O que é agua sanitaria

A composição química da água sanitária (lixívia ou barrela) é basicamente uma solução aquosa de hipoclorito de sódio (NaClO), cuja fórmula está representada a seguir:

O que é agua sanitaria

Fórmula do hipoclorito de sódio

Em condições ambientes, o hipoclorito é um sólido branco na forma de pó. Nessa forma, muitas vezes o hipoclorito de sódio é chamado simplesmente de “cloro”, “cloro ativo” ou “cloro líquido”, porém, essas terminologias estão erradas, pois sua composição não é Cl2.

Na realidade, a solução de hipoclorito de sódio que forma a água sanitária é obtida borbulhando-se o cloro (Cl2) em uma solução de hidróxido de sódio (NaOH – soda cáustica), ocorrendo a seguinte reação:

2 NaOH + Cl2 → NaCl + NaClO + H2O

O hipoclorito de sódio pode ser obtido também por meio da eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha). Visto que esse sal sofre dissociação iônica em meio aquoso, haverá no meio os seguintes íons: Na+ e Cl-, vindos do sal, e OH- e H+, da água.

Entre esses íons, os menos reativos são o H+ e o Cl-, portanto, são eles que descarregam no cátodo e no ânodo, respectivamente. Veja as reações envolvidas nessa eletrólise em meio aquoso:

O que é agua sanitaria

Esquema de processo de eletrólise da salmoura e reação global

Observe que a eletrólise de uma solução aquosa de NaCl produz soda cáustica (NaOH), gás hidrogênio (H2) e gás cloro (Cl2). Portanto, o NaClO pode ser produzido industrialmente pela eletrólise de uma solução de cloreto de sódio sem nenhuma separação entre o cátodo e o ânodo, mantendo-os resfriados.

A água sanitária pode ser composta de hipoclorito de cálcio também, pois, conforme veremos mais adiante, as suas principais propriedades são oriundas do ânion hipoclorito (ClO-). Essas soluções apresentam 2,0 a 2,5% p/p de teor de cloro ativo durante o prazo de validade, que é, no máximo, de seis meses.

A água sanitária é uma solução aquosa de cor levemente amarelada, como mostra a imagem a seguir. É também fotossensível, ou seja, decompõe-se sob ação da luz (por isso sua embalagem costuma ser escura ou opaca), é corrosiva a metais e, quando em contato com ácidos, libera gases tóxicos.

O que é agua sanitaria

Água sanitária líquida de cor levemente amarelada

Esse produto possui duas aplicações principais: como desinfetante e como alvejante. Veja por que a água sanitária tem essas duas propriedades:

* Desinfetante: Em água, o hipoclorito de sódio dissocia-se facilmente, formando o ânion hipoclorito, ClO-, que atua como desinfetante e bactericida:

NaClO(s) ↔ Na+(aq) + ClO-(aq)

Esse íon pode também reagir com as moléculas de água e formar o ácido hipocloroso:

ClO-(aq) + H2O(l) ↔ HClO(aq) + OH-(aq)

Esse ácido atua também como desinfetante e bactericida, sendo 80 vezes mais eficiente que o ânion hipoclorito.

Assim, a água sanitária é um poderoso antisséptico usado em limpeza doméstica e de hospitais. Ela age destruindo ou inativando micro-organismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre.

A água sanitária usada para limpeza doméstica possui uma concentração de “cloro ativo” de 25 g/L a 50 g/L. Mas existem outras soluções de hipoclorito de sódio, que se diferenciam somente quanto à concentração, que são usadas para tratamento da água e limpeza. Veja as concentrações recomendadas para cada finalidade:

- Água para beber: 0,4 mg/L (basta adicionar duas gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% em um litro de água e aguardar 10 minutos que ela estará própria para consumo);

- Para limpar vegetais: 4 mg/L (você pode adicionar 10 gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% em um litro de água e deixar o vegetal mergulhado por cerca de 30 minutos que todos os micro-organismos presentes serão destruídos, evitando, assim, doenças como a cólera);

- Limpeza de utensílios: 8 mg/L;

* Alvejante: A água sanitária é usada também como branqueadora na lavagem doméstica de roupas. Isso acontece porque tanto o íon hipoclorito quanto o ácido hipocloroso são poderosos oxidantes de compostos orgânicos e inorgânicos.

