Qual o papel do professor no ensino da matemática na educação infantil?

1 MINI-CURSOS A (TARDE) EIXO 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL MINI-CURSOS MC01 - MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Andresa Maria Justulin Unesp/ Bauru () Público alvo: Professores da Educação infantil Descrição: Este mini-curso tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas correntes na Educação Infantil e as atitudes em relação à Matemática. Serão sugeridas algumas atividades e apresentados os resultados de alguns trabalhos na área. Palavras-Chave: Educação Infantil, Atitudes, Matemática, Afetividade Financiamento: Secretaria da Educação do Estado (Projeto Bolsa Mestrado) MC02 - O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Dra. Rita Melissa Lepre Faculdade de Ciências/UNESP () Ivo Leonardo Pagani Faculdade de Ciências/UNESP Público alvo: Professores da Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, alunos da graduação. Descrição: O mini-curso pretende abordar a questão da construção do número na criança e o papel do professor da Educação Infantil neste processo, sob a ótica da Psicologia. Palavras-chave: Educação Infantil, Matemática, Psicologia. MC03 - A CONTAGEM, O NÚMERO E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ms:Ana Maria Louzar Brosco de Carvalho ( ) Público Alvo: Professores da Educação Infantil Descrição: Com a inserção dos computadores nas escolas, necessário se faz o repensar de sua utilização. Este mini-curso objetiva trabalhar com a contagem e o número tendo como suporte didático a utilização do computador na educação infantil. Palavras-Chave: Educação Infantil, Matemática, Informática.

2 MC04 - BRINCANDO NA QUADRA E APRENDENDO MATEMÁTICA. Luiza Helena Herrera Rodrigues () Público Alvo: Professores de Educação Infantil. Descrição: Neste mini-curso pretendemos proporcionar ao professor de Educação Infantil, um leque de opções realizadas em quadras e espaços livres da escola, onde o aluno esteja em contato permanente com o grupo, contando, agrupando, quantificando, ordenando, selecionando. Palavras-Chave: Educação Infantil, Matemática, Quadras, Espaços livres. EIXO 2 - EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - CICLOS I E II MC05 - ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS Gilson Caires Marçola Matemoteca: Centro de Estudos de Matemática () Público Alvo: Coordenadores, Professores, Alunos e Profissionais da área de Educação Descrição: Apresentar jogos alternativos visando facilitar a aprendizagem de diversos conteúdos, desenvolvimento de concentração, raciocínio lógico e cálculo mental Palavras-Chave: Jogos, Aprendizagem, Raciocínio, Estratégias MC06 - MATEMÁTICA: DE BRUXA A FADA MADRINHA Luciana Arruda Campos Rodrigues () Maria do Carmo Machado Chaves Ribeiro ( Público-alvo: pedagogos e alunos dos cursos de Pedagogia e de Matemática. Eixo temático: Ensino Fundamental: Ciclos I e II Descrição: O mini-curso tratará das contribuições do jogo como recurso para as aulas de matemática com enfoque na solução de problemas e no papel da comunicação como possibilidade de desenvolver a autonomia intelectual Palavras-Chave: conhecimento, comunicação, jogos matemáticos MC07 - NÚMEROS, OPERAÇÕES, CURIOSIDADES E MISTÉRIOS Prof. Ms. Marcos da Silva Felix UNICERES/São José do Rio Preto-SP () Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental: Ciclos I e II, formadores de professores e futuros professores.

