Qual é o mais novo estado da região Norte

Ouça este artigo:

O Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. Antes, as terras que hoje correspondem ao território do Tocantins faziam parte do estado de Goiás.

Antes da colonização, o território do Tocantins era ocupado pelos índios xingus e txucarramães. Em 1625, missionários católicos liderados por Frei Cristovão de Lisboa, fundaram uma Missão religiosa no extremo norte de Goiás. Do norte e do nordeste chegaram imigrantes a região durante dois séculos. No século XVIII, os bandeirantes chegaram à região pelo sul, em busca de ouro. Assim, estabeleceram-se na região duas culturas: a dos que vieram de São Paulo (bandeirantes), ou sulistas, e a dos que vieram do norte e nordeste, chamada de nordestina. A dificuldade de acesso fez com que os habitantes do norte da região estabelecessem mais vínculos comerciais com os estados vizinhos (Pará e Maranhão) do que com os habitantes do sul. O mesmo ocorreu com os habitantes do sul, que se aproximaram comercialmente dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

A partir de 1821, o movimento separatista se fortaleceu com a proclamação, ainda que sem sucesso, do Governo Autônomo de Tocantins. Em 1920, as idéias separatistas afloram novamente, ainda sem sucesso. Com a criação do Distrito Federal e a construção de Brasília, a região norte do então estado de Goiás começou a se desenvolver. A construção de rodovia Belém-Brasília, a mineração de ouro e calcário e o extrativismo da madeira (principalmente do mogno) aceleraram o desenvolvimento da região, expandindo a população, a agricultura e o comércio.

A proposta separatista, ou seja, para a criação de um novo estado, foi apresentada e aprovada no Congresso Nacional por duas vezes, mas os presidentes João Figueiredo e seu sucessor José Sarney a vetaram.

Finalmente, com a promulgação da Constituição, em 1988, foi criado o estado do Tocantins. A cidade de Miracema do Tocantins foi escolhida como capital provisória, até que a capital Palmas fosse construída. Em 1989 começou a construção da nova capital, e em 1990 a sede do governo é transferida para Palmas, a partir de então, capital do estado do Tocantins. Na década de 90, a nova capital atraiu milhares de migrantes de diferentes estados. Palmas é uma cidade planejada, assim como a capital do país, Brasília.

Referências:
TOCANTINS. História. Disponível em: http://www.brasilchannel.com.br/estados/index.asp?nome=Tocantins&area=historia Acesso em 18 jan. 2011.

TOCANTINS. Trajetória de luta pela criação do Tocantins. Portal de informações e serviços do estado de Tocantins. Disponível em:  http://to.gov.br/tocantins/trajetoria-de-luta-pela-criacao-do-tocantins/756

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/historia-de-tocantins/

O Brasil pode ganhar um 28º estado. Corre um projeto no Senado Federal com a proposta de criação de Tapajós, na região Norte do país. A ideia é ter uma divisão do Pará, cedendo 43,15% de seu território (área de 538,049 mil km²).

O projeto deve entrar em votação nesta quarta-feira (24), após ser pautado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A ideia era ser votado no último dia 17 de novembro, mas o senador Jader Barbalho (MDB) pediu vista.

Caso aprovado, Tapajós terá cerca de dois milhões de habitantes (15% da população do Pará), 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado (quase R$ 6,5 bilhões), oito deputados federais e 24 estaduais e, inicialmente, 24 municípios.

A capital do estado seria Santarém. Fariam parte de Tapajós as cidades de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.

Leia também: Comissão da Câmara dos Deputados aprova revogação de PEC da Bengala

A proposta de divisão do Pará já é debatida desde os anos 1990. Mas, na época, a proposta era dividir o estado em três: Pará, Tapajós e Carajás. Após consulta popular em 2011, os cidadãos optaram por manter o Pará como única unidade federativa.

O governador Helder Barbalho (MDB) já se manifestou contrário ao projeto e disse que ele é “inadequado”, pois o estado está “mais unido do que nunca”.

Os estados pertencentes à Região Norte do Brasil são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Qual é o mais novo estado da região Norte

Estados da Região Norte

Acre (AC)

O estado do Acre corresponde a menos de 2% do total do país sendo um dos estados menos povoados do Brasil. Sua capital é Rio Branco, conhecida por “Cidade Verde” ou “Capital da Natureza”, com população de aproximadamente 350 mil habitantes. O Acre faz fronteiras com: o Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. As cidades mais populosas do estado são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

A vegetação do Acre é composta pela Floresta Amazônica uma vez que a maior parte do estado é formada por mata intocável. O clima é equatorial, caracterizado por temperatura elevada e grande umidade. Seus rios mais importantes são: Rio Purus, Rio Acre, Tarauacá, Muru, Embirá, Xapuri e Juruá. Baseada no extrativismo, a economia do acre destaca-se no setor de serviços. Vale lembrar que o Acre é o maior produtor de borracha do Brasil.

Amapá (AP)

A capital do estado do Amapá é Macapá com população de aproximadamente 420 mil habitantes. O estado faz limites com a Guiana Francesa a norte, o Pará a sul e oeste, o Suriname a noroeste e o Oceano Atlântico a leste. As cidades mais populosas do estado são: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

A vegetação do Amapá é composta pela Floresta Equatorial Amazônica, os mangues litorâneos e os campos gerais. O clima do estado é equatorial quente-úmido, caracterizado por temperatura elevada e grande umidade. Seus rios mais importantes são: Amazonas, Araguari, Jari e Maracá.

