O que é fusão da água

Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor. Ao colocar um cubo de gelo no copo de suco, após algum tempo é possível observar que lentamente o gelo se derreteu e se mistura ao suco, ou seja, aconteceu uma fusão.

O que significa fusão no ciclo da água?

Um exemplo desse processo é a formação de gotas d'água na parte interna da tampa da panela ao cozinhar alimentos ou ferver água. A fusão é um dos estados físicos da água em que ocorre a mudança do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão da água é de 