Das alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde às características do romantismo

Das alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde às características do romantismo

Camilo Castelo Branco. Antero de Quental. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Almeida Garrett. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET Teófilo Braga. Machado de Assis. 5a Questão (Ref.: 201504620988) Os temas desenvolvidos pelo Romantismo, para além de sua origem, apresentam inovações que alteraram o fazer literário. Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO corresponde a uma das características do Romantismo. O "belo horrível", disforme e tenebroso (grandes sofrimentos, doenças, prisões). �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Ordem paisagística ou psíquica (espelham a felicidade do amor vivido pelos personagens). Exagero sentimental e melodramático (mal do século). Amor idealizado, sublimado e espiritualizado, e quase sempre ligado à morte. Interrupção da narrativa para uma confidência ao leitor. 6a Questão (Ref.: 201504621019) Profícuo escritor, Almeida Garrett destacou-se em poemas, romances e teatro. Pode-se afirmar que são características dos poemas de "Folhas Caídas" (poemas; publ. 1853): marcas da contradição entre o homem e a mulher, e o povo e a burguesia. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET marcas da contradição entre o classicismo e o romantismo, e o sentimentalismo e a intelectualidade. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET marcas da tradição real entre a monarquia e o clero, e o animal e o humano. marcas da tradição entre o barroco e o classicismo, e a razão e a verdade. marcas da noção de beleza feminina entre o que poderia ser e o que é, e o obscuro sentimento familiar. Aula 7 1a Questão (Ref.: 201504621048) Das alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde a literatos da década de 70, que eram conhecidos como os "moços de Coimbra" ou "Geração de 70". Antonio Pedro, Getúlio Vargas e Vasco da Gama. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Antero de Quental, Teófilo Braga e Eça de Queirós. Aureliano Peixoto, Vasco da gama e Lúcio Verlupp. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Castro Alves. Antônio Castro, Pedro Amaral e Lúcio Prado. 2a Questão (Ref.: 201504621052) Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO faz parte dos temas utilizados por Eça de Queirós. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET a aristocracia falida. a hipocrisia da sociedade burguesa. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET o idealismo romântico. o adultério. a injustiça social. 3a Questão (Ref.: 201504740617) Como podemos definir a posição do escritor realista do século XIX diante da sociedade? Engajado, ciente de sua participação na sociedade, mas comprometido com uma sociedade burguesa que determinava as normas sociais. Engajado, comprometido com uma reflexão sobre a sociedade, mas ciente de que o saber científico em nada alteraria as condições sociais do povo. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Engajado, ciente de sua participação na sociedade e comprometido com uma reflexão que pudesse levar a uma transformação dos costumes sociais. Engajado, comprometido com uma reflexão sobre a sociedade, mas limitado por sua atuação política favorável à monarquia. Engajado, comprometido com uma reflexão sobre a sociedade, mas consciente de que, como artista, não podia mudar as regras sociais. 4a Questão (Ref.: 201504737050) Marque a alternativa em que todas as características indicadas representam o idealismo dos escritores realistas portugueses. Evolucionismo, ceticismo, subjetivismo, naturalismo. Cientificismo, ceticismo, bucolismo, naturalismo. Cientificismo, ceticismo, egocentrismo, bucolismo. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Racionalismo, objetivismo, cientificismo, ceticismo. Subjetivismo, cientificismo, ceticismo, naturalismo. 5a Questão (Ref.: 201504722490) Antero de Quental foi, sem dúvida, um dos catalisadores do movimento realista português, na condição de autor de Bom senso e bom gosto. Sobre este poeta e a sua obra é verdadeiro afirmar: �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET O poeta, apoiado no racionalismo e nas teorias cientificistas, concebia a poesia como um instrumento transformador, revolucionário, o que se confirmava em seus poemas. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET A formação do poeta, inicialmente, católica juntou-se de forma pacífica aos estudos das filosofias materialistas do século XIX, em que se fundamentou a educação superior de Quental. Toda sua obra, longe de qualquer tipo de idealismo, apresenta uma escrita poética vigorosa, sempre voltada para a ideia de revolução. O eu lírico, acentuadamente racional e revolucionário, evitava todo e qualquer idealismo, próprio do romantismo burguês. Em sua obra, Sonetos, o tom de protesto já aparece no texto introdutório: a poesia moderna é a voz da revolução. 6a Questão (Ref.: 201504621049) O Realismo, como qualquer movimento artístico, procura dissociar-se das tendências anteriores. Dessa forma, os realistas buscavam opor-se ao Romantismo em forma e ideologia. Percebe-se, na narrativa e nos textos líricos, a aplicação de uma: filosofia da subjetividade. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET filosofia da objetividade. filantropia da realidade. filosofia da direcionalidade. filosofia da religiosidade. Aula 8 1a Questão (Ref.: 201504737061) No poema "Ao longe o barco de flores", o escritor português Camilo Pessanha inicia e termina o texto com o verso "Só, incessante, um som de flauta chora,". Marque a alternativa que representa adequadamente características simbolistas contidas no verso. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Solidão, musicalidade e depressão. Beleza, confusão e depressão. Fragmentação, delírio e depressão. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET Musicalidade, delírio e sinestesia. Sonho, solidão e dispersão. 2a Questão (Ref.: 201504737070) Que escritor é considerado o precursor do Modernismo em Portugal? �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET Eça de Queirós. Fernando Pessoa. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Cesário Verde. Antero de Quental. Camilo Castelo Branco. 3a Questão (Ref.: 201504620408) A opção que NÃO pertence às características e peculiaridades marcantes dos poemas simbolistas em Portugal é: �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Enfoque de temas nacionalistas e realistas. �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET Uso de aliterações, assonâncias, onomatopéias, sinestesias.