3 Descrição: O presente mini-curso trata-se de uma abordagem sobre o sistema numérico decimal e suas operações básicas de uma forma curiosa, divertida e descontraída, analisando alguns aspectos que passam despercebidos durante a aprendizagem realizada pelos professores nas series iniciais. Palavras-Chave: formação de professores, prática docente, ensino de matemática MC08 - MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Cristiane Henriques Rodrigues Chica Mathema Formação e Pesquisa () Cristiane Akemi Ishihara Mathema Formação e Pesquisa () Público-Alvo: Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental (em formação e em serviço), coordenadores pedagógicos e diretores de escola Descrição: Ao propor o uso de diferentes tecnologias nas aulas de matemática, é importante que os alunos aprendam não apenas como usar a máquina, mas também desenvolvam seu pensamento e construam conhecimentos a partir desse uso. Neste mini-curso pretendemos mostrar como utilizar recursos virtuais para organizar ações didáticas que promovam associações entre o uso do computador e processos de investigação e resolução de problemas em matemática. Palavras-Chave: tecnologia, materiais virtuais, informática, materiais didáticos MC09 METODOLOGIA DE ENSINO DE FRAÇÕES: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA Richael Silva Caetano UNESP Bauru () Público-alvo: Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e professores de Matemática de 5ª a 6ª séries do Ensino Fundamental Descrição: O presente mini-curso visa apresentar aos professores uma proposta metodológica para o ensino de frações sob um enfoque construtivista, em específico, utilizando as contribuições do método psicogenético elaborado pelo educador brasileiro Lauro de Oliveira Lima. Palavras-Chave: Formação de Professores, Metodologia de Ensino de Matemática, Construtivismo, Método Psicogenético MC11 - GEOMETRIA E ARTE Patrícia Cândido Mathema Formação e pesquisa () Público-alvo: Ensino Fundamental: Ciclos I e II Descrição: Esse mini-curso se propõe contribuir para a flexibilização dos limites entre disciplinas, ao mesmo tempo, que permite o estabelecimento de conexões entre diversas idéias e conceitos da geometria com situações da realidade. Palavras-Chave: Geometria, Arte, nutrição estética.

4 MC28 - ÁREA E PERÍMETRO DE POLÍGONOS SEM FÓRMULAS Ruth Ribas Itacarambi CAEM-IME/USP () Público alvo: professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Descrição: O mini-curso tem como intenção trabalhar as noções de área e perímetro nos polígonos tendo como referencial os objetivos propostos pelos PCNs (1998) para o 1º ciclo do Ensino Fundamental. O trabalho se desenvolverá a partir da resolução de problemas e de materiais escolhidos visando à construção de um modelo mental que dê significado às noções de área e perímetro para os alunos dos anos iniciais de escolaridade. Palavras-Chave: perímetro-área; medição-comparação; formação de professores; situaçõesproblema EIXO 3 - EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - CICLOS III E IV MC34 - ALTO ASTRAL EM JOGO AS POTENCIALIDADES DO RUMMIKUB NA EXPLORAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS E PROBLEMAS DE CONTAGEM Conceição Aparecida Cruz Longo MARTINS - GdS UNICAMP () Fatima de Carvalho Osorio de SOUZA - GdS UNICAMP () Público-alvo: Professores e estudantes de licenciatura Descrição: Temos como objetivo apresentar o jogo RUMMIKUB e mostrar as suas implicações psicológicas e educacionais, conceitos de números inteiros, suas operações, seqüências numéricas e problemas de contagem. Palavras-Chave: Rummikub, números inteiros, jogo. MC10 - BLOGs: UM UNIVERSO DE POSSIBILIDADES Maria Ângela de Oliveira Oliveira. Colégio Uirapuru Sorocaba/SP () Público-Alvo: Professores da rede de ensino e alunos de licenciatura Descrição: Pretende-se com esse mini-curso fornecer subsídios práticos sobre a importância das novas tecnologias na educação, destacando os blogs como recurso pedagógico na educação matemática. Palavras-Chave: Internet, blog, criatividade, interatividade, matemática. MC12 - MATEMÁTICA E ARTE: QUANDO A TEORIA ABRE ESPAÇO PARA A CRIATIVIDADE Marco Antonio Escher UNESP/ Rio Claro () Público-Alvo: alunos de graduação em Matemática e professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio

5 Descrição: A proposta é a discussão de conceitos geométricos e algébricos pertencentes a formação matemática escolar, com a utilização de espelhos e Caleidoscópios, permitindo materializar diante de si padrões de pavimentação do plano e realçar propriedades das figuras geométricas simetria, produzindo discussões matemáticas que normalmente não são feitas na sala-de-aula, abrindo espaço a criatividade. Palavras-Chave: Geometria, Simetria, Caleidoscópios, Mosaicos, Polígonos. OBS: Os participantes deste mini-curso deverão levar o seguinte material: tesoura MC13- O ESTUDO DA SECÇÃO ÁUREA: A MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA NA ARTE Ms. Ana Sheila do Couto Trindade Moraco FIJ - Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, São Paulo (); Dra. Selma Rosana Santiago Manechine FIJ Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, São Paulo () Dr. Nelson Antonio Pirola UNESP Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo () Dra. Ana Maria de Andrade Caldeira - UNESP Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo () Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental e Médio e alunos da Licenciatura em Matemática Descrição: O Mini-Curso (Ensino Fundamental Ciclo IV) pretende desenvolver a partir do retângulo áureo atividades mostrando que a Matemática esta relacionada com várias áreas cientifica marcando presença na arte e na história da humanidade Palavras-Chave: Matemática, Ensino e Aprendizagem, Geometria, Educação Básica. OBS: Os participantes deste mini-curso deverão levar os seguintes materiais: compasso e régua; lápis preto e borracha; uma caixa de lápis de cor; tesoura. MC14- ATIVIDADES EM REDES DE PONTOS: UM INSTRUMENTO SIMPLES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Iara Suzana Tiggemann IMES/FAFICA() Karine Bobadilha Couto IMES/FAFICA () Maria Christina B. de Marques IMES/FAFICA () Ruy Madsen Barbosa () Sirlei Tauber de A. Cabrera IMES/FAFICA () Público- Alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental Descrição: Apresentação e desenvolvimento de atividades criadas, inicialmente, para Geoplanos de rede quadrangular e isométrica, mas que são sugeridas para redes de pontos impressas em papel. As atividades objetivam a introdução e/ou e fixação dos conceitos de medida linear e de superfície, de simetria e de rotação, a resolução de problemas de contagem e a descoberta de padrões. Plavras-Chave: rede de pontos, comprimento, área, recobrimento, caminho.

6 Financiamento: o grupo não conta com financiamento MC15 - ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA SALA DE AULA INCLUSIVA Eliana Marques Zanata Faculdade de Ciências/UNESP () Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Faculdade de Ciências/UNESP () Público alvo: Professores da Educação Básica Descrição: Este mini curso tem por objetivos apresentar possibilidades de estratégias educacionais voltadas para o ensino de alunos com deficiências que freqüentam classes comuns do ensino regular. Aborda questões referentes à relação professor aluno, ênfase nos canais sensoriais preservados, atividades práticas, exemplos de trabalhos práticos em grupos e/ou em duplas. Palavras-Chave: Educação Inclusiva MC16 - ENSINANDO PROBABILIDADE ATRAVÉS DE JOGOS Renata Fernandes MADRUGA PUC-Campinas () Clayde Regina MENDES PUC-Campinas () Camila TORINO PUC-Campinas () Raphael Zen COVOLAM PUC-Campinas () Público-Alvo: Docentes do Ensino Fundamental Ciclos III e IV e Docentes do Ensino Médio Descrição: Apresentar aos professores de Ensino Fundamental alguns exemplos de seqüências didáticas para que os conteúdos de Probabilidade e Estatística possam ser inseridos e trabalhados nas aulas de Matemática. Palavras-chave: Seqüências Didáticas, Formação de Professores de Matemática, Pensamento Estatístico. Financiamento: PUC-Campinas EIXO 4 - ENSINO MÉDIO MC17- APLICAÇÕES DA GEOMETRIA PROJETIVA NO ENSINO MÉDIO Raquel Polizeli UEM () Valdeni Soliani Franco UEM () Público alvo: Professores da Educação Básica e acadêmicos de Licenciatura Descrição: O mini-curso começa com um pequeno resgate histórico da Geometria Projetiva, com o surgimento da perspectiva no renascimento até a construção da Geometria Projetiva formal. Na seqüência, utilizando alguns dos principais resultados dessa geometria, trabalha-se com algumas situações problemas. Palavras-Chave: perspectiva; geometria projetiva; GeoGebra.

