Como estudar para prova de ingles mestrado

-

Atualizado em: 25/11/2016

É muito comum que alunos partam para uma pós-graduação na conclusão de um curso superior, a fim de especialização em alguma área ou desejo de carreira acadêmica.

A prova de Mestrado, tipo de pós-graduação stricto sensu, é feita em quatro etapas na maioria das vezes: prova escrita, prova de língua estrangeira, avaliação de projeto e entrevista.

Neste post, vamos te mostrar como se preparar na área em que somos especialistas: a prova de inglês.

Em primeiro lugar: saiba inglês

Parece óbvio, mas para fazer uma prova de inglês para Mestrado é necessário saber inglês.

Se você ainda não é fluente na língua, é interessante fazer um curso geral do idioma, para que a fluência seja seu primeiro objetivo nessa jornada.

Se você precisa de um resultado rápido, já há cursos de inglês que têm início em qualquer dia do ano e garantem fluência definitiva no idioma em tempo reduzido.

Depois de já saber inglês em um modo mais amplo, o ideal é que seu foco de estudo seja, efetivamente, a prova de proficiência requerida pela universidade.

Tenha contato com linguagens científico-acadêmicas

Os testes de proficiência em inglês para Mestrado, principalmente aplicados pelas universidades, são muito voltados para termos técnicos, científicos, acadêmicos e jornalísticos de divulgação científica.

A exemplo, como consta no edital do teste de proficiência em língua estrangeira do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex-Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),

“Os textos apresentados serão artigos, ensaios, resenhas, reportagens, entre outras possibilidades, retirados do domínio científico-acadêmico ou do domínio jornalístico de divulgação científica.”

Ou seja, quanto mais habituado você estiver com esses formatos, maiores são suas chances de sucesso nas provas.

A título de conhecimento, a nota mínima para aprovação nesse exame de proficiência da UFMG é de 60 pontos em 100.

Faça o TOEFL

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é muito aceito como comprovante de proficiência em inglês em grande parte das universidades.

Para que você tire uma boa nota, é ideal que as competências de escrita, escuta, leitura e redação em inglês sejam satisfatórias. Neste post, você encontra algumas dicas.

Para entender melhor e especificamente sobre esses esses testes, acesse este guia. Nele, você tem todas as principais informações sobre o TOEFL e o TOEIC.

As notas mínimas podem variar para o candidato ser aceito nas universidades. Neste edital de Mestrado 2017 na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, o candidato deve ter tirar:

  • mínimo de 550 pontos no TOEFL PBT, Paper-based-testing;

  • mínimo de 213 pontos no TOEFL CBT, Computer-based-testing;

  • mínimo de 80 pontos no TOEFL iBT, Internet-based-testing.

A maioria dos editais de Mestrado da UFMG segue a mesma base de pontuação.

Encontre um curso que te proporcione tudo isso

O ideal para que você esteja bem preparado para essa prova é ter um apoio de estudo para todo esse processo, tanto de admissão quanto de continuidade em um Mestrado.

Já existe um curso de inglês voltado para fins acadêmicos. Nele, com duração de um ano, o aluno tem uma imersão completa em processos acadêmicos, por meio de:

  • capítulos densos, com linguagens científicas;

  • metodologia de pesquisa, com apuração e interpretação de dados;

  • workshop de guia para trabalho acadêmico, com apresentação para banca examinadora e formatação em normas semelhantes à ABNT;

  • aplicação do TOEFL iBT.

Essa foi a escolha feita por Lenon Modesto, aluno da UPTIME Jundiaí (SP). Depois de se tornar fluente em inglês em um curto prazo de tempo, o estudante optou por aprimorar seus conhecimentos do idioma nesse curso, o que já o preparou para a prova de inglês do Instituto Agronômico de Campinas (SP).

“A UPTIME foi a responsável pelo meu resultado positivo na proficiência do inglês no Mestrado. Hoje, também me ajuda na elaboração de artigos em inglês e na leitura de literatura internacional da minha área de estudo”, afirma Lenon.

Com essas dicas, suas chances de sucesso numa prova de inglês de Mestrado aumentam muito.

