São José do Rio Preto fica em qual região

Visão Geral:

São José do Vale do Rio Preto pertence à Região Serrana, que também abrange os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.

O município tem um único distrito-sede, ocupando uma área total 2 de 220,4 quilômetros quadrados, correspondentes a 3,2% da área da Região Serrana. Os limites municipais, no sentido horário, são: Três Rios, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Petrópolis.

O principal acesso a São José é feito pela BR-116, para Teresópolis, ao sul, e Sapucaia, ao norte. A RJ-134 o liga a Areal e Petrópolis, a oeste, conectando com a BR-040, a Rio-Juiz de Fora.

Aspectos demográficos:

Em 2010, de acordo com o censo 3, São José do Vale do Rio Preto tinha uma população de 20.251 habitantes, correspondente a 2,5% do contingente da Região Serrana, com uma proporção de 100,4 homens para cada 100 mulheres. A densidade demográfica era de 91,8 habitantes por km², contra 116 habitantes por km² de sua região. A taxa de urbanização correspondia a 44% da população. Em comparação com a década anterior, a população do município aumentou 5%, o 67º maior crescimento no estado.

 A população rural representa 53,52% (cinquenta e três vírgula cinquenta e dois por cento) da população do Município, segundo dados do IBGE-1991.

 De acordo com o mapa do macrozoneamento de São José do Vale do Rio Preto, podemos verificar que a região está dividida em quatro macrozonas:

Suas principais áreas de preservação ambiental, oficialmente existentes, estão localizadas  na parte Sul do Município.  

Economia:

O Município tem sua economia totalmente voltada para a produção de hortifrutigranjeiros, com privilégio de localizar-se próximo aos grandes centros consumidores, como o Rio de Janeiro e cidades de médio porte da Região Serrana e do Vale do Paraíba.

É o maior produtor hortifrutigranjeiro do Estado do Rio de Janeiro.

Em fruticultura, destaca-se a cultura do caqui, onde o Município se destaca como maior produtor do Estado, e nos últimos anos o município também vem se destacando  na produção de Pocan.

A avicultura é um dos segmentos que mais movimenta a economia local desde a incubação das aves, a criação e engorda e abate. 

Patrimônio material:

Fazenda Belém

É tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac.Toda a mobília da casa-sede é de época, como as cadeiras vindas da Europa, os móveis esculpidos em madeira vinhático, comum na região, as mesas para 14 lugares, um piano Isidoro Bevilacqua Ronisch com castiçais para velas, que está há 118 anos na família proprietária, e um dos primeiros aparelhos de telefone a chegar ao Brasil.A fazenda guarda documentos de avaliação dos 104 escravos que trabalhavam na lavoura de café, além de troncos de sucupira e outros instrumentos de tortura.A propriedade, de 94 alqueires de terra, conta com uma usina de açúcar e com o antigo beneficiamento de café. Na Estrada do Belém. 

Capela Nosso Senhor dos Passos

 A pedra Fundamental da capela foi depositada em 5 de janeiro de 1903, após procissão e benção.Foi inaugurada em 31 de agosto do mesmo ano. De estilo colonial, conta com telas da morte de Jesus Cristo, entre outras pinturas sacras doadas por fiéis. Foi restaurada recentemente, e tem preservado o altar original em madeira.

Igreja Matriz de São José

Erguida em 1808, a matriz em estilo colonial é cercada por casario antigo, pertencente às famílias tradicionais da cidade.Reflexo da importância da religião na época, era na igreja matriz que eram feitos registros de nascimento, casamento, óbitos e escrituras de terras, além de ser através dela que se realizavam escolha de juízes de paz e vereadores, leilões de escravos e registros de testamentos, situação que perdurou até a proclamação da República.Da construção original, tem-se apenas a primeira torre, nos fundos da Igreja, onde se encontrava sua porta principal. Além da torre original mantida, foram construídas duas torres novas, numa série de reformas que datam de 1841. Nos fundos, estava instalado oCemitério da Freguesia, que foi transferido para o alto do morro próximo à igreja. Na Praça João Werneck.