7 MC18- SOFTWARE GEOGEBRA AUXILIANDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Rodrigo Rosalis da Silva UFSCar Público alvo: Professores e futuros professores. Descrição: Informática aplicada ao ensino da matemática. A tecnologia auxiliando na educação. Mini-curso, apresentando o software matemático GeoGebra em nível iniciante, atividades e como operar o programa e aplicá-lo em sala de aula. Palavras-Chave: GeoGebra, tecnologia, ensino, matemática. MC19- EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA E MATEMÁTICA Sílvio César Otero GARCIA USP/São Carlos () Público Alvo: Professores e Licenciandos Descrição: O presente mini-curso pretende trabalhar com alguns conteúdos de Matemática do Ensino Médio através da temática tributária. Palavras-Chave: Educação Tributária, Interdisciplinaridade, Matemática Financeira. MC20 - CONGRUENCIA DE TRIÂNGULOS POR MEIO DA SIMETRIA Maria Silvia Braga RIOS - UNIBAN () Denise MEDINA- GHEMAT () Manhucia Perelberg LIBERMAN - GHEMAT () Público-Alvo: Alunos da graduação e professores do ensino fundamental Descrição: Este mini-curso se propõe a fornecer mais um instrumento, de modo a facilitar a prática docente referente a geometria, especificamente congruência de triângulos por meio da simetria utilizando o software livre Geogebra, de forma interativa e dinâmica. Palavras-chave: Congruência de triângulos, geometria dinâmica, simetria. MC21 - TRABALHANDO COM NOÇÕES DE PROBABILIDADE: UMA PROPOSTA COM SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS Camila TORINO PUC Campinas () Clayde Regina MENDES PUC Campinas () Raphael Zen COVOLAM PUC Campinas () Renata Fernandes MADRUGA () Público-Alvo: Professores do Ensino Fundamental ciclos III e IV e do Ensino Médio

8 Descrição: Apresentar aos professores de Ensino Fundamental e Médio alguns exemplos de seqüências didáticas para que os conteúdos de análise combinatória e probabilidade possam ser trabalhados de forma intuitiva Palavras-chave: Raciocínio Combinatório e Probabilístico, Formação de Professores de Matemática, Habilidades Cognitivas. Financiamento: PUC-Campinas EIXO 5 - ENSINO SUPERIOR MC22 - ABORDAGEM GRÁFICA DE DIFERENTES FAMÍLIAS DE FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM O SOFTWARE GEOGEBRA Prof a. Andriceli Backes RICHIT Unesp/Rio Claro () Prof a. Juliana França VIOL Unesp/ Rio Claro () Prof a. Ms. Adriana RICHIT Unesp/ Rio Claro () Público-Alvo: Ensino Médio e Ensino Superior. Descrição: Esse minicurso consiste em uma proposta pedagógica para a abordagem do conceito de função, realizada em Laboratório de Informática com o software Geogebra, que pauta-se na implementação e investigação de representações gráficas de diferentes funções. Palavras-Chave: Software Livre. Funções. Representação Gráfica de Funções. Educação Matemática. Agência Financiadora: Capes, CNPq e CNPq, respectivamente. MC23 - HISTÓRIA E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EUCLIDES DE ALEXANDRIA Alexandre Augusto Ferraz Unesp () Público-Alvo: Graduandos do curso de Licenciatura em Matemática e/ou professores de matemática do ensino básico. Descrição: O mini-curso tratará de informações pertinentes à História e Filosofia da Matemática através de um célebre matemático grego, Euclides de Alexandria. Além das questões históricas, falaremos de alguns feitos na matemática grega, veremos algumas demonstrações, falaremos sobre as obras do matemático, enfatizando Os Elementos através de análise e para findar, um pensar filosófico sobre o autor e seus trabalhos, bem como a importância da História da Matemática no ensino da Matemática. MC45- CONSTRUINDO SABERES MATEMÁTICOS POR MEIO DE INVESTIGAÇÕES MEDIADAS PELO USO DE SOFTWARES Dra. Rosa Monteiro Paulo. UNICSUL/SP () Dra. Norma Suely Allevato UNICSUL/SP ()