Das alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde às características do romantismo
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Das alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde às características do romantismo

Das alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde às características do romantismo

merecimento Se um raio de razão seguisse pura! Eu me arrependo; a língua quase fria Brade em alto pregão à mocidade, Que atrás do som fantástico corria. Outro Aretino fui... A santidade Manchei - ... Oh! Se me creste, gente ímpia, Rasga meus versos, crê na eternidade! A biografia de Bocage tem sido a linha-mestra de muitas das leituras que se têm feito de sua obra, e, embora saibamos das restrições feitas a tais abordagens, é inegável que no caso de Bocage a biografia tem influência determinadora em sua obra, dividindo-a, em duas fases distintas: a anterior e a posterior à sua prisão no Hospício das Necessidades. No poema acima, vemos Bocage em uma fase que representa: Arrependimento Dissolução Ruptura Sarcasmo Prazer 2 a Questão (Ref.: 201504620962) São características do Romantismo: movimento ligado à filosofia, o texto romântico utiliza-se da mitologia e da erudição greco-romanas. movimento ligado ao Classicismo, o texto romântico utiliza-se da mitologia e da erudição greco-romanas. movimento de oposição ao Classicismo, o texto romântico utiliza-se da mitologia e da erudição greco-romanas. movimento de oposição ao barroco, o texto romântico caracteriza-se por rimas fáceis e simples. movimento de oposição ao Classicismo, o texto romântico principia por banir a mitologia e a erudição greco- romanas. 3 a Questão (Ref.: 201504737040) Escritores árcades utilizaram nomes de pastores para assinar suas obras. Manuel du Bocage, o maior poeta do Arcadismo português, usou o pseudônimo Elmano Sadino. O que pretendiam esses escritores? Esconder seus verdadeiros nomes, a fim de que não lhe fossem cobrados altos impostos sobre sua riqueza pessoal. Manter seus nomes sob sigilo, tendo em vista que as práticas literárias eram consideradas um vício pela Igreja Cristã. Conciliar os ideais árcades de vida campesina, como a simplicidade e a beleza natural contra a riqueza vã. Ocultar suas identidades verdadeiras, por serem todos revolucionários em luta contra a Monarquia. Serem reconhecidos pela originalidade de suas manifestações literárias. 4 a Questão (Ref.: 201504621874) Das alternativas abaixo, assinale aquela que identifica o poeta português que introduziu a estética romântica em Portugal. Camilo Castelo Branco. Antero de Quental. Almeida Garrett. Teófilo Braga. Machado de Assis. 5 a Questão (Ref.: 201504620988) Os temas desenvolvidos pelo Romantismo, para além de sua origem, apresentam inovações que alteraram o fazer literário. Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO corresponde a uma das características do Romantismo. O "belo horrível", disforme e tenebroso (grandes sofrimentos, doenças, prisões). Ordem paisagística ou psíquica (espelham a felicidade do amor vivido pelos personagens). Exagero sentimental e melodramático (mal do século). Amor idealizado, sublimado e espiritualizado, e quase sempre ligado à morte. Interrupção da narrativa para uma confidência ao leitor. 6 a Questão (Ref.: 201504621019) Profícuo escritor, Almeida Garrett destacou-se em poemas, romances e teatro. Pode-se afirmar que são características dos poemas de "Folhas Caídas" (poemas; publ. 1853): marcas da contradição entre o homem e a mulher, e o povo e a burguesia. marcas da contradição entre o classicismo e o romantismo, e o sentimentalismo e a intelectualidade. marcas da tradição real entre a monarquia e o clero, e o animal e o humano. marcas da tradição entre o barroco e o classicismo, e a razão e a verdade. marcas da noção de beleza feminina entre o que poderia ser e o que é, e o obscuro sentimento familiar. Aula 7 1 a Questão (Ref.: 201504621048) Das alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde a literatos da década de 70, que eram conhecidos como os "moços de Coimbra" ou "Geração de 70". Antonio Pedro, Getúlio Vargas e Vasco da Gama. Antero de Quental, Teófilo Braga e Eça de Queirós. Aureliano Peixoto, Vasco da gama e Lúcio Verlupp. Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Castro Alves. Antônio Castro, Pedro Amaral e Lúcio Prado. 2 a Questão (Ref.: 201504621052) Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO faz parte dos temas utilizados por Eça de Queirós. a aristocracia falida. a hipocrisia da sociedade burguesa. o idealismo romântico. o adultério. a injustiça social. 3 a Questão (Ref.: 201504740617) Como podemos definir a posição do escritor realista do século XIX diante da sociedade? Engajado, ciente de sua participação na sociedade, mas comprometido com uma sociedade burguesa que determinava as normas sociais. Engajado, comprometido com uma reflexão sobre a sociedade, mas ciente de que o saber científico em nada alteraria as condições sociais do povo. Engajado, ciente de sua participação na sociedade e comprometido com uma reflexão que pudesse levar a uma transformação dos costumes sociais. Engajado, comprometido com uma reflexão sobre a sociedade, mas limitado por sua atuação política favorável à monarquia. Engajado, comprometido com uma reflexão sobre a sociedade, mas consciente de que, como artista, não podia mudar as regras sociais. 4 a Questão (Ref.: 201504737050) Marque a alternativa em que todas as características indicadas representam o idealismo dos escritores realistas portugueses. Evolucionismo, ceticismo, subjetivismo, naturalismo. Cientificismo, ceticismo, bucolismo, naturalismo. Cientificismo, ceticismo, egocentrismo, bucolismo. Racionalismo, objetivismo, cientificismo, ceticismo. Subjetivismo, cientificismo, ceticismo, naturalismo. 5 a Questão (Ref.: 201504722490) Antero de Quental foi, sem dúvida, um dos catalisadores do movimento realista português, na condição de autor de Bom senso e bom gosto. Sobre este poeta e a sua obra é verdadeiro afirmar: O poeta, apoiado no racionalismo e nas teorias cientificistas, concebia a poesia como um instrumento transformador, revolucionário, o que se confirmava em seus poemas. A formação do poeta, inicialmente, católica juntou-se de forma pacífica aos estudos das filosofias materialistas do século XIX, em que se fundamentou a educação superior de Quental. Toda sua obra, longe de qualquer tipo de idealismo, apresenta uma escrita poética vigorosa, sempre voltada para a ideia de revolução. O eu lírico, acentuadamente racional e revolucionário, evitava todo e qualquer idealismo, próprio do romantismo burguês. Em sua obra, Sonetos, o tom de protesto já aparece no texto introdutório: a poesia moderna é a voz da revolução. 6 a Questão (Ref.: 201504621049) O Realismo, como qualquer movimento artístico, procura dissociar-se das tendências anteriores. Dessa forma, os realistas buscavam opor-se ao Romantismo em forma e ideologia. Percebe-se, na narrativa e nos textos líricos, a aplicação de uma: filosofia da subjetividade. filosofia da objetividade. filantropia da realidade. filosofia da direcionalidade. filosofia da religiosidade. Aula 8 1 a Questão (Ref.: 201504737061) No poema "Ao longe o barco de flores", o escritor português Camilo Pessanha inicia e termina o texto com o verso "Só, incessante, um som de flauta chora,". Marque a alternativa que representa adequadamente características simbolistas contidas no verso. Solidão, musicalidade e depressão. Beleza, confusão e depressão. Fragmentação, delírio e depressão. Musicalidade, delírio e sinestesia.