A diferenca de conhecimento popular e cientifico

A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico está em como o adquirimos.

  • O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo;
  • O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência;
  • O conhecimento filosófico nasce a partir do pensamento crítico e das reflexões que o ser humano é capaz de fazer;
  • O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Empírico Científico Filosófico Teológico
O que é Esse tipo de conhecimento surge a partir da interação do ser humano com o ambiente que o rodeia. Engloba informações e fatos que foram comprovados, tendo como base análises e testes científicos. É o conhecimento lógico-racional orientado pela construção de conceitos. Acredita que a fé religiosa possui a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para justificar esta crença.
Valor Valorativo, apoiando-se nas experiências pessoais. Factual, lida com fatos e ocorrências. Valorativo, pois lida com hipóteses e teorias que podem ou não ser comprovadas. Valorativo, apoiando-se nas doutrinas sagradas.
Verificação É verificável. É verificável. Pode ou não ser verificável. Não é verificável.
Exatidão Falível e inexato. Falível e aproximadamente exato. Falível e aproximadamente exato. Infalível e exato.
Sistema Assistemático, pois é organizado com bases nas experiências de um sujeito, e não em um estudo para observar o fenômeno. Sistemático, pois é um saber ordenado logicamente. É sistemático, pois é um saber lógico-racional, mesmo que não haja comprovação. Conhecimento sistemático do mundo.

O que é conhecimento empírico?

É o chamado conhecimento popular. Ou seja, aquele adquirido através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor. É resultante do senso comum e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica.

Nele, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução.

Como é adquirido através de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. Porém, pode ser verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia a dia.

Exemplo: Um agricultor que, mesmo sem nenhum estudo, sabe exatamente quando plantar e colher cada vegetal. Isto apenas por observar e aprender com os resultados de colheitas anteriores.

O que é conhecimento científico?

O conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É o conhecimento que temos sobre fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser comprovadas.

É um conhecimento factual e está baseado em experiências comprovadas. Por isso, também é falível e aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas. Também é verificável, pois surge através de resultados científicos.

Exemplo: A descoberta de outros planetas, por meio da observação com telescópios super desenvolvidos.

O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber.

O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias.

As teorias filosóficas não possuem a necessidade de teste ou verificação através da observação. É falível caso apresente falhas lógicas.

Exemplo: O pensamento sobre a existência de outros planetas, ainda que não houvesse ferramentas para essa verificação.

O que é conhecimento teológico?

O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.

Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Desse modo, o conhecimento teológico é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.

Exemplo: O mundo e os homens foram criados por Deus.

Veja a diferença entre:

O conhecimento popular é também conhecido por senso comum, é um conhecimento a base de várias pessoas que se interagem entre si, baseado nas experiências dessas pessoas e não tem nenhuma comprovação científica.

Os mitos e lendas surgem desses conhecimentos populares, são informações que passam de pessoa para pessoa e no final acabam aumentando a informação e depois não sabem nem como a historia chegou à situação atual, assim esse conhecimento não tem uma comprovação de veracidade, e somente o conhecimento de pessoas que participaram desse acontecimento.

O conhecimento mítico desenvolve explicação a fim de compreender acontecimentos que não foram estudados e nem realizadas atividades científicas, mito é designado como uma fantasia que explica a origem de tudo e que é relevante para a vida humana e podem ser compreendidos como uma ficção, o mito hoje pode ser sinônimo de falsidade ou mentira.

O conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, porém não é estudado nem analisado ou comprovado, a partir disso abre-se uma porta para o questionamento e busca de uma resposta, através de hipóteses e experiência que comprove ou esclareça ou não a ideia da teoria.

Já o conhecimento científico caracteriza-se por ser real verificável e aproximadamente exato, se difere dos demais, no que se refere à presença de uma metodologia e visão crítica, e não em relação propriamente ao seu conteúdo.

O conhecimento no geral é de muita importância ao ser humano, pois não cabe qualquer tipo de impedimento em seus usos, ambos se ajudam, se complementam, reconhece seus limites e suas contribuições para o homem.

Figura 1. A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico.

Arte: Natália L. A. de Souza Texto: Daniela Brustolin;

Karina Ferraz;

Poliana Reis.

Referências:

VIEIRA, Fabiana Paula. Aspectos do conhecimento científico e seu desenvolvimento na enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 137-138, Dec. 1999.

Figura 1:

DIANA, J. Diferença. Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico. Disponível em: <//www.diferenca.com/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico/> (acesso em 23 de abril de 2021).

Última postagem

Tag