Em relação aos conhecimentos que compõem o currículo, Michael Apple aponta que escolha uma opção

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Michael Whitman Apple nasceu na cidade de Patterson, nos Estados Unidos, em 1942. Ele é descendente de imigrantes russos, membro de uma família pobre de trabalhadores. Logo cedo ele se engajou politicamente, primeiro no ambiente escolar e posteriormente no contexto acadêmico. Sua concepção pedagógica é fruto de sua convivência com um ambiente periférico e, depois, com um meio mais elitista, após a realização do mestrado e do doutorado no Teachers College da Columbia University.

Como resultado deste contexto existencial, Apple elaborou sua pedagogia crítica, baseada na relação entre a educação e a sociedade, ou seja, na análise relacional ou situacional. Produtor de uma extensa obra, ele publicou, entre outros volumes, Ideologia e Currículo e Política Cultural e Educação. Neste último ele situa exemplarmente sua visão da educação inserida em um contexto social, na interação com as incontáveis faces da sociedade.

Apple desenvolve um trabalho significativo, particularmente na esfera curricular do sistema educacional. Convencionalmente o Currículo nada mais era que uma série de temas que deveriam ser transmitidos no ambiente escolar; atualmente é fato, graças a trabalhos como o deste educador, que o mais importante é elaborar ideias passíveis de serem apreendidas nas suas repercussões.

Assim, de acordo com a teoria desenvolvida por Michael, o Currículo não é uma mera colagem objetiva de informações, pois estas são sempre frutos de determinados agrupamentos sociais, que decidem o que será transmitido nas salas de aula. Desta forma, não é fundamental saber como o conhecimento será disseminado, mas sim qual saber, e porque este e não outro. Assim, o educador propõe questionamentos alternativos e coloca em xeque o modelo tecnicista.

É por esta razão que Apple defende o saber não como algo dado, mas sim enquanto uma realidade que deve ser criticamente examinada; esta proposta rompe com a concepção até então dominante da educação. Ele vai mais além, pois busca nos conceitos de ideologia, hegemonia e senso comum desenvolvidos pelo marxista Antonio Gramsci, o necessário suporte para traduzir, nos mesmos termos, sua visão da educação. Este arsenal é extraído especialmente das teorias críticas.

Desta forma é possível ter uma percepção mais ampliada do currículo, como um conteúdo elaborado por certas camadas sociais, segundo suas ideologias, disputas, preocupações e comprometimentos culturais, políticos e econômicos. Apple vincula, portanto, a grade curricular à estruturação da economia. Embora estabeleça este laço, o educador não incorre no equívoco cometido pelos marxistas convencionais, a compreensão da educação pelo viés economicista, preferindo optar pelo neomarxismo, corrente que acredita na posição central da cultura na avaliação crítica das estruturas sociais.

Apple enfoca igualmente as questões de gênero e raça, a partir das quais elabora a questão da branquidade, ou seja, dos brancos como os normais, enquanto as demais raças e etnias não se ajustam nas estruturas vigentes; a raça branca predomina na criação do Currículo, o qual é visto também como um instrumento de poder na preservação da sociedade em sua atual configuração.

Fontes: https://web.archive.org/web/20120130215051/http://www.edrev.info:80/reviews/revp11.htm

Luís Armando Gandin. Michael Apple. A Educação sob a ótica da análise relacional, in Revista Educação. Pedagogia Contemporânea. Currículo e Política Educacional. Editora Segmento.

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Em relação aos conhecimentos que compõem o currículo, Michael Apple aponta que escolha uma opção