Resumidamente, isso acontece porque as cores são vistas por meio do movimento dos elétrons que saltam entre as camadas de energia nos átomos. Assim, os alvejantes, como são agentes oxidantes, retiram esses elétrons, e a cor do tecido “desaparece”.

Em escala industrial, o hipoclorito de cálcio é mais usado para o tratamento de papel e tecidos.

Lixívia: Substantivo

O que é Lixívia:
A lixívia (português europeu) ou água sanitária (português brasileiro) (popularmente chamada de cândida) é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto activo, o hipoclorito de sódio tem a fórmula química NaClO. É muito utilizada como agente clareador (alvejante). Possui excelente ação bactericida. Dissolve substâncias orgânicas mortas. Também é reativo com componentes à base de amônia. Antigamente possuía vários usos, principalmente aquecimento com gorduras para produção de sabão, tendo sido substituída por produtos industriais, como o hidróxido de sódio, a barrilha e o bicarbonato de sódio.

É utilizada geralmente como uma mistura de hipoclorito de sódio e água (na proporção de 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio), sendo considerada uma solução aquosa.

Exemplo de uso da palavra Lixívia:
Lixívia é a mesma coisa que água sanitária

O que é água sanitária:
Um composto químico usado para limpeza e desinfecção. Chamado também de alvejante, cândida, cloro ou quiboa.

Exemplo de uso da palavra água sanitária:
Precisamos de mais água sanitária para limpar o banheiro.

O que é agua sanitaria
Água sanitária: mitos, verdades e dicas de uso na faxina 

A água sanitária é um produto de limpeza versátil. Ela pode ser utilizada em diversas situações e das mais variadas maneiras. Talvez por isso, alguns mitos cercam o seu uso. Para ajudar a desvendá-los, conversamos com o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, que deu dicas valiosas para melhor utilização do alvejante – como também é chamado o item. Confira abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

leia mais

Para higienizar o piso de casa, basta diluir duas colheres (sopa) de água sanitária em um litro de água. Em seguida, passe o pano embebido na solução no piso e, para retirar a sujeira, enxágue-o em um balde com água limpa. Depois é só torcer o pano e repetir o processo até toda a sujeira ser removida. 

No caso de revestimento de madeira ou laminado, faça o teste em um cantinho antes para evitar manchas. 

Limpeza de bancadas

A mesma solução para piso pode ser utilizada para limpar as bancadas da cozinha e banheiro. Mas ela não é a única receita que o biomédico indica. Também é possível fazer a higienização destas superfícies combinando um litro de água a 10 gotas de detergente neutro. 

Caso a bancada seja pequena, é possível fazer a receita pela metade, ou seja, meio litro de água e cinco gotas de detergente, ou uma colher (sopa) de alvejante.

Limpeza de xixi e cocô de pets

Para quem tem pets em casa, a limpeza do piso segue etapas diferentes. Confira o passo a passo indicado pelo Dr. Bactéria para higienização completa.

1. Retire o cocô e xixi e deixe o piso seco.


2. Passe a solução de água e detergente (receita acima). 
3. Finalize passando pano embebido em três colheres de água sanitária diluidas em um litro de água

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os mitos que envolvem o uso da água sanitária, o biomédico Roberto Figueiredo alerta para o cuidado na hora de misturar o alvejante a outros produtos químicos. "Não pode misturar água sanitária com vinagre, pois a combinação pode liberar gases tóxicos", explica o profissional. O mesmo alerta também vale para amônia!

Já a combinação do alvejante com o detergante anula os dois produtos. "Um neutraliza o outro", explica. 

Usos extras

A água sanitária pode ser utilizada na higienização dos capachos de vinil na entrada da casa. A solução de um litro de água com três colheres (sopa) de alvejante desinfeta os sapatos e ainda mata micro-organismos, como o coronavírus. "O Covid-19 dura apenas um minuto nesta solução", explica.

Outro uso pouco utilizado é na limpeza de paredes com bolor. "Basta passar a mesma solução nas paredes para matar o bolor. Como você sabe que eles morreram? Modificou a cor", afirma o Dr. Bactéria.

Cuidados

Para manusear a água sanitária, o Dr. Bactéria indica sempre usar luvas para proteger as mãos. Além disso, ao passar o produto, abra o ambiente e deixe o ar circular. 

E caso você tenha problemas de pele, o uso do alvejante é contraindicado.

leia mais

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!