Na economia do Amapá destacam-se a extração da castanha-do-pará, de madeira e na mineração de manganês sendo que é considerado um dos maiores compradores dos produtos do Pará.

Amazonas (AM)

O estado do Amazonas é muito rico em Belezas naturais composta de florestas, rios e cachoeiras. O maior estado do Brasil, sua capital é Manaus com aproximadamente 2 milhões de habitantes.

O estado faz limites com o estado do Pará ao leste, Mato Grosso ao sudeste, Rondônia e Acre ao sul e sudoeste, Roraima ao norte; Venezuela ao norte, Colômbia a noroeste e Peru a oeste. As cidades mais populosas do estado são: Manaus, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.

Na vegetação do Amazonas destaca-se a Floresta Amazônica composta de matas de terra firme, várzeas e igapós. O clima do estado é equatorial caracterizado por temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos.

Seus rios mais importantes são: Amazonas, Icá, Japurá, Juruá, Javari, Madeira, Negro, Solimões e Purus. Na economia do estado destacam-se a indústria, o extrativismo, a mineração e a pesca.

Pará (PA)

O Pará é o segundo maior estado do Brasil e, sobretudo o mais populoso e o mais rico estado da região norte. Sua capital Belém é composta de 1,5 milhão de habitantes aproximadamente.

O estado faz limites com estado do Amapá ao norte, Roraima a noroeste, Amazonas a oeste, Mato Grosso ao sul, Tocantins a sudeste, Maranhão a leste; Suriname e Guiana ao norte. As cidades mais populosas do estado são: Belém, Ananinduea, Santarém e Marabá.

A vegetação do Pará é composta pela Floresta Amazônica a oeste e ao norte, mangues no litoral, serras ao sul e campos na Ilha de Marajó.

O clima do estado é equatorial e seus rios mais importantes são: Amazonas, Jari, Tapajós, Guamá e Pará. Na economia destacam-se a mineração e a agroindústria, tendo como principais produtos de exportação o minério de ferro e o alumínio.

O estado também comanda a extração de madeira e palmito no país. Atualmente, a soja é cultivada na região sudoeste do Pará.

Rondônia (RO)

O estado de Rondônia é o terceiro estado mais populoso da região norte. Sua capital é Porto Velho com população de aproximadamente 450 mil habitantes. Faz limites com o estado do Amazonas ao norte, Acre a oeste, Mato Grosso a leste; Bolívia ao sul e oeste. As cidades mais populosas do estado são: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Cacoal.

A vegetação do estado é composta, em sua maioria, pela Floresta Amazônica e o cerrado na região oeste. O clima do estado é equatorial e seus rios mais importantes são: Guaporé, Jaci-Paraná, Ji-Paraná e Madeira. Na economia, Rondônia destaca-se na agricultura e no extrativismo da madeira, da borracha e de minérios.

Roraima (RR)

O estado de Roraima é o menos populoso do Brasil. Sua capital é Boa Vista com população de aproximadamente 300 mil habitantes. Tem como limites o estado do Pará a sudeste, Amazonas a sudeste e oeste; Guiana a leste, Venezuela ao norte e noroeste. As cidades mais populosas do estado são: Boa Vista, Rorainópolis e Caracaraí.

A vegetação do estado é composta pela Floresta Amazônica, Floresta tropical, serras e campos gerais. O clima é equatorial e seus rios mais importantes são: Rio Branco, Água Boa do Univiní, Ajarani, Catrimani, Cauamé, Mucajaí e Xeruini.

Na economia do estado de Roraima destacam-se: a agricultura, pecuária e o extrativismo. Ademais, Roraima possui o menor PIB do Brasil, visto que grande parte de seu território é constituído de terras indígenas.

Tocantins (TO)

Tocantins é o mais novo estado do Brasil. Sua capital é Palmas, conhecida como “Caçula das capitais” ou “Princesinha do Brasil”, tem população de aproximadamente 250 mil habitantes.

Faz limites com os estados do Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste. As cidades mais populosas do estado são: Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

A vegetação do estado é caracterizada, em grande parte, pelo cerrado, além da Floresta Amazônica e das Florestas tropicais. O clima é tropical seco, marcado por uma estação chuvosa e uma estação seca. Seus rios mais importantes são: Rio Araguaia, Rio das Balsas e o Rio do Sono. A economia de Tocantins é baseada na agricultura, na pecuária e no comércio.

Leia também os artigos:

  • Região Norte
  • Clima da Região Norte
  • Estados do Nordeste
  • Estados do Brasil
  • Economia da Região Norte
  • Círio de Nazaré: a maior festa religiosa do Brasil
  • Carimbó: tudo sobre a dança típica do Pará

Qual o novo estado da região Norte?

O Brasil pode ganhar um 28º estado. Corre um projeto no Senado Federal com a proposta de criação de Tapajós, na região Norte do país. A ideia é ter uma divisão do Pará, cedendo 43,15% de seu território (área de 538,049 mil km²).

Como se chama o estado mais novo do Norte do Brasil?

Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites Goiás a sul, Mato Grosso a oeste e sudoeste, Pará a oeste e noroeste, Maranhão a norte, nordeste e leste, Piauí a leste e Bahia a leste e sudeste.

Qual região Tocantins fazia parte?

O Estado de Tocantins, antes parte do Estado de Goiás, foi criado quando da promulgação da última Constituição brasileira, em 5 de outubro de 1988 e ocupa área de 278.420,7 km2.

Quando foi criado o Estado do Tocantins?

Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.