Como usar panela de alumínio em fogão indução

Como usar panela de alumínio em fogão indução

Comprar a melhor panela para cooktop de indução é um passo necessário para garantir o pleno funcionamento do aparelho -  que é mais tecnológico. Você pode optar pelas panelas para fogão de indução em aço inox, fundo triplo ou ferro fundido. Mas você sabia que também existem tipos de panela ideais para as outras opções de fogão cooktop? Os modelos de fogão elétrico e a gás também pedem atenção na hora da escolha dos recipientes que serão usados neles.

Para te ajudar, aqui embaixo vamos explicar como você pode escolher as melhores panelas para cozinhar em cada um deles, levando em consideração o tamanho e o funcionamento dos cooktops. Vem dar uma olhada!

Quer saber mais sobre a diferença entre os tipos de cooktop? Confira a nossa matéria!

Como usar panela de alumínio em fogão indução

Confira quais tipos de panela são indicados para cada tipo de cooktop (Foto: Shutterstock)

Esse tipo de cooktop é o mais tecnológico de todos. Ele leva calor às panelas por meio de ondas eletromagnéticas. Portanto, as panelas para fogão de indução devem ser próprias para o preparo dos alimentos por meio de indução magnética. Por isso, as opções ideais de panelas para cooktop de indução são as de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido.

Outros tipos de panelas, como as de vidro, alumínio ou cerâmica, não vão funcionar no cooktop por indução. Isso porque as panelas para fogão de indução precisam ser feitas de materiais derivados do ferro. É importante, também, que o diâmetro das panelas para cooktop de indução seja proporcional ao queimador do cooktop e que o fundo delas seja totalmente plano. Uma ótima dica para saber se você pode usar ou não a sua panela no cooktop de indução é colocar um ímã na base dela. Se ele grudar, perfeito, a panela servirá!

Panelas de aço inox

Uma das melhores panelas para cozinhar em fogão por indução é o modelo de aço inox. Esse modelo é bem fácil de limpar e conta com longa durabilidade, pois não enferruja! Mas ela não é apenas uma boa panela para cooktop de indução, viu? A panela de aço inox também serve para cooktop ou fogão elétrico e a gás!

Panelas com fundo triplo

As panelas com fundo triplo são opções em aço inox que contam com revestimento em três camadas de alumínio e aço ou cobre. Esse revestimento garante uma distribuição de calor mais uniforme, além de manter a temperatura por mais tempo. Por ainda estar quente, ela continua cozinhando o alimento que está dentro, por isso, é normal queimar o arroz no primeiro dia de uso da panela para cooktop com fundo triplo.

Panelas de ferro fundido

Esse é um dos tipos de panela mais tradicionais. Além do seu design diferenciado, elas podem durar a vida inteira! Essa panela para cooktop de indução também tem a vantagem de poder ser resfriada sem comprometer o seu material - podendo ser guardada até no congelador.

Aproveite para ler nossa lista com mais opções de panela para fogão de indução.

Cooktop elétrico: panelas de fundo plano e reforçado

Assim como nos modelos por indução, para funcionar no cooktop elétrico, as panelas devem ter o fundo plano. É fundamental que você use apenas tipos de panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço, mas as panelas de alumínio também servem para esse tipo de cooktop. A panela para fogão elétrico precisa ser resistente, por isso, materiais como vidro, cerâmica ou cobre, devem ficar longe do cooktop elétrico.

Cooktop a gás: fique atento aos tamanhos

Para o cooktop a gás, fique atento às panelas de fundo plano e veja se o tamanho delas combina com o dos queimadores: isso garante a sua segurança e ainda diminui o consumo de gás. Uma dica para escolher bem é verificar, no manual do cooktop, as medidas de cada queimador e também as medidas indicadas da panela para cooktop.

No caso dos cooktops a gás, você pode usar panelas de diversos materiais, como cerâmica, ferro, aço inox, alumínio e até panela de vidro que vai ao fogo. Mas atenção: se for usar vidro, evite as panelas feitas com material refratário, não tão resistente a altas temperaturas.

Que tal aprender como limpar suas panelas queimadas corretamente?

Se você ainda não comprou o seu cooktop e precisa decidir entre os modelos disponíveis, além dos tipos de panela que cada um usa, deve levar em consideração um outro detalhe: o gasto de energia elétrica. O cooktop a gás pode ser ligado ao gás de botijão ou ao encanado e precisa de eletricidade apenas para o acendimento, que pode ser automático ou semiautomático.

Com os modelos de fogão elétrico e por indução, o funcionamento é diferente: eles dependem completamente da eletricidade. O primeiro modelo deve ser ligado à tomada e o outro, instalado diretamente na rede elétrica da casa. Ou seja: caso você fique sem energia, também não vai conseguir usar o fogão. Além disso, dependendo da frequência de uso, o impacto deles dois na conta de luz pode ser maior do que o do botijão ou da conta de gás. As panelas para cooktop de indução, inclusive, costumam ser mais caras que as outras. Portanto, vale a pena analisar tudo isso antes de decidir, ok?