Fazendas Históricas 

No extenso “Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense”, do Inepac, 11 delas estão localizadas em São José do Vale do Rio Preto e guardam parte da história da região: Bela Esperança, Bela Vista, Belém, Bela Ribas, Boa Vista, do Calçado, do Castelo, de Águas Claras, São João do Paquetá, Sossego e Valverde.A Belém, a de Águas Claras e a Bela Esperança tiveram os primeiros telefones do país e são exemplos da nobreza latifundiária, beneficiada pelos ciclos do ouro e do café. A antiga fazenda de Águas Claras é hoje um bairro do município. A Valverde atualmente funciona como hotel. 

Patrimônio imaterial:

Sociedade Musical Lira Santa Cecília – Fundada em 1945, é uma banda que resiste, defendendo a boa música em coretos, festas, procissões e eventos cívicos. 

Lendas:

É preciso ter coragem para passar pelos arredores da fazenda Valverde depois da meia-noite de lua cheia: por lá, ouve-se um arrastar de correntes que os maisvelhos atribuem aos fantasmas de um cemitério de escravos.É também à meia-noite, só que em ponto – nem um minuto a mais nem um a menos – que quem passa pela região de Pedras Brancas sente um vento forte, como se fosse uma mão batendo no rosto, ao topar com a árvore que chora.E é chorando de medo que o povo fica só de pensar em ter que andar pelas matas de Morro Grande, onde um animal desconhecido chamado Mão Pelada ataca quem perturba seu habitat.

Suas principais datas comemorativas são:

 

Carnaval

A escola de samba Unidos de Santa Fé anima a folia. A agremiação carnavalesca surgiu no bairro da Santa Fé e desfila há quase cinco décadas, sem concorrência, nos carnavais da cidade. Além dela, a festa conta com a animação dos blocos.  

Dia 19 de março – Dia de São José

 

Dia 15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Glória

Festa de Agosto – A festa é realizada no dia de Nossa Senhora da Glória. Um dos mais tradicionais eventos de São José do Vale do Rio Preto, conta com barracas de comidas típicas, leilão de gado e venda de artesanato na Praça João Werneck. 

Dia 15 de dezembro – Aniversário da Cidade.

Atualizado em 01/12/2021

Algumas Datas Comemorativas do Município.

  • 06 de setembro – Dia do Sim
  • 19 de março – Dia de São José
  • 15 de dezembro – Criação do Município
  • 15 de agosto – Nossa Senhora da Gloria
  • Dia da Bíblia.
  • Dia do Evangélico.
  • Festa do Milho.
  • Dia 21 de outubro - Dia Municipal de Valorização da Família (LEI Nº 2.136 DE 03 DE JANEIRO DE 2019.)
  • Semana de 22 de março - Semana Municipal de Incentivo ao Uso Sustentável da Água. (LEI Nº 2.135 DE 03 DE JANEIRO DE 2019.)
  • Dia 26 de setembro - Dia do Idoso (LEI Nº 2.122 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018.)
  • 28 de agosto - Dia da Avicultura LEI Nº 2.127 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.
  • “Institui o Dezembro Laranja, e o inclui no Calendário de Eventos do Município e dá outras providencias”. (LEI Nº 2.133 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018.)
  • 04 de outubro Dia - Municipal do Agente Comunitário de Saúde. (LEI Nº 2.052 DE 13 DE ABRIL DE 2017.)
  • 28 de dezembro - semana próxima Dia do Agricultor Familiar (LEI Nº 2.069 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017.)
  • 08 de novembro - Dia do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia (LEI Nº 2.080 DE 16 DE NOVEMBRO DE 2017.)
  • Ultimo domingo de abril - Passeio Ciclístico da Companhia dos Animais (LEI Nº 2.076 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017.)
  • Dia Municipal do Oftalmologista e da Saúde Ocular (LEI Nº 1.974 DE 05 DE ABRIL DE 2016.)
  • 28 de agosto. Dia Municipal da Juventude Cristã (LEI Nº 2.000 DE 14 DE JULHO DE 2016.)
  • 01 de setembro - Dia do Profissional de Educação Física (LEI Nº 2.008 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016.)
  • Dia Municipal do Administrador (LEI Nº 1.880 DE 07 DE JULHO DE 2014.)
  • 26 de julho - Dia Mundial de Combate as Drogas. (LEI Nº 1.793 DE 10 DE SETEMBRO DE 2013.)
  • Semana do dia 5 de junho - Semana de Conscientização sobre o Meio Ambiente (LEI Nº 1.819 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013.)
  • Dia 29 de novembro e semana próxima - Semana de Redução de Riscos de Desastre (LEI Nº 1.827 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013.)
  • Dia 27 de Novembro - Dia de Nossa Senhora das Graças (LEI nº 2.324/21 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2021) 

