O que é aresta vertice e face

Plano de Aula

Plano de aula: Receita matemática! Contando faces, vértices e arestas

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos geométricos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características, mais especificamente faces, vértices e arestas.

Recursos necessários

  • Massinha de modelar/gomas,
  • Palito de churrasco/dente ou picolé,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos ou os próprios sólidos geométricos em madeira,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro);
  • Datashow (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Opcionais: Celular, computador ou tablet

Jogo: Sólidos geométricos


Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.Álbum virtual

Flipgrid

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano deve ser a atividade principal, entretanto, vale a pena iniciar com a atividade de aquecimento para verificar os conhecimentos dos alunos sobre faces, vértices e arestas. Essa atividade pode ser enviada como forma de desafio antes da aula que será realizada. Envie a imagem do slide de aquecimento por WhatsApp ou e-mail e desafie os alunos a enviar suas respostas pelo mesmo meio. Através da atividade você poderá identificar o nível de compreensão da turma sobre esses conceitos.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos. Os alunos devem ter em mãos: palitos (que podem ser de churrasco/dente ou picolé), canudos, canudos feitos com páginas de jornal ou revistas e massinha (gomas tipo jujuba ou até mesmo miolo de pão). Essa atividade pode ser realizada tanto de forma síncrona como assíncrona, por videoconferência ou por WhatsApp. Os alunos devem montar sólidos geométricos utilizando esses materiais. Cada aluno pode montar um sólido, não precisa montar todos. As instruções podem ser dadas ao vivo ou através de vídeo gravado modelando a atividade. A tabela para preenchimento pode ser enviada em forma de arquivo por e-mail ou WhatsApp. Peça que, se for possível, os alunos gravem um vídeo mostrando as suas produções e explicando como ela foi realizada e o que concluíram sobre os vértices, arestas e faces do sólido que construíram. Você pode pedir que disponibilizem no Flipgrid para que todos sejam disponibilizados para as famílias assistirem. Caso não seja possível, os alunos podem fotografar as suas produções e compartilhá-las em um álbum virtual. Cada um pode criar a legenda para sua produção explicando como foi realizada e suas conclusões.

Discussão das soluçõesNa discussão das soluções os alunos devem compartilhar suas produções. Eles podem compartilhar via fotografia e texto ou áudio, ou mesmo gravar um vídeo mostrando sua produção e conclusões. Você pode incentivar as discussões com perguntas para que possam efetuar comparações entre esses sólidos e suas planificações:     - Qual sólido geométrico você produziu?     - Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?

Sistematização do conceito e encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usado por sua escola para interagir com os alunos.

Convite às famíliasEnvie para as famílias uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa. O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais.

Esta é uma atividade divertida para ser realizada em família. Os familiares podem ajudar também na parte de gravar o vídeo ou fotografar as produções dos alunos. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características, mais especificamente faces, vértices e arestas.

Recursos necessários

  • Massinha de modelar/gomas,
  • Palito de churrasco/dente ou picolé,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Embalagens que representem os sólidos geométricos ou os próprios sólidos geométricos em madeira,
  • Folha das Atividades (impressas, passadas no quadro);
  • Datashow (opcional).

Toda figura ou sólido geométrico possui alguns elementos característicos que são utilizados com frequência nos cálculos e definições matemáticas. Esses elementos são objetos matemáticos primitivos, isto é, pontos, retas e planos, que recebem nomes especiais em razão de sua importância. Porém, antes de definir esses elementos, é importante saber o que é um poliedro.

O que é um poliedro?

Os sólidos geométricos são figuras definidas no espaço tridimensional. Isso significa que é possível obter comprimento, largura e profundidade (geralmente chamada de altura) de um sólido. Já as figuras geométricas, definidas no espaço bidimensional, proporcionam apenas as medidas de comprimento e largura. Os sólidos geométricos são divididos em dois grandes conjuntos: aqueles que possuem curvas em sua constituição, conhecidos como corpos redondos, e aqueles formados apenas por planos, conhecidos como poliedros. Dessa maneira, um poliedro é um sólido geométrico em que todas as faces são planas.

Os poliedros são divididos em outros dois grandes grupos: prismas e pirâmides. Primeiramente serão expostos os elementos que todos os poliedros possuem, após isso, os elementos do prisma e, por fim, os elementos da pirâmide.

Elementos de um poliedro

Faces: São formadas por planos. Em um poliedro, duas faces nunca estão no mesmo plano, mas estão no mesmo espaço. Cada uma dessas faces é um polígono. Na imagem abaixo, as faces são os triângulos ADE, ABE, DCE e BCE e o quadrilátero ABCD.

Arestas: São os segmentos de reta provenientes do encontro entre duas faces. Uma aresta pertence apenas a duas faces distintas. Na figura abaixo, são os segmentos de reta AB, AD, BC, CD, AE, BE, CE e DE.

Vértices: São os pontos de encontro das arestas. Na figura abaixo, são os pontos A, B, C, D e E.


Ilustração de um poliedro e seus elementos: faces, arestas e vértices

Elementos de um Prisma

Prismas são poliedros que possuem duas bases pertencentes a planos distintos e paralelos. Observe a figura abaixo para melhores esclarecimentos sobre os elementos de um prisma.

  • Vértices, faces e arestas: São os elementos de qualquer poliedro listados anteriormente.

  • Bases do prisma: Na figura acima, são os pentágonos ASEGH e NOPQR, que pertencem a planos paralelos. Contudo, não é necessário que essas figuras sejam pentágonos. Elas podem ser qualquer polígono.

  • Faces laterais: Polígonos situados “nas laterais” do prisma, isto é, polígonos que não são as bases. No exemplo acima, todos os quadriláteros.

  • Arestas da base: São as arestas ligadas às bases desse prisma. Na figura acima, são os segmentos de reta: AS, SE, EG, GH, HA, NR, RQ, QP, PO e ON.

  • Arestas laterais: São as arestas presentes nas faces laterais do prisma, a saber: os segmentos HO, GP, EQ, SR e AN.

  • Altura do prisma: A menor distância entre os planos que contêm as bases de um prisma é chamada de altura do prisma.

  • Diagonal do prisma: Segmento de reta que liga dois vértices que não pertencem à mesma face. No exemplo, uma dessas diagonais é o segmento de reta pontilhado em vermelho NE.

Elementos de uma pirâmide

Pirâmides são poliedros formados por todos os segmentos de reta que têm início em um polígono e findam em um ponto, que não pertence ao mesmo plano.

  • Vértices, arestas e faces são elementos de qualquer poliedro, inclusive a pirâmide, e já foram definidos acima.

  • Base da pirâmide: Face inferior da pirâmide. Polígono que não pertence ao mesmo plano que o vértice A. No exemplo acima, o polígono BCDEFG.

  • Vértice da pirâmide: Ponto mais “alto” da pirâmide e não pertence ao mesmo plano que a base. No exemplo acima, o vértice da pirâmide é o ponto A.

  • Faces laterais: Exceto pela base, todas as faces de uma pirâmide são laterais. No exemplo acima, as faces laterais são os triângulos.

  • Arestas da base: São as arestas que pertencem à base de uma pirâmide. No exemplo acima, BC, CD, DE, EF, FH e GB.

  • Arestas Laterais: não pertencem à base de uma pirâmide. São eles: AB, AC, AD, AE, AF, AG e AH.

  • Altura: É a distância entre o vértice da pirâmide e o plano que contém sua base.

Última postagem

Tag