosamente, a analogia com as rosas não se fica pelos cristais lenticulares que formam o que parecem pétalas, pois também possuem partes espinhosas, constituídas por cristais afilados escondidos na areia. Estes podem ser muito cortantes, chegando a danificar os pneus dos veículos todo-o-terreno que viajam no deserto.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

Rosa das areias de grandes dimensões na Tunísia

  • Parte do texto foi inicialmente baseado no na tradução do artigo «Rosa del desierto» na Wikipédia em castelhano (acessado nesta versão).
  • «Rosa del desierto», Colección El País, Minerales de gran tamaño (em espanhol), 1, 2010
  • «Rosa del desierto naranja - Nro. 1». www.mundogeo.com.ar (em espanhol). Consultado em 30 de abril de 2013. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2014
  • «Yeso (Rosa del Desierto)». www.uciencia.uma.es (em espanhol). Uciencia. Universidade de Málaga. Consultado em 30 de abril de 2013
  • «Rosa del desierto» (em espanhol). redescolar.ilce.edu.mx. Consultado em 30 de abril de 2013
  • «Desert Rose» (em inglês). www.mindat.org. Consultado em 30 de abril de 2013
  • Everett, Dianna. «Rose Rock». Encyclopedia of Oklahoma History & Culture. digital.library.okstate.edu (em inglês). Oklahoma Historical Society. Consultado em 30 de abril de 2013
  • «Noble is the Rose Rock Capital of the World» (em inglês). www.travelOK.com. Consultado em 30 de abril de 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • «Timberlake Rose Rock Museum» (em inglês). Consultado em 30 de abril de 2013

Qual é a lenda da rosa do deserto?

A lenda mais famosa se refere à beleza de suas flores e à forma como ela desabrocha no deserto. De acordo com a crença, a flor do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos possam achar o seu caminho.

O que a rosa do deserto simboliza?

A planta rosa-do-deserto quando cultivada pode simbolizar gentileza, amor, clareza mental, atenção, tolerância e sucesso nos negócios.

Qual é a origem da rosa do deserto?

A Rosa do Deserto é natural do Oriente Médio e África, e se adaptou bem ao clima quente do Brasil. Ela deve ser regada com pouca água, pois o vaso não pode reter água”.

Qual é o segredo da rosa do deserto?

Não é segredo que as rosas do deserto precisam de muita luz solar para um bom desenvolvimento. Consideradas plantas de sol pleno, elas precisam receber pelo menos seis horas de sol direto por dia. A ausência desse contato resulta em floradas pouco abundantes, ou ainda pior, no não florescimento.

Toplist

Última postagem

Tag