Quando o corpo começa a mudar na gravidez

As mudanças na gravidez são muitas. Mas muitas mulheres que engravidam pela primeira vez não conhecem o que vai acontecer com o seu corpo durante esse período.

Mudanças no útero durante a gravidez: como ele cresce?

O tamanho do seu útero pode ajudar a mostrar há quanto tempo você está grávida. O útero se encaixa dentro da pelve até a semana 12. Na semana 36, ​​a parte superior do útero está sob sua caixa torácica.

Mudanças do Primeiro Trimestre da gravidez

A primeira mudança é o atraso da menstruação pela interrupção dos ciclos. Além disso, seus seios podem ficar maiores e mais sensíveis. Os mamilos podem ficar mais salientes. É normal dar vontade de fazer xixi com mais frequência e os enjoos já podem aparecer. É nessa fase que começam os desejos por alguns alimentos. Muitas grávidas podem ter azia, indigestão, sensação de inchaço e gases. É comum a alteração do peso e a constipação (intestino preso).

Confira o e-book gratuito com 7 dicas para um parto dos sonhos.

Mudanças do Segundo Trimestre

As mudanças continuam no segundo trimestre da gravidez. O apetite aumenta, mas a náusea e a fadiga podem diminuir. Além disso, o abdômen cresce a medida que o útero aumenta da tamanho. No final deste trimestre, a parte superior do útero estará perto do tórax. É possível sentir os movimentos do bebê. A pele do abdômen pode parecer mais tensa e aparecer alguma coceira. Além disso, é comum aparecerem estrias. Seu abdômen pode doer de um lado ou do outro enquanto os ligamentos que sustentam o útero são alongados. Ás vezes aparecem manchas  a pele, incluindo o rosto. É normal escurecerem as aréolas, que é a pele mais escura ao redor dos mamilos. Além disso, os pés e tornozelos podem inchar.

As mudanças continuam no terceiro trimestre e algumas se intensificam

Mudanças do Terceiro Trimestre

Nesta última fase, você pode sentir os movimentos do feto com mais força e as vezes pode sentir falta de ar. A vontade de urinar aumenta a frequência, pois aumenta a pressão sobre a bexiga. O colostro – um pré-leite amarelo e aquoso – pode sair pelos mamilos. É normal o umbigo ficar saliente. Além disso, você pode ter contrações (aperto ou dor abdominal), o que pode sinalizar trabalho falso ou real. Confira outros textos sobre as mudanças na gravidez disponíveis abaixo.

Leia mais:

  • Como lidar com a fadiga e o cansaço durante a gravidez?
  • Quais são as alterações de pele na gravidez?
  • Enjoo na gravidez

Vídeos recomendados:

Uma das melhores experiências pelas quais se pode passar enquanto mulher é engravidar, embora certamente existem muitas dúvidas e preocupações a seu respeito. A duração aproximada da gravidez é de 40 semanas e cada gestação é única e repleta de mudanças, de testes com especialistas e, acima de tudo, de muita expectativa.

Portanto, se estiver gestante agora ou pretende ser mãe em breve, explicaremos as mudanças que ocorrem em seu corpo durante a gravidez, semana por semana.

Não existem duas gestações idênticas. Mesmo que já tenha engravidado antes, você poderá notar desconfortos diferentes durante a gravidez. Estar informada sobre as mudanças que o seu corpo pode passar semana a semana lhe ajudará a ficar mais tranquila.

Os momentos mais importantes da sua gravidez

Durante a gravidez, as alterações hormonais afetam praticamente todo o corpo. Isso pode gerar sintomas já nas primeiras semanas.