 Pergunta 1 0,4 em 0,4 pontos (Concurso SESI - 2010) Sobre as características dos projetos de trabalho desenvolvidos com as crianças, assinale V se as afirmativas forem verdadeiras e F se forem falsas. ( ) Possuem uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. ( ) São construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. ( ) Exigem o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto em pauta. ( ) O registro dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas crianças acontecem somente no final do trabalho. ( ) Têm como uma de suas etapas a socialização do que o grupo já sabe e o levantamento do que desejam saber. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de letras, de cima para baixo. Resposta Selecionada: b. V – V – V – F – V. Respostas: a. F – V – F – F – F. b. V – V – V – F – V. c. V – V – V – V – V. d. F – F – V – V – F. e. V – F – V – F – V. Feedback da resposta: Resposta: alternativa B. Comentário: A única alternativa falsa é a quarta, pois o registro do projeto deve acontecer no planejamento do trabalho (início), durante a execução do projeto, para conseguir verificar as aprendizagens e o percurso metodológico, e no final do projeto, de forma a verificar se os objetivos propostos foram realmente alcançados.  Pergunta 2 0,4 em 0,4 pontos A noção de pedagogia crítica começa com certo grau de __________, uma visão de __________ e uma __________ que nos impelem a repensar o ensino e a renová-lo no âmbito de uma teoria mais ampla de escolarização, como forma de __________. Assinale a alternativa cujos termos complementem adequadamente as lacunas da frase acima: Resposta Selecionada: a. Indignação, possibilidade, incerteza, política cultural. Respostas: a. Indignação, possibilidade, incerteza, política cultural. b. Respeito, impossibilidade, certeza, política cultural. c. Indignação, possibilidade, certeza, política da indiferença. d. Desprezo, probabilidade, dúvida, política curricular. e. Indignação, impossibilidade, incerteza, política cultural. Feedback da resposta: Resposta: alternativa A. Comentário: A pedagogia crítica, pautada na teoria crítica do currículo, é uma pedagogia da desconfiança, do não aceitar tudo como é dado, de reflexão e, por isso, de indignação. Essa pedagogia é definida por Giroux e Simon como uma visão de possibilidades, de busca de alternativas e uma incerteza que nos faz repensar o ensino, pois não há fórmulas mágicas para a prática educativa. Cada contexto é único, cada lugar tem determinadas características. Essa pedagogia é uma política cultural, porque assume um posicionamento a favor de todas as culturas presentes na escola.  Pergunta 3 0,4 em 0,4 pontos A organização curricular reflete as práticas socioculturais. Para colocá-la a serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania, é preciso haver: Resposta Selecionada: a. Interação entre as diversas culturas, que têm linguagens e identidades próprias, com vistas à transformação das relações culturais e sociais. Respostas: a. Interação entre as diversas culturas, que têm linguagens e identidades próprias, com vistas à transformação das relações culturais e sociais. b. Inserção das diferentes culturas numa cultura comum, na qual as visões de mundo, dos costumes e dos saberes escolares sejam representativas. c. Estímulo à igualdade de grupos e à capacidade intelectual de todos, por meio da articulação em prol da ascensão social. d. Destaque às diferenças culturais produzidas historicamente, priorizando os valores e costumes dos grupos pouco privilegiados em detrimento da cultura hegemônica. e. Consideração da possibilidade de conflitos entre grupos culturalmente diversos, buscando a negociação e objetivando o consenso. Feedback da resposta: Resposta: alternativa A. Comentário: A educação baseada numa pedagogia crítica procura questionar de que forma podemos trabalhar para a reconstrução da imaginação social em benefício da liberdade humana. É importante que o ensinar e o aprender estejam associados aos objetivos da educação do estudante, no sentido de que consigam compreender por que as coisas são como são e como vieram a se tornar assim, ou seja, buscando tornar o familiar estranho e o estranho familiar a fim de visualizar um mundo que “ainda” não está em ordem, para ampliar as possibilidades de melhoria das condições de vida.  Pergunta 4 0,4 em 0,4 pontos Em relação aos conhecimentos que compõem o currículo, Michael Apple aponta que: Resposta Selecionada: c. Devemos nos preocupar com as formas pelas quais certos conhecimentos são considerados como legítimos em detrimento de outros, vistos como ilegítimos, ao contrário do que preconizavam os modelos tradicionais, cujo conhecimento existente era tomado como dado e inquestionável. Respostas: a. Os conhecimentos são eleitos no âmbito da prática social e, por isso, são considerados neutros. b. Esses conhecimentos devem ser construídos pelos próprios alunos numa relação ativa com o processo educativo. c. Devemos nos preocupar com as formas pelas quais certos conhecimentos são considerados como legítimos em detrimento de outros, vistos como ilegítimos, ao contrário do que preconizavam os modelos tradicionais, cujo conhecimento existente era tomado como dado e inquestionável. d. Os conhecimentos existem e são todos verdadeiros, cabendo somente selecioná-los de acordo com a faixa etária de quem os vai receber. e. Todo conhecimento deve passar por testes científicos para que se determine sua inserção no currículo ou não. Feedback da resposta: Resposta: alternativa C. Comentário: O currículo deve permitir o reconhecimento das suas raízes na cultura, na história e nos interesses sociais que lhe deram origem. “Um currículo e uma pedagogia democráticos devem começar pelo reconhecimento dos diferentes posicionamentos sociais e repertórios culturais nas salas de aula, bem como das relações de poder entre eles” (APPLE, 2002, p. 77).  Pergunta 5 0,4 em 0,4 pontos Leia com atenção as afirmações abaixo: I. Nos projetos, trabalhamos os conteúdos procedimentais e atitudinais, ficando, assim, isentos os conteúdos conceituais. II. No trabalho com projetos, o professor deve estar atento às causas do problema levantado como tema para que haja um efeito mais positivo. III. Podemos despertar o interesse dos alunos para um determinado tema a partir de assuntos da atualidade ou problemas e assuntos que ficaram pendentes em outros projetos, ou a partir de situações que surgem em nossa sala de aula. IV. O tema de um projeto independe do significado que terá para o grupo de alunos – o importante é o produto final que gera. V. É preciso evitar os “temas da moda”, sem a consulta do interesse dos alunos por esses temas. Partindo dessas afirmações, são verdadeiras: Resposta Selecionada: e. II, III e V. Respostas: a. I, II e IV. b. II, IV e V. c. III, IV e V. d. I, III e IV. e. II, III e V. Feedback da resposta: Resposta: alternativa E. Comentário: A única alternativa incorreta é a primeira. O trabalho com projetos envolve o desenvolvimento dos quatro tipos de conteúdos: Conceituais – conteúdos que exigem atividade cognoscitiva

Em relação aos conhecimentos que compõem o currículo, Michael Apple aponta que escolha uma opção
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