9 Público-Alvo: Ensino Médio e Superior Descrição: Pretende-se, no mini curso, discutir as possibilidades de construção do conhecimento de função em sala de aula do ensino médio e de cursos de formação de professores de matemática. Para tanto serão valorizadas as múltiplas formas de expressão do compreendido, a partir de problemas geradores de investigação, utilizando um software gráfico. Palavras-Chave: Conhecimento Matemático, Investigação, Funções, Software Gráfico. MINI-CURSO B (MANHÃ) EIXO 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL MC24 - OS JOGOS NA MATEMÁTICA: AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Profa. Ms. Janete Marmontel Mariani () Público Alvo: Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Descrição: Propor a utilização de jogos no ensino de vários conceitos matemáticos, buscando superar a prática espontaneísta que tem dirigido a utilização dos jogos nesta área de ensino instrumentalizando a ação docente através do delineamento das possibilidades metodológicas que o jogo de mesa pode oferecer. Palavras-Chave: Matemática, Jogos de mesa MC25 OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO CICLO I DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Célia Regina Pampani Borgo UNIP/Bauru () Público Alvo: Professores da Educação Infantil e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Descrição: Por meio de uma retrospectiva histórica sobre o jogo, será ressaltada a importância do lúdico na educação escolar e como esta atividade pode ser utilizada na área da matemática, visando colaborar com o desenvolvimento global da criança. Palavras-Chave: Jogos, Matemática, desenvolvimento MC26 ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ms. Hugo Leandro do Nascimento () Andréia Ap. da Silva Brito Nascimento () Público Alvo: Professores do ciclo I e Educação Infantil Descrição: O tema aborda os conceitos referentes a espaço e forma visando trabalhar as relações e representações de espaços que as crianças desenvolvem desde muito pequenas, seja pela exploração sensorial dos objetos ou das ações e deslocamentos que realizam no meio em que vivem.

10 Palavras-Chave: Educação Infantil, Espaço e Forma, Geometria. EIXO 2 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL CICLOS I E II MC27- UM ESTUDO DA ISOMETRIA NO PLANO: A RELAÇÃO INSTRUMENTO/ ESPACIALIDADE Dra. Selma Rosana Santiago Manechine FIJ Faculdades Integradas de Jaú, São Paulo () Ms. Ana Sheila do Couto Trindade Morraco FIJ Faculdades Integradas de Jaú, São Paulo () Dr. Nelson Antonio Pirola UNESP Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo () Dra. Ana Maria de Andrade Caldeira - UNESP Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo () Público Alvo: Participantes interessados no Ensino Fundamental de Matemática Descrição: O presente mini-curso tem como objetivo desenvolver ações didático-metodológicas para o Ensino Fundamental (ciclo I e II) buscando através dos conceitos de Isometria no plano e proporção relacionar instrumento e espacialidade. Palavras-Chave: Matemática, Ensino e Aprendizagem, Geometria, Educação Básica OBS: Os participantes deste mini-curso deverão levar os seguintes materiais: régua; lápis preto e borracha; uma caixa de lápis de cor; tesoura. MC29 - PORQUE QUEM NÃO FOI À ESCOLA CALCULA MELHOR? Ângela Cristina Trainotti Amaro. Assistente Pedagógica (AP) da disciplina Teoria Pedagógica e Produção de Conhecimentos em Matemática do PROESF (Programa Especial de Formação de Professores da UNICAMP). Tutora do Pró-Letramento Matemática no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, na cidade de Hortolândia. () Rosana Nascimento Silva. Tutora do Pró-Letramento Matemática no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, na cidade de Hortolândia. () Público-alvo: Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental - Ciclo I Descrição: No mini-curso os professores terão oportunidade de revisitar e sistematizar seus conhecimentos em relação à recriação conceitual de números e operações e refletir sobre as vantagens e possibilidades de um trabalho intencional com cálculos mental. Palavras-Chave: cálculo mental, sistema de numeração, operações MC30- ESTUDAR UNIDADES DE MEDIDAS BRINCANDO Carla Cristina Ramos GDs UNICAMP () Edilaine P. O. Campanha - GDs UNICAMP () Magda Vieira da Silva FAJ e GDs UNICAMP ()

