Qual a temperatura ideal para deixar o ar condicionado?

O ar-condicionado tornou-se indispensável para as casas dos portugueses, por isso, é necessário ter em consideração as recomendações sobre qual é a temperatura ideal do ar-condicionado, nas diferentes estações do ano.

Saber a que temperatura colocar o ar-condicionado é fundamental para evitar possíveis problemas de saúde, como, por exemplo, constipações, mas também para poupar na fatura de eletricidade. Por conseguinte, um fator importante para poupar é escolher a tarifa de luz que se adequa aos seus hábitos de consumo.

Para manter a sua habitação a uma temperatura perfeita, ao mesmo tempo que tem um consumo responsável, deverá utilizar o modo Eco. A grande maioria dos ares-condicionados têm este tipo de programa, apesar que, dependendo da marca, poderão ser mais efetivos. Este é um bom sistema para o ajudar a manter a temperatura ideal e poupar até 30% no seu consumo.

Uma forma de economizar com o ar-condicionado é através da poupança com reparações e revisões. Dispomos de serviço Apoio, que incluem as reparações do seu ar-condicionado, para que possa continuar a usufruir da temperatura ideal, sem pagar mais por isso.

A que temperatura deverei colocar o ar-condicionado no verão?

A principal questão é a diferença de temperatura do interior da casa com a do exterior, sendo que esta diferença não deverá ser superior a 12 graus, seja inverno ou verão.

No verão, em norma, a temperatura recomendada para o ar-condicionado é entre 23 e 26 graus. É necessário dar tempo ao corpopara se habituar, pelo que é recomendável que evite cair na tentação de baixar a temperatura depois de chegar a casa, após um dia caloroso.

Seguramente, já ouviu falar que o ar-condicionado durante a noite é prejudicial para a saúde, e não é uma mentira, mas há uma nuance importante, pois se o utilizar corretamente não afetará o seu sono. Ao contrário, poderá dormir melhor se tiver a temperatura perfeita na sua casa. O recomendável é entre 24 e 27 graus. Desta maneira, evitará insónias e as típicas constipações de verão.

A que temperatura deverei colocar o ar-condicionado no inverno? 

Muito ares-condicionados permitem colocar ar-quente no inverno, graças à bomba de calor que têm incorporada. E, tal como acontece no verão, é necessário ter em atenção a temperatura.

No inverno, recomenda-se uma temperatura média entre os 20 e os 22 graus, uma vez que no exterior estará mais frio. É importante relembrar que não deverá existir uma grande diferença entre a temperatura do exterior e do interior, para que não haja problemas de saúde, nem gastemos mais energia do que aquela que realmente necessitamos.

Durante a noite, a temperatura deverá ser mais baixa, entre 15 e 17 graus, apesar de não se recomendar dormir com aquecimento. O mais indicado é colocar antes de ir dormir para que aqueça a casa e depois desligar. Uma vantagem do inverno, em contraponto em relação ao verão, é que poderá colocar um edredom mais quente, que o ajudará a manter a temperatura corporal.

Se seguir estes conselhos e recomendações, conseguirá ter uma temperatura perfeita na sua casa, sem gasta mais na fatura de luz.

WHIRLPOOL

O ar condicionado tem um papel muito relevante para o nosso conforto e para a economia doméstica. A melhor forma de usufruirmos de uma divisão bem climatizada, sem fazer disparar a conta da luz, é colocar o AC na temperatura adequada.

O ar condicionado dá-nos maior qualidade de vida. Graças a estes aparelhos podemos usofruir de uma temperatura estável e bem mais agradável na nossa habitação. O mesmo pode ser dito acerca do nosso local de trabalho. Depois de averiguarmos qual o equipamento mais adequado ao nosso caso, resta descobrir qual a temperatura ideal que devemos usar.

Existe, de facto, uma temperatura ideal para tirar o melhor rendimento do ar condicionado, ao mesmo tempo que salvaguarda a preservação da máquina em si. A tentação de chegar a casa num dia quente e ligar o ar condicionado no máximo do frio pode ser grande, mas não irá obter o resultado desejado.