São José do Rio Preto é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. É uma das 36 cidades que formam a Região Imediata de São José do Rio Preto, a mais populosa das seis Regiões Imediatas que integram a Região Intermediária de São José do Rio Preto. Ao todo, a Região Intermediária é formada por cem cidades, das quais São José do Rio Preto é a mais populosa, sendo a cidade-sede da Região.

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

Localização: Mesorregião São José do Rio Preto Área: 431,963 km²

Distância da Capital: 454 km

Datas[editar | editar código-fonte]

  • 1840 - Chegada dos mineiros na mata virgem;
  • 1845 - Chegada dos primeiros escravos;
  • 1852 - Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José;
  • 19 de março de 1852 - Fundação do município por João Bernardino de Seixas Ribeiro;
  • 21 de março de 1879 - A capela de São José é elevada à Freguesia;
  • 19 de julho de 1894 - São José do Rio Preto é desmembrada de Jaboticabal, transformando-se em Município;
  • 1904 - É criada a comarca de Rio Preto;
  • 1906 - A cidade tem seu nome reduzido para Rio Preto;
  • 1894 - Eleito o primeiro prefeito, Luiz Francisco da Silva.

Antigas Denominações[editar | editar código-fonte]

  • Capela de São José;
  • Rio Preto.

Municípios Circunvizinhos[editar | editar código-fonte]

Localidades[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História[editar | editar código-fonte]

Até por volta de 1840, a área onde está situada a região do município de São José do Rio Preto não passava de mata virgem. Naquele ano, o lugar começou a ser desbravado por mineiros, que ali se fixaram e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos. Segundo relatos de antigos moradores, esses homens saíram da Vila de Nossa Senhora do Carmo dos Tocos, hoje Paraguaçu, no estado de Minas Gerais.

Também, segundo relatos, no ano de 1845, Luiz Antônio da Silveira pisou, pela primeira vez, em solo rio-pretense, trazendo junto com ele cargueiros e escravos, vindo juntamente com seu irmão Antônio Carvalho e Silva e com seu amigo Vicente Ferreira Netto. Abriram veredas mato adentro, desde Bebedouro do Turvo até as proximidades do local onde hoje está a cidade de São José do Rio Preto. Os recursos estavam acabando e a comitiva se deteve naquele local, onde, com o tempo, haviam conquistado terras boas para o cultivo com sobra de água para o gado e um bom lugar para moradias. Com o passar do tempo a pequena povoação ia crescendo.

Em 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, para que o patrimônio desse origem a uma cidade.

A 19 de março de 1852, João Bernardino de Seixas Ribeiro (é o fundador de São José do Rio Preto), que já tinha construído uma casa de sapé nas terras do patrimônio, liderou os moradores das vizinhanças que ergueram um cruzeiro de madeira e edificaram uma pequena capela para as funções religiosas.

No dia 21 de março de 1879, quando fazia parte do município de Jaboticabal, a capela de São José é elevada à Freguesia.Em 19 de julho de 1894, São José do Rio Preto é desmembrada de Jaboticabal, transformando-se em Município. Era um imenso território, limitando-se nos rios Paraná, Grande, Tietê e Turvo, com mais de 26 mil km² de superfície. Neste mesmo ano, foi nomeado o primeiro intendente.