11 Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental Descrição: O mini-curso pretende propor alternativas de ensino-aprendizagem do conteúdo de sistemas de medidas, envolvendo desde a história da origem das medidas, sua importância, o sistema métrico padrão e o não padrão; perímetros de figuras planas; medidas de superfície e os cálculos de áreas Palavras-Chave: Ensino, Unidades de medidas, área, perímetro, volume. MC31 - RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO UMA PROPOSTA DE TRABALHO. Profª Me. Luciana Vanessa de Al. Buranello Diretoria de Ensino/Região de Penápolis () Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental ciclo I e II e alunos do curso de graduação de Pedagogia. Descrição: Considerando as diferentes concepções atribuídas à Resolução de Problemas e a necessidade de trabalhar as habilidades para resolver problemas ainda nas séries iniciais do ensino fundamental, o mini-curso busca instigar no professor um novo olhar às estratégias de enfrentamento de problemas convencionais e não-convencionais. Palavras-Chave: Resolução de problemas, matemática, ensino, aprendizagem. OBS: Os participantes deste mini-curso deverão levar os seguintes materiais: jogo de canetinha hidrocor; tesouras, réguas, lápis, caneta e borracha; tubo de cola; rolo de durex. MC32- PIRULITO, PATO, FRAÇÕES E OUTRAS HISTÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Profa. Ms. Raquel Duarte de Souza Rede pública de ensino do Estado de São Paulo () Profa. Luci Fátima Montezuma Rede pública de ensino do Estado de São Paulo e PPGE/UFSCar () Profa. Ana Paula Gestoso de Souza Rede pública de ensino do Estado de São Paulo e PPGE/UFSCar ( Descrição: Esse mini-curso tem como objetivo apresentar, discutir e praticar as potencialidades de situações de ensino e aprendizagem que articulem a língua materna e conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental, Palavras-Chave: Ensino e aprendizagem, literatura infantil, matemática. MC33- PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR PARA O ANO INTRODUTÓRIO (1º ANO CICLO DE 9 ANOS)

12 Valdete Aparecida do Amaral Mine - SME/Atibaia e GdS-FE/Unicamp () Público Alvo: Professores de Ensino Fundamental I, Alunos de graduação. Descrição: Este mini-curso proporcionará elaboração e vivencias de atividades abrangendo os processos mentais para crianças iniciantes ao ensino fundamental e/ou que apresentam dificuldades nas séries iniciais. Palavras-Chave: Ludicidade, Processos mentais, Interdisciplinaridade. EIXO 3 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL CICLOS III E IV MC35 - AS VÁRIAS MÍDIAS PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS Vanessa Cerignoni Benites - ICMC-USP, São Carlos () Guilherme Henrique Pimentel* - ICMC-USP, São Carlos () Descrição: Este mini-curso apresentará diversas atividades contextualizadas e interdisciplinares sobre triângulos, integrando várias mídias como recursos, a fim de tornar a aprendizagem deste conceito mais significativa Palavras-chave: Triângulos, Ensino-aprendizagem, Mídias, Atividade Lúdica Financiamento: * Bolsista do Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-reitoria de Graduação da USP MC36 - INTEGRANDO MÍDIAS PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS Guilherme Andolfatto Libanori* ICMC - USP, São Carlos () Bruno de Moraes Turci ICMC - USP, São Carlos () Público-Alvo: professores de ensino Fundamental e Médio, interessados na inserção de novas tecnologias no ensino e licenciandos de Matemática Descrição: Este mini-curso se propõe a fazer uso de diferentes mídias (jogos, jornal e internet) em atividades para o ensino contextualizado e significativo de Operações com Números Inteiros. Palavras-Chave: Números inteiros, Mídias, Ensino, Matemática. MC37- CÔNICAS: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÕES Rafael Almeida UFSCar () Público Alvo: Professores e graduandos que desejam conhecer uma abordagem diferente das curvas Cônicas.

13 Descrição: O presente trabalho fará uma revisão histórica das cônicas mostrando sua origem e aplicações no mundo antigo, moderno e contemporâneo. O mini-curso termina com três maneiras distintas de se construir as principais cônicas (Elipse, parábola e a hipérbole). Palavras-chave: Cônicas, Aplicações, Metodologia. EIXO 4 - ENSINO MÉDIO MC38- FOGO, TERRA, ÁGUA, AR E COSMOS: A MITOLOGIA E A MATEMÁTICA DE PLATÃO Reginaldo Fernando Carneiro PPGE/UFSCar e Rede Municipal de Ensino () Edgar Heliodoro Vendrameli Dias DME/UFSCar () Público-Alvo: Professores e licenciandos. Descrição: nesse mini-curso os participantes irão construir os poliedros regulares com diversos materiais como varetas, canudos e papel cartão e, serão apresentadas algumas sugestões de como podem ser abordados diversos conteúdos matemáticos. Palavras-Chave: ensino de Matemática, poliedros regulares, geometria espacial. MC39 - REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES Paulo César Oliveira Academia de Ensino Superior-Sorocaba/SP () Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação e professores da educação básica. Descrição: O mini-curso visa partilhar a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval com o objetivo de propor uma alternativa de avaliação da aprendizagem de função, com vistas à perspectiva conceitual. Palavras-Chave: representação semiótica, função, máximos e mínimos. MC40 - A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Érica Valeria Alves Universidade Federal de Alfenas () Eixo-temático: Resolução de problemas e investigação matemática Descrição: O presente mini-curso tem por objetivo promover uma reflexão sobre os processos de solução de problemas e apresentar algumas possibilidades metodológicas de recurso à solução de problemas no ensino de Matemática. Palavras-chave: Solução de problemas, ensino de Matemática, estratégias de ensino.