Seria difícil estipular uma temperatura ambiente ideal para qualquer divisão em qualquer altura do ano, simplesmente porque todos sentimos o calor e o frio de forma diferente. A temperatura ideal varia consoante cada pessoa, em função de vários fatores — nomeadamente, a sua massa corporal.

Porém, há que encontrar um equilíbrio entre o nosso conforto e o gasto energético do aparelho de ar condicionado, que influencia bastante a conta da luz.

Se é aquecimento que pretende, a temperatura ambiente não deve exceder os 21ºC dentro da divisão. No inverno, a casa deve estar entre os 20ºC e os 23ºC. Já nos casos de refrigeração, a temperatura do ar não deve ser inferior a 26ºC, já que a casa deve situar-se entre os 24ºC e os 26ºC.

Há que ter em atenção a temperatura a que a divisão está antes de ligar o aparelho de ar condicionado. Quanto maior a diferença entre a temperatura a que a divisão se encontra e a temperatura que colocar no ar condicionado, maior o esforço que o aparelho irá fazer e, como tal, maior o consumo energético.

Da mesma forma, quanto menor for a diferença de graus entre o interior e o exterior da habitação, maior é capacidade de poupar energia e de ser eficiente. Para além disso, não notaremos a forte alteração da temperatura ao entrar e sair de casa, diminuindo assim a probabilidade de adoecermos.

A posição do defletor deve ser feita de forma estratégica. Não deve estar apontada a si, para que não sinta a diferença térmica com demasiada intensidade. Para além disso, o ar quente sobe e o ar frio desce. Assim, se está a usar o AC para aquecer, o defletor deve estar virado para baixo. A posição contrária é mais adequada se estiver a refrigerar a divisão.

Estas dicas pretendem proporcionar-lhe a melhor experiência possível como o ar condicionado, para que desfrute, sem receios, da climatização perfeita.

Como otimizar o uso do ar condicionado

Se o equipamento for utilizado da melhor forma, irá durar mais tempo e registar menos avarias. A manutenção regular do seu aparelho de ar condicionado é fundamental para o funcionamento perfeito do mesmo. Limpar os filtros (que acumulam pó) ou substituí-los a cada seis meses e fazer as verificações de rotina é muito importante.

É aconselhável ventilar todos as divisões diariamente, para fornecer oxigénio ao local e evitar a recirculação de ar em excesso, o que poderia causar um ambiente pesado a longo prazo.

Outra dica de poupança que lhe podemos dar é que só deve usar o ar condicionado  quando e onde for mesmo necessário. Desta forma, é muito mais fácil economizar. Pode apostar em termostatos digitais programáveis, para que o aparelho ligue e desligue sem a sua presença.

Com alguns pequenos gestos, pode tirar todo o proveito do seu sistema de ar condicionado sem sobrecarregar a economia doméstica.

// RPT

Porque o ar

Quando você liga o ar-condicionado em 23°C, ele vai estabilizar muito rápido, vai ficar mantendo aquela temperatura e não vai desgastar o equipamento”.

Qual é a temperatura ideal para dormir com ar

Se você mora em regiões muito quentes, usar o ar-condicionado para dormir é quase uma regra, isso porque com as altas temperaturas, pegar no sono é mais difícil. Mas se você também não quer passar muito frio a noite, a temperatura do ar-condicionado deve estar ajustada entre 20°C e 23°C.

Pode deixar o ar

Saiba que a temperatura máxima do ar-condicionado fica em torno de 28°C, com alguns modelos alcançando até 32°C. Para que trabalhe naquela temperatura, é necessário que o equipamento esteja no modo “heat”, ou seja, no quente ou no aquecimento.

Qual a temperatura do ar

Assim, se você deixar o ar-condicionado mais próximo da temperatura ambiente, entre 22ºC e 24ºC, você diminui o esforço do aparelho e consegue economizar energia.

Toplist

Última postagem

Tag