Em 1904 é criada a comarca de Rio Preto. A partir de 1906 a cidade tem seu nome reduzido para Rio Preto. Somente em 1945 retoma o nome original de São José do Rio Preto. Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), em 1912, a cidade assume o seu destino de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido "Sertão de Avanhandava" e de irradiação de materiais vindos da capital.
Foram três os líderes que se destacaram na criação do município: Pedro do Amaral Campos, João Bernardino de Seixas Ribeiro e Adolfo Guimarães Correia.

A origem do nome do município vem da junção do padroeiro da cidade, São José e do rio que corta o município, o Rio Preto.O primeiro prefeito, Luiz Francisco da Silva, à época Intendente, foi nomeado em 1894.

Quando emancipada, a cidade era composta de seis distritos: Tanabi, Ibirá, Avanhandava, Itapirema, Itapura, Vila Adolpho e a Sede. Porém, após diversas mudanças, restam hoje apenas três distritos, sendo eles: Engenheiro Schmitt, Talhado e a sede. A última alteração foi feita a partir da lei estadual em de 30 de dezembro de 1993, que desmembrou de São José do Rio Preto o distrito de Ipiguá, elevado à categoria de município.

Famílias Tradicionais[editar | editar código-fonte]

Família Andaló- Antonio Andaló era natural de Imola, província de Bolonha, Itália. Nascido em 19 de janeiro de 1879, casou-se com Carolina Buzzini Andaló, natural de São Carlos, nascida em 6 de janeiro de 1888. Vieram para Rio Preto em 1912. Antonio foi açougueiro e proprietário de um bar na rua Voluntários de São Paulo, anexo ao Rio Preto Hotel, próximo às escadarias que conduziam à Praça da Estação e ao ponto dos ônibus intermunicipais. O casal teve oito filhos: Mário, Orlando, Alberto (prefeito de Rio Preto), Yolanda, Júlio, Livio, Alfredo e Pedro.

Família Hortenzi- João e Clara Hortenzi vieram da Itália em 1888. Estabeleceram-se em cidades de Minas Gerais como agricultores. Vieram para Rio Preto em 1912, onde exerceram diversas profissões, como construtor e marceneiro. Tiveram 14 filhos, mas apenas seis chegaram à idade adulta:

  • Guerino, casado com Maria Lopes, professora, não tiveram filhos;
  • Nila, casada com Idalo Gianotti, funcionário dos Correios, seis filhos:
  • Elvira, casada com Walter Almeida Rodrigues, do Cartório de 2º Ofício;
  • Alberto, casado com Carmem Martins, alfaiate;
  • Tenor Natali, casado com Elvira Carmem, funcionário público federal;
  • Nilce, professora, casada com Mauro Esposte, funcionários públicos.

Família Tedeschi (clã)- Celestino Tedeschi, filho de Giovanni Tedeschi, nasceu em São Paulo, formou-se na Argentina, em arquitetura. Gostava de escrever peças de teatro. Casou-se com Itália Barin, nascida em 1894, na província de Padova (Vêneto), que veio para o Brasil aos seis anos de idade. Transferiram residência para Rio Preto e tiveram sete filhos:

  • Amilde, casado com Desdêmona e tem uma filha, Ieda;
  • Orlindo, casado com Maria Muraro, tem os filhos:
  • Neide casada com João de Matos e tem 3 filhos: Renata, Rodrigo e Nilda
  • Nilda, casada com Antônio Vilela, tem 3 filhos: Viviane, Patrícia e Carla;
  • Naur, casado com Dolores, tem os filhos: Luís Orlando, Adriana, Fábio Luís;
  • Nilva, casada com D. Aroldo, tem os filhos: Fabiana, Fabíola, Aroldo Júnior e Juliana;
  • Neiva, casada com Dorival Domingues Eugênio, tem as filhas: Valéria, Simone e Amanda.

