Qual é a capital do rio de janeiro

O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região Sudeste. A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.

A sigla do Estado é RJ e a população é de aproximadamente 16,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estado tem 92 municípios distribuídos em uma área de 43.777,954 quilômetros quadrados.

Bandeira do Estado do Rio de Janeiro

História

O Estado está entre os primeiros a serem colonizados pelos portugueses, que atracaram na baía da Guanabara em 1.º de janeiro de 1502, em uma expedição exploratória. É por este motivo que foi batizado de Rio de Janeiro.

O processo de colonização começou em 1531, com o desembarque de Martim Afonso de Souza. A expedição dos colonizadores foi impulsionada pelas ameaças de franceses, holandeses e ingleses.

Essas nações participaram tardiamente das grandes navegações e começavam a invadir o território brasileiro.

As constantes invasões motivaram o rei Dom João III a dividir o Brasil em 15 capitanias hereditárias que foram distribuídas a 12 fidalgos.

O território que hoje é ocupado pelo Estado do Rio de Janeiro pertencia à Capitania de São Vicente. A área foi entregue a Martim Afonso de Souza em 1534. Também integrava o território a área de São Tomé, que foi doada a Pero Góis da Silveira em 1536.

A região da baía da Guanabara foi invadida em 1555, por uma expedição de franceses. No local, fundaram a França Antártica, para onde foram enviados 300 colonos calvinistas.

A reação da Coroa portuguesa contra a invasões francesas começa em 1565. O processo ocorre com a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1.º de março, sob o comando de Estácio de Sá. Esta foi a segunda cidade fundada no Brasil.

Sucessivas batalhas de portugueses contra franceses e indígenas ocorreram em 1567 e 1568. Em batalhas como essas, a população indígena brasileira foi praticamente dizimada.

Os índios que se aliavam aos portugueses eram recompensados. Esse foi o caso de Arariboia, líder dos temiminós, que recebeu a área hoje ocupada pela cidade de Niterói como recompensa pela luta contra os franceses.

Como estratégia para administrar as investidas dos inimigos europeus, os portugueses dividiram o Brasil em dois governos em 1574. Os governos gerais ficaram sediados em Salvador, na Bahia, e na cidade do Rio de Janeiro.

A partir desse ponto ocorre a ocupação definitiva da região. A reunificação do território ocorre somente em 1578, ficando a capital sediada em Salvador.

Após a chegada da corte portuguesa, em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil e pertencia ao Estado da Guanabara. Essa condição durou até à fundação da capital atual, Brasília (DF), em 21 de abril de 1960.

Com a transferência do Distrito Federal para o Centro-Oeste, a área da atual cidade do Rio de Janeiro tornou-se uma cidade-estado independente. Essa condição durou de 1960 a 1975, quando a cidade do Rio de Janeiro foi unida ao Estado do Rio de Janeiro e tornou-se capital. É essa a organização político-administrativa atual.

Compreenda melhor o assunto lendo os artigos:

  • Capitanias Hereditárias
  • Governo Geral
  • Tomé de Souza
  • Sesmarias

Economia

O Estado do Rio de Janeiro tem a segunda maior economia do Brasil. É responsável por 12,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

A extração de petróleo é a principal fonte de rendimentos do Estado. Em segundo lugar está a indústria de transformação e, por fim, comércio e serviços.

A produção industrial está centrada em ligas de aço, tubos flexíveis, motores automotivos, cosméticos, pneus e polipropileno. Também há indústrias de combustíveis e lubrificantes para aeronaves, óleo diesel, biodiesel, medicamentos e outros.

Principais Cidades

As cidades do estado têm importância turística e econômica conforme a região onde estão instaladas. Na região costeira, que é chamada de Costa do Sol, estão Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Maricá e Saquarema.

Na Região Serrana estão Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Entre elas, Petrópolis tem uma arquitetura especial e foi escolhida para as férias de Verão de Dom Pedro II.

A cidade mais importante é a capital, Rio de Janeiro. O município é destaque histórico, econômico e turístico.

Pontos Turísticos

A cidade do Rio de Janeiro é o principal ponto de atração de visitantes da região e do País.

Além das praias, as mais conhecidas são Copacabana, Leblon e Ipanema, há o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Os locais são visitados por milhares de turistas todos os anos.

Combinada com o leque de belezas naturais, a cidade oferece o equipamento histórico deixado pela permanência da Corte portuguesa no Brasil. Entre eles estão a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal e diversos museus.

Continue a estudar! Leia também:

  • Região Sudeste
  • Estados do Sudeste
  • Cultura do Sudeste
  • Clima da Região Sudeste
  • Economia da Região Sudeste
  • Regiões Brasileiras
  • Estados do Brasil
  • Siglas dos estados brasileiros

Qual è a capital de Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é um estado brasileiro localizado na região Sudeste, tendo como capital o município de mesmo nome. Sua área territorial é de 43.750 km², a quarta menor do território nacional, depois do Distrito Federal, Sergipe e Alagoas.

Qual foi a primeira capital do Rio de Janeiro?

A Música do Dia Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina.

Por que a capital do Rio de Janeiro e o Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é primeiramente mencionado na expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos que no estado chegou em 1502. Ao chegar na baía do Rio de Janeiro (atual Baía da Guanabara), ele achou que se tratava da foz de um rio, por isso denominou a região de Rio de Janeiro.

Toplist

Última postagem

Tag