Precisa de mais dicas sobre como comprar um cooktop? Confira o nosso guia de compras!

Saiba mais sobre fogões e cozinha:

Se você trocou recentemente seu fogão normal por um fogão de indução, é muito provável que esteja precisando substituir suas panelas. Por funcionar de maneira diferente, o cooktop de indução não provoca fogo, produzindo calor através de ondas eletromagnéticas que esquentam a panela e, assim, o alimento. Por isso, são necessárias panelas feitas com materiais adequados. Confira nesta matéria quais são as panelas para fogão por indução:

Como usar panela de alumínio em fogão indução
Saiba quais as melhores panelas para fogão por indução

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Panelas para fogão por indução: veja quais usar

Panelas que você pode usar

Panelas de aço inox, ferro fundido e fundo triplo são as opções adequadas para fogão de indução. Quanto mais reto e sem curvas for a sua panela, melhor é a cocção dos alimentos e o funcionamento do sistema de aquecimento. Por funcionar através de ondas eletromagnéticas, as panelas usadas no cooktop por indução precisam ser capazes de transmitirem correntes magnéticas para gerar calor, por isso é imprescindível o uso de panelas feitas de materiais com essa capacidade.

Panelas que não funcionam

Panelas de vidro, de barro ou de cobre não funcionam no cooktop por indução, pois são feitas com materiais que não transmitem correntes eletromagnéticas e, por isso, não conseguem gerar calor para esquentar os alimentos. As panelas de cerâmica, que tem conquistado os amantes de cozinha por serem bonitas e práticas, também não podem ser usadas no fogão por indução a menos que sejam especiais para isso: hoje em dia existem modelos próprios para serem usados no cooktop, pois para funcionarem precisam ter uma camada de indução revestida no fundo interno que possibilite a formação de calor.

Os fogões de indução, cada vez mais, vêm sendo utilizados nos lares brasileiros e uma pergunta é recorrente; se podemos levar qualquer panela ao fogão de indução. A Multiflon responde: não. Apenas panelas próprias para indução vão funcionar nesse tipo de cooktop. Uma curiosidade, porém, é que a panela de indução pode ser usada em modelos elétrico e a gás.

Como usar panela de alumínio em fogão indução

Para que aconteça a indução eletromagnética e o fogão seja ativado, a panela precisa ter um fundo com metal ferroso, normalmente em aço inox ou ferro fundido. Os fabricantes costumam indicar essa informação nas embalagens. Mas, você também pode fazer um teste rápido colocando um ímã na base exterior da panela. Se o imã grudar, significa que a panela pode ser usada no fogão de indução. Outra dica importante é optar pelos modelos com a base plana. Quanto mais plana a base da panela, melhor será o contato com a superfície magnética do fogão. Então, maior o seu poder de aquecimento e capacidade de cocção regular.

Como usar panela de alumínio em fogão indução

Agora que você já sabe como escolher a sua panela, a Multiflon te apresenta uma novidade que combina eficiência, funcionalidade e design.

Linha Indução da Multiflon
A Multiflon lançou sua Linha Indução, com 10 itens. As panelas são em alumínio certificado de alta espessura, com um fundo especial em aço inox, próprio para a indução eletromagnética. As peças são revestidas com seis camadas de revestimento antiaderente ecológico, desenvolvido pela própria marca. O alimento não gruda e as panelas são muito mais resistentes ao desgaste e à abrasão. Uma película interna protege o antiaderente e deixa as panelas ainda mais bonitas. Seu desenho é uma estilização das linhas da indução eletromagnética, o que acrescenta um charme extra à nova coleção de panelas.

A Linha Indução da Multiflon foi testada e aprovada pelos participantes da 2ª edição do Top Chef Brasil (Record TV e Sony Channel), reality show de gastronomia mais assistido da TV brasileira em 2020.

Como funciona um Fogão de Indução? – Os fogões de indução eletromagnética possuem imãs que geram um campo eletromagnético. – Quando entram em contato com as panelas adequadas à esse tipo de fogão, acontece a indução eletromagnética, que propicia a cocção dos alimentos. Esse tipo de processo é chamado de “cozinha sem fogo”.

– Existem no mercado opções de fogões de indução para embutir ou de mesa.

Vantagens de um Fogão de Indução
– Segurança:  É uma opção mais segura, pois só funciona quando uma panela adequada é colocada sobre eles. Além disso, contam com travas de ativação, o que reduz os riscos de acidentes domésticos.
– Precisão na cocção: Cozinham com precisão, já que permitem selecionar a potência adequada, com uma escala precisa para cada tipo de alimento e receita.
– Rapidez: Aquece muito mais rápido e de forma mais uniforme do que um fogão tradicional, reduzindo o tempo de preparo dos alimentos.
– Fácil limpeza: Ao contrário das bocas de um fogão convencional, sua superfície é de vidro liso, o que facilita sua limpeza e higienização.

Adquira as suas panelas antiaderentes Multiflon em nossa loja virtual clicando aqui.