20 netos, 52 bisnetos e cinco trinetos

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares[editar | editar código-fonte]

  • 1º Oficial de Registro de Imóveis

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 4054 - Centro - CEP: 15015-300Telefone: (17) 3233-8797E-mail: /

  • 1º Registro Civil de Pessoas Naturais

Endereço: Rua Tiradentes, 3355 - CEP: 15010-030Telefone: (17) 32225330E-mail:

Site: www.cartorioriopreto.com.br


Endereço: Rua General Glicério, 3578 - Centro - CEP: 15015-400Telefone: (17) 3301-0910E-mail:

  • 1º Tabelião de Protesto e Letras e Títulos

Endereço: Rua Jorge Tibiriça, 2562 - Parque Industrial - CEP: 15025-060Telefone: (17) 32119339E-mail:

  • 2º Oficio de Registro de Imóveis

Endereço: Rua Silva Jardim, 2740 - Centro - CEP: 15010-060Telefones: (17) 21371-100 / (17) 2137-1113 / (17) 2137-1130E-mail:

Site: www.2ririopreto.com.br


  • 2º Cartório de Registro Civil

Endereço: Rua Fritz Jacobs, 1545 - Bela Vista - CEP: 15025-500Telefone: (17) 3121-8922E-mail:

Endereço: Rua Voluntários de São Paulo, 3229 - Centro - CEP: 15015-200Telefone: (17) 3232-4211E-mail:

Facebook: www.facebook.com/SegundoCartorioDeNotasDeSaoJoseDoRioPreto


Site: www.cartorioderiopreto.com.br

  • 2º Tabelião de Protesto de Letas e Títulos

Endereço: Avenida Bady Bassit, 2952 - Boa Vista - CEP: 15025-000Telefone: (17) 3214-6500E-mail:

  • 3º Cartório de Registro Civil

Endereço: Rua São Paulo, 2.200 - Maceno - CEP: 15060-035Telefones: (17) 3215-1413 / (17) 223-1573 Fax: (17) 224-8198E-mails: /

Site: www.cartoriomaceno.com.br


Endereço: Rua Jorge Tibiriça, 2702 - Centro - CEP: 15010-050Telefone: (17) 32338566E-mail:

Endereço: Rua Silvia Jardim 3.328 - Centro - CEP: 15050-300Telefone: (17) 3519-4444E-mail:

Site: www.4tabeliao.com.br


  • Cartório de Registro Civil e Anexo - Cartório Dagoberto Alves de Oliveira

Endereço: Rua do Comércio, 397 - CEP: 15103-000Telefone: (17) 221-3918

  • Ofício de Distribuição Judicial

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 3.036 - Centro - CEP: 15010-902Telefone: (17) 233-6700 Ramal: 231Fax: (17) 233-8140

  • Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas - Cartório de Engenheiro Schmidt

Endereço: Rua Sete de Setembro, 279 - Centro - CEP: 15104-000Telefone/Fax: (17) 208-1088

  • Oficial de Registro de Títulos e Documentos Civil de Pessoa Jurídica

Endereço: Rua XV de Novembro, 3367 - Cento - CEP: 15015-110Telefone: (17) 3353-5152E-mails:

Site: www.rtdriopreto.com.br


Cemitérios[editar | editar código-fonte]

  • Cemitério e Crematório Jardim da Paz

Endereço: Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1775 - Bosque das Vivendas - CEP - 15086-000

Telefone: (17) 3354-6660
Email:

Facebook: www.facebook.com/jardimdapazriopreto

Site: www.cemiteriojardimdapaz.com.br/

  • Cemitério Municipal da Ressurreição (Vila Ercília)

Endereço: Avenida da Saudade , s/n - Vila Santa Cruz - CEP: 15014-020
Telefone: (17) 3231-6368

  • Cemitério Municipal São João Batista

Endereço: Avenida dos Estudantes, s/n - Jardim Aeroporto - CEP: 15035-010Telefone: (17) 3231-6223Fax: (17) 3235-6074

