Qual a importância da Missão Artística Francesa para a arte no Brasil?

A mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, no começo do século XIX, trouxe consigo a vontade de uma produção artística local aos moldes dos padrões europeus. Esse desejo resultou na vinda do grupo de artistas franceses denominado como Missão Artística Francesa, em 1816. Ela foi composta por diversos artistas, tais como Jean Baptiste Debret, Nicolas Antonie Taunay, dentre outros, que vieram com a tarefa de implementar o ensino formal de Artes no Brasil. A formação e o gosto destes artistas pela arte neoclássica acarretou, consequentemente, na difusão de características desse movimento artístico.

Como a construção da futura sede da Escola Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro demorou dez anos para ser concluída, os artistas não puderam lecionar durante esse período. Então, ocuparam-se com as encomendas que recebiam da corte portuguesa, chamadas de encomendas oficiais. Estas encomendas consistiam geralmente em retratar os nobres e registrar os seus eventos, tais como o casamento de D. Pedro e D. Amélia, registrado em uma pintura de Jean Baptiste Debret (imagem abaixo).

Além das encomendas oficiais, os artistas também se ocupavam com outras atividades artísticas. A curiosidade de Debret diante de um local completamente novo fez, por exemplo, com que ele percorresse a cidade e registrasse cenas da vida cotidiana do Rio de Janeiro, bem distante daquelas da corte, como a atividade da venda de café torrado (imagem abaixo).

Além das encomendas oficiais, Nicolas Antoine Taunay, por sua vez, se dedicou ao registro das paisagens do Rio de Janeiro (imagem ao lado). Além do seu inegável valor artístico, é graças a obras como essas que podemos ter uma ideia de como era a arquitetura e a paisagem da cidade naquele período.

Importância da Missão Artística Francesa:

► Implementação do ensino formal de arte no país, por meio da criação da Academia Imperial de Belas Artes, daí o surgimento da Arte Acadêmica. Em outras palavras, a arte realizada de acordo com as regras da Academia.

► Auxílio na difusão da ideia do artista livre, não apenas trabalhando por encomendas, mas também produzindo a partir de seus próprios interesses.

► Contato com as tendências artísticas européias, fundamentais para a formação de importantes pintores brasileiros, tais como Pedro Américo e Victor Meirelles.

Para saber mais, veja também:

  • Reconhecendo a Arte Brasileira
  • A Arte Barroca no Brasil
  • Semana de Arte Moderna
  • Movimento Antropofágico
  • Arte Contemporânea Brasileira

Os artistas franceses vieram para o Brasil em 1816 para retratar, através de suas obras de arte, a natureza e a sociedade brasileira da época.


Taunay: um dos principais integrantes da missão francesa

O que foi

Chegada ao Rio de Janeiro, em 1816, a misão artística foi composta por um grupo de artistas franceses, a convite da coroa portuguesa. A missão foi chefiada pelo legislador e administrador francês Joachim Lebreton.


Objetivos, principais artistas e características da missão


À frente desta missão estava Joachim Lebreton, ex-secretário do Instituto de França. Ele veio acompanhado de cerca de dezoito pessoas, entre elas pintores, arquitetos, escultores, gravadores, carpinteiros, serralheiros e ferreiros. Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e Nicolas Antoine Taunay (1755-1830), pintores, e Auguste Grandjean de Montigny (1776-1850), arquiteto, são os mais conhecidos. Os dois primeiros produziram uma iconografia considerável das paisagens brasileiras, enquanto o terceiro, o único a permanecer no Rio de Janeiro até o fim de seus dias, foi o primeiro professor de arquitetura. Inicialmente motivado pela transformação da cidade em capital imperial, ele desenhou, seguindo seu mestre Charles Percier, muitos projetos de prestígio, entre eles os da Escola de Belas Artes e da Bolsa de Valores.


Motivado pelo desejo de deixar a França da Restauração e pela esperança das oportunidades que resultariam da afirmação de uma nova capital, o evento foi seguido, em agosto do mesmo ano, por um decreto de João VI, que criou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, origem da atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jean-Baptiste Debret (1768-1848): desenhista e pintor francês que integrou a missão artística francesa de 1816.

Principais temas retratados nas obras dos artistas da missão francesa:

- Vida cotidiana nas cidades

- A vida dos índios brasileiros

- Belezas naturais do Brasil (árvores, paisagens, plantas, frutas, animais silvestres).

Outros artistas e profissionais que participaram da missão:

- Marc Ferrez (fotógrafo brasileiro, filho de franceses)

- Charles-Simon Pradier (gravador francês)

- François Ovide (mecânico francês)

- Jean Baptiste Leve (mecânico francês)

- Nicolas Magliori Enout (serralheiro francês)

Caçador de escravos (1820 a 1830): obra de arte do pintor francês Debret.

atualizado em 22/07/2020

Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).



Você também pode gostar de:

Missão Artística Francesa no Brasil Temas Relacionados
  • • Brasil Império - Cronologia
  • • Dom Pedro II
  • • Neoclassicismo
  • • Principais acontecimentos do século XIX
Bibliografia Indicada

Fonte de referência do texto:

- ALENCASTRO, Luiz Felipe de. História da vida privada no Brasil: Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Qual foi a importância da Missão Artística Francesa para as artes brasileira?

A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, dinamizou o panorama das Belas Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.

Qual a importância da Missão Artística Francesa para a promoção e difusão do ensino de arte no Brasil?

A missão artística francesa, portanto, foi responsável por dar início ao projeto de uma formação artística acadêmica, fomentando as artes plásticas e os ofícios manuais, em prol de um projeto civilizatório de construção imagética da nação. Referências: GABLER, Louise. Academia Imperial de Belas Artes.

Qual o principal motivo dos artistas franceses virem para o Brasil?

Os artistas franceses vieram para o Brasil em 1816 para retratar, através de suas obras de arte, a natureza e a sociedade brasileira da época. Chegada ao Rio de Janeiro, em 1816, a misão artística foi composta por um grupo de artistas franceses, a convite da coroa portuguesa.

Qual foi o estilo de arte que os franceses trouxeram para o Brasil?

Neoclassicismo no Brasil No Brasil, o neoclassicismo apareceu em 1816 com a chegada da Missão Francesa, contratada para fundar e dirigir no país uma escola de artes e ofício, localizada no Rio de Janeiro.

Toplist

Última postagem

Tag