Entre as provas que mais "dão nervoso" na gente e também uma das provas de seleção mais difíceis, estão as provas de proficiência em inglês para mestrado e doutorado. Para tentar te ajudar a se organizar para os testes, nós separamos 8 dicas infalíveis que vão te ajudar a passar com tranquilidade. Confira:   

8 dicas para provas de proficiência em inglês para mestrado ou doutorado

1) Programe seu tempo

Um dos maiores desafios dos testes e provas de proficiência em inglês é o relógio. Por isso, é importante que você consiga programar seu tempo para não precisar correr contra o tempo e responder perguntas sem prestar atenção e revisar suas respostas.  Para se preparar em relação ao tempo, você deve fazer simulações em casa, refazendo provas anteriores e cronometrando o seu tempo. Assim, você já vai saber quanto tempo leva para responder cada questão, em quais questões você precisa de mais tempo e, dessa forma,  seu cérebro se acostuma a realizar esse tipo de prova com o tempo que você tem disponível.   

2) Domine leitura e técnicas de interpretação 

Diferentes de outros testes de nível do conhecimento em inglês que envolvem a escuta e a fala em inglês, os testes de proficiência para mestrado e doutorado envolvem principalmente a habilidade de leitura e interpretação de texto. Por isso, você precisa estar preparado de forma bem avançada nessa parte. Sendo assim, lembre-se de ler bastante e fazer muitos exercícios de interpretação de texto. E familiarize-se com técnicas de leitura e interpretação. Elas podem te ajudar bastante nesse momento! 

3) Não caia no mito geral das palavras específicas 

Apesar das universidades organizarem as provas de proficiência em grandes áreas como Ciências da Saúde ou Ciências Humanas, não caia no mito de estudar apenas palavras de áreas específicas porque você só irá fazer uso de alguns substantivos, o que não representa nem 10% da construção da prova. Mais de 90% do teste envolve palavras que não tem nada a ver com área A ou B, e se constituem basicamente de verbos, advérbios, adjetivos, preposições, conjunções, etc, todos inter-relacionados dentro do texto. 

4) Fique atento às atualidades 

Além de ter um bom conhecimento do idioma, você também precisa estar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo em geral. Isso porque as provas de proficiência em inglês tem como objetivo saber se você está apto para ter o idioma como segunda língua, então é importante que você saiba o que acontece no mundo, bem como as palavras relacionadas a esses assuntos.  Tente dar uma estudada em lugares em alta na mídia, principais cidades e países que estão em evidência por algum motivo. Além de buscar saber sobre palavras e termos informais que estão sendo utilizados nos países de língua inglesa.  

5) Estude gramática 

As provas de proficiência de pós-graduação envolvem muita técnica e por isso você precisa estudar bastante as construções gramaticais. Dominar algumas partes da gramática inglesa irá te ajudar inclusive na interpretação de texto.  Mas não se assuste, você não precisa dominar toda a gramática do inglês, mas sim focar em alguns pontos importantes, como tempos verbais, conjunções, prefixos, e sufixos. Entendendo bem essas estruturas você terá muito mais chance de se dar bem no teste. 

6) Estude com profissionais especializados e material próprio 

Tente buscar alguns profissionais e professores de inglês que tenham experiência específica em provas de proficiência de pós-graduação, porque com certeza eles irão te ajudar muito a seguir as dicas que nós trouxemos aqui para você. Evite estudar com pessoas que tenham mais experiência em conversação (fala e escuta), porque essas habilidades não serão cobradas nos testes de proficiência.  Professores com experiência nesse método utilizam provas passadas para melhor preparar seus alunos, dessa forma você exercita os pontos que cairão na prova e já ficará por dentro da logística da mesma.

7) Aplique o inglês em assuntos de seu interesse

Levando em consideração a necessidade de uma habilidade avançada de leitura e que você precisará de bastante exercício, envolva o inglês em assuntos e atividades que você goste. Sendo assim, busque ler notícias e livros relacionados com assuntos que você tenha interesse.  Além disso, tente envolver o inglês em atividades do seu dia a dia, como nas configurações do seu celular, assistir filmes e séries em inglês, ouvir músicas, e até mesmo praticar o idioma com conhecidos que tenham conhecimentos da língua.   

8) Se prepare para a prova 

Por fim, nossa oitava e última dica: se prepare para a prova. Além de estudar bastante e exercitar bastante seus conhecimentos em relação ao idioma, você também precisa tentar controlar a preocupação e a ansiedade antes da prova. Por isso, no dia anterior à prova, tente relaxar e esquecer um pouco dos estudos. Se alimente bem, prepare tudo que você precisa para a prova e tenha uma boa noite de sono. 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Vai conseguir se organizar melhor agora?  Depois nos conte como você foi na prova aqui nos comentários!