Centros de História da Família[editar | editar código-fonte]

Centro de História da Família - São José do Rio Preto Sul

Endereço: Rua Francisco Alves, 385

Bairro: Jardim Santa Catarina

CEP: 15080-190

Cidade: São José do Rio Preto

Locais de Registros Religiosos[editar | editar código-fonte]

Paróquia São Pedro e São Paulo

Endereço: Av. Maj. Leo Lerro, 1955

Bairro: Jardim Vitoria Régia

CEP: 15075-230

Telefone: (17) 3353-2520

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

  • Family Search - Registros Católicos Online

Outros Locais e Instituições[editar | editar código-fonte]

Prefeitura Municipal

Endereço: R. Jorge Tibiriçá, 3461

Bairro: Parque Industrial

CEP: 15014-040

Telefone: (17) 3212-7630

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

  • Arquivo Público Municipal

Endereço: Rua Minas Gerais, 339 - Vila Bom Jesus - CEP 15014-210Telefone (17) 3231-4726E-mail:

  • Biblioteca Doutor José Paulo Cipullo (dentro do Hospital Base)

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5544 - Vila São José - CEP: 15090-000 Telefone: (17) 3201-5000

  • Biblioteca Municipal Anchieta (junto à Creche Amor)

Endereço: Rua Aimorés, 510 - AnchietaTelefones: (17) 3221-6391 / (17) 3202-2316E-mail:

  • Biblioteca Municipal Central

Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 - Centro - CEP: 15061-005Telefone: (17) 3202-2316E-mails: /

  • Biblioteca Municipal Eldorado

Endereço: Avenida Monte Aprazível, 3418 - Eldorado - CEP: 15043-450Telefone: (17) 3217 3515 / (17) 3202-2316 E-mail:

  • Biblioteca Municipal Jardim Soraya

Endereço: Rua Elias Gabriel, 458 - Jardim Soraya - CEP: 15075-050Telefone: (17) 3218 1830 / (17) 3202-2316E-mail:

  • Biblioteca Municipal Novo Mundo - Centro Comunitário Novo Mundo

Endereço: Rua Luiz Figueiredo Filho, 1234 - Jardim Novo Mundo - CEP: 15084-180Telefone: (17) 3226 2533E-mail:

  • Biblioteca UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth - CEP: 15054-000Telefones: (17) 3221-2417 / (17) 3221-2590E-mail:

Portal: www.ibilce.unesp.br/biblioteca


  • Instituto Historico, Geografico e Genealogico de Sao Jose do Rio Preto

E-mail:

Blog: www.ihggsjrp.blogspot.com.br

  • Museu de Arte Primitiva José Antônio da Silva

Endereço: Rua Voluntários de São Paulo, 3491 - Centro - CEP: 15015-200Telefone: (17) 3212-9152E-mail:

  • Museu Histórico e Pedagógico D. João VI - Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão

Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1/2º andar - Centro - CEP: 15061-005 Telefone: (17) 3202-2313 E-mail:

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 3125 - Centro - CEP: 15010-100 Telefone: (17) 3212 7666 E-mail:

Pinacoteca Municipal - Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1/2º andar - Centro - CEP: 15061-005 Telefone: (17) 3202-2313 E-mail:

  • Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Endereço: Avenida Alberto Andaló, 3.030 - Centro - CEP 15015-000 Telefone (17) 3203-1100

Facebook: www.facebook.com/prefeitura.riopreto


Flick: www.flickr.com/photos/prefeiturarp
Twitter: twitter.com/pref_riopreto
Site: www.riopreto.sp.gov.br
Youtube: www.youtube.com/user/governosjrp

  • Sala Cascatinha e Inhana - Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão

Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1/2º andar - Centro - CEP: 15061-005Telefone: (17) 3202-2313 E-mail:

Outros Recursos de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

  • Facebook - Fotos Antigas de São José do Rio Preto

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências[editar | editar código-fonte]


Última postagem

Tag