14 MC41 - ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO O GEOGEBRA Guilherme Henrique Gomes da Silva Unesp Rio Claro () Luciano Feliciano de Lima Unesp Rio Claro () Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental e Médio, Alunos de licenciatura em Matemática. Descrição: Este mini-curso apresenta uma proposta de investigação com a utilização do software Geogebra. Nele serão desenvolvidas atividades sobre tópicos de geometria e funções a fim de possibilitar reflexões sobre o uso de TIC em sala de aula. Palavras-Chave: Geogebra; Investigações Matemáticas, Tecnologias da Informação e Comunicação. Financiamento: CNPq MC42- CONSTRUINDO CICLO TRIGONOMÉTRICO NO CABRI II Carla Cristina Ramos Unip Jundiaí ( ) Edilaine Paula de O.Campanha Unip Jundiaí ( ) Márcia Pinto Simione Unip Jundiaí () Público Alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio Descrição: Esta oficina objetiva possibilitar aos participantes adquirir o conhecimento de conceitos teóricos trigonométricos numa perspectiva inovadora, prática e concreta, utilizando uma ferramenta tecnológica, o Cabri II. Palavras chaves: Cabri II, Trigonometria, Ferramenta tecnológica, aula-motivadora MC43 - OFICINA ESTATÍSTICA PARA TODOS Marcelo Marcos Bueno Moreno - Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba/SP () Lisbeth Kaiserlian Cordani Instituto Mauá de Tecnlogia () Público-Alvo: Alunos de licenciatura e professores do Ensino Médio Descrição: discutiremos ensino de estatística, dando ênfase a incerteza, ao erro e a variabilidade presente em fenômenos físicos e sociais. Para isso realizaremos duas atividades que promovem a reflexão e o entendimento sobre medidas de variabilidade. Palavras-chave: ensino de estatística, variabilidade, erro, incerteza. MC44 - ESTATÍSTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA COM SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS Raphael Zen COVOLAM PUC Campinas ()

15 Clayde Regina MENDES PUC Campinas Camila TORINO PUC Campinas Renata Fernandes MADRUGA Público-Alvo: Docentes do Ensino Médio Descrição: Apresentar aos professores de Ensino Médio alguns exemplos de seqüências didáticas para que os conteúdos de Estatística possam ser inseridos nas aulas de Matemática e trabalhados de forma interdisciplinar Palavras-chave: Seqüências didáticas, Formação de professores de Matemática, Pensamento estatístico. Financiamento: PUC-Campinas

Qual o papel da matemática na educação infantil?

O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é de que seja ampliada as suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados, construindo assim a própria autonomia da criança.

Como o professor pode contribuir para o desenvolvimento matemático das crianças?

Nesse contexto, o professor possui uma função importante que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes ideias matemáticas, mas a matemática não são apenas numerais, adicionar ou subtrair o importante é trabalhar a matemática de modo que não sejam apenas ideias numéricas, mas também ...

Qual o papel do professor durante uma aula de matemática?

Nesse novo contexto, a função do professor de matemática não é mais a de simplesmente transmitir um conhecimento pronto e acabado. Cabe-lhe organizar situações de aprendizagem desafiadoras que envolvam afetiva e intelectualmente os educandos na (re)construção dos conceitos matemáticos.

O que e ensinar matemática na educação infantil?

10 atividades de matemática para crianças.
Desenho e colagem. Trabalhar com espaço e forma ajuda a criança a identificar objetos, figuras e contornos. ... .
Quebra-Cabeça. ... .
Blocos de Construção. ... .
Jogos de tabuleiro. ... .
No mercado e na organização do lar. ... .
No computador ou celular. ... .
Gerenciando a mesada. ... .
Cozinhar..

Toplist

Última postagem

Tag