Qual região tem o melhor saneamento básico?

Estudo do Instituto Trata Brasil avalia os indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios do Brasil. Cidades de São Paulo, Paraná e Minas Gerais ocupam as primeiras posições, enquanto que cidades do Rio de Janeiro e de estados das regiões Norte e Nordeste estão entre as últimas.

Entre as 100 cidades, há três da região, Osasco (45ª), Carapicuíba (52ª) e Taboão da Serra (38ª), além da Capital (4ª). Cotia não consta na lista dos 100 por não ter alcançado o número de habitantes necessário.

Mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada em todo o país. Além disso, 100 milhões não têm coleta de esgoto. Ao mesmo tempo, apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil — o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza todos os dias.

Estes são apenas alguns dos destaques do atual cenário do saneamento básico no Brasil, segundo um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta terça-feira (22) para celebrar o Dia Mundial da Água. O documento considera os dados mais recentes do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, referentes ao ano de 2020.

Para entender melhor a situação do país, o estudo analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira.

A presidente-executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, destaca que a melhora da maioria dos indicadores é positiva, mas o ritmo é abaixo do esperado. “A tendência de melhora é baixa. Nós vemos um ganho de 0,9, 1,2 e 1,9 ponto percentual nos indicadores, o que ainda é muito pouco para a realidade que nós temos no país”, diz.

Segundo ela, umas das principais correlações que o estudo estabelece é que, quanto mais investimentos são feitos no setor do saneamento, melhores são os serviços e os indicadores. Isso pode parecer óbvio, mas, na prática, significa que as cidades com indicadores péssimo e com grande necessidade de investimento gastam muito menos do que as cidades com bons indicadores e com serviços melhores.

Por isso, de forma geral, as melhores cidades seguem melhorando e permanecendo no grupo das melhores, enquanto as piores seguem estagnadas nas últimas posições.

As 10 melhores cidades: Santos, Uberlândia (MG), São José dos Pinhais (PR), São Paulo, Franca, Limeira, Piracicaba, Cascavel (PR), São José do Rio Preto, Maringá (PR).

As 10 piores cidades: Macapá (AP), Porto Velho (RO), Santarém (PA), Rio Branco (AC), Belém (PA), Ananindeua (PA), São Gonçalo (RJ), Várzea Grande (MT), Gravataí (RS), Maceió (AL).

Do G1

Instituto Trata Brasil e GO Associados divulgam o novo Ranking do Saneamento com discrepância nos indicadores entre as 100 maiores cidades brasileiras

Para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto Trata Brasil, em parceria
com GO Associados, publica a 14ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios brasileiros. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos cem maiores municípios brasileiros com base em população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país. A ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem uma dificuldade com o tratamento do esgoto, do qual somente 50% do volume gerado são tratados – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente. Outro ponto abordado é sobre os investimentos feitos em 2020, que atingiram R$ 13,7 bilhões, valor insuficiente para que seja cumprido as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Lei Federal 14.026/2020.

Os melhores x os piores municípios dentre os 100 maiores do país

Ao analisar as 20 melhores cidades contra as 20 piores cidades, observamos que há diferenças nos indicadores de acesso: enquanto 99,07% da população das 20 melhores tem acesso à redes de água potável, 82,52% da população dos 20 piores municípios têm o serviço. A porcentagem da população com rede de coleta de esgoto é ainda mais discrepante: 95,52% da população nos 20 melhores municípios tem
os serviços; e somente 31,78% da população nos 20 piores municípios são abastecidos com a coleta do esgoto, como é possível ver no quadro abaixo.

Quem são os 20 melhores e 20 piores municípios?
Historicamente, o que se observa nos Rankings publicados pelo Instituto Trata Brasil são uma predominância de municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupando as primeiras posições. Por outro lado, entre os 20 piores municípios sempre estão municípios da região Norte, alguns do Nordeste e Rio de Janeiro.

A tabela completa com os 100 municípios está disponível no site do Instituto Trata Brasil –
www.tratabrasil.org.br

Com informações da Assessoria de Imprensa Trata Brasil

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE CIDADES

O Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes.

Qual o estado tem a melhor água do Brasil?

O município de Santos lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil. Das 20 melhores cidades na lista, 8 são paulistas, sendo 5 delas atendidas pela Sabesp: Santos (1º), São Paulo (4º), Franca (5º), Suzano (14º) e Taubaté (17º).

Qual é a pior região do Brasil em saneamento básico?

Recife e Jaboatão estão entre as piores cidades do Brasil em oferta de saneamento. Por Adriana Guarda, do JC Online — O Instituto Trata Brasil divulgou nesta terça-feira (22), o ranking do serviço de saneamento básico das 100 maiores cidades brasileiras.

Qual cidade tem a melhor água do Brasil?

São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tem o melhor indicador de água potável no estado, com 100% da população com acesso ao recurso.

Qual a região do país que apresenta a maior estrutura de saneamento básico?

Dos 98 municípios brasileiros que receberam a maior pontuação em relação a qualidade do saneamento básico, nenhum está no Norte ou no Nordeste. A maioria está na região Sudeste, que tem 85% dos municípios classificados como no rumo à universalização do saneamento.

Toplist

Última postagem

Tag