Mudanças no primeiro trimestre da gravidez (semana da 1ª a 12ª)

  • Semana 4: A partir dessa semana, é possível realizar testes de gravidez de maneira confiável para saber se você realmente está grávida. Caso dê positivo, parabéns! Você será mamãe. Essas primeiras semanas podem não ser as melhores, já que você pode se sentir cansada e com algum mal-estar;
  • Semana 6: Uma das semanas mais importantes, já que você começará a notar alguns dos sintomas mais comuns da gravidez como o inchaço e o aumento da sensibilidade dos seios, a necessidade mais frequente de ir ao banheiro ou sentir dores de estômago com ou sem vômito (como enjoo matinal);
  • Semana 10: Você tem dois meses de gravidez nas costas e possivelmente já fica se perguntando se seu bebê nascerá saudável. De agora em diante, já é possível detectar se o bebê desenvolverá alguma condição genética, como a síndrome de Down. Ainda que seja cedo para testes tradicionais como a amniocentese, pode-se recorrer a um teste pré-natal não-invasivo, como o teste NACE da Igenomix, que permite detectar síndromes genéticas com apenas uma amostra de sangue materno;
  • Semana 12: Nesse momento, seu corpo experimenta um aumento do volume sanguíneo. Os hormônios também podem fazer com que a acne apareça, mas apenas temporariamente, e as náuseas começam a diminuir, ainda que possa começar a ocorrer problemas de constipação. A partir dessa semana, você está pronta para se despedir do primeiro trimestre;

Mudanças no segundo trimestre da gravidez (semanas: 13ª a 28ª)

  • Semana 16: O bebê começa a mudar rapidamente. A partir dessa semana, você começará a se sentir muito melhor e terá ainda mais energia. Há mães que podem começar a sentir o bebê mexer na barriga;
  • Semana 20: Você já está na metade da gravidez! Talvez suas gengivas possam sangrar, porque elas estarão mais sensíveis. Sua respiração se aprofundará e sua frequência cardíaca acelerará. Nestas semanas é muito comum sentir sono e cansaço.
  • Semana 26: A pele da barriga começa a esticar. É possível que você comece a sentir coceira, pois seu bebê está ganhando peso e seus ossos estão endurecendo. Isso pode acarretar dores nas costas e dor pélvica. Nesse período o aparecimento de estrias e de pés inchados é muito frequente. O bebê já começa a ouvir algumas coisas dentro do útero!

Mudanças no terceiro trimestre da gravidez (semanas 29ª a 40ª)

  • Semana 31: No início do terceiro trimestre é comum que surjam hemorroidas. Você notará os seios sensíveis, que podem vazar uma substância aquosa eliminada antes de seu leite ser produzido, chamado de colostro.
  • Semana 32: Os ossos do seu bebê estão completamente formados, mas ainda são macios. No entanto, você já pode começar a sentir pontapés. Durante esse período, seu umbigo pode se projetar para fora, sinal de que já falta menos para que o bebê nasça!
  • Semana 40: À medida que a data do parto se aproxima, o bebê pode se posicionar de cabeça para baixo. As contrações aparecem, pois agora falta pouco para dar à luz. Você também sentirá mais pressão na vagina e o colo do útero ficará dilatado. Por essa razão, o melhor a ser feito é descansar. A contagem regressiva da sua gravidez está próxima do fim e, muito em breve, você poderá ver o rostinho do seu bebê.

Muita coisa acontece, né? Assegure que você está sendo acompanha durante todo esse processo e realizando todos os exames do pré-natal completo!

Dra Cristina Carvalho é biomédica e Geneticista

Quem leu este post também se interessou por:

  • Qual é o melhor NIPT para mim?
  • Ácido fólico na gravidez e antes de engravidar
  • O que é Síndrome genética?

Quando o corpo da mulher grávida começa a mudar?

2º mês. Neste período, por conta da produção hormonal, o sistema neurológico da mãe passa por alterações. Por isso muitas mulheres reclamam de sonolência, aumento das mamas, enjôos e náuseas. A alteração no tamanho do útero provoca uma compressão na bexiga, por isso vão ao banheiro com mais frequência.

O que muda no corpo com 2 semanas de gravidez?

SEMANA 2 – 3º dia Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

O que cresce primeiro na gravidez?

Na parte da barriga, a médica obstetra informa que o primeiro crescimento acontece na região entre o umbigo e o osso do púbis.

Como fica o corpo nas primeiras semanas de gravidez?

Além da cólica abdominal, a mulher também pode notar que a barriga está um pouco mais inchada que o normal. Isso não acontece devido ao feto, que ainda está numa fase embrionária microscópica, mas sim devido à ação dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo o aparelho reprodutor feminino.

Toplist

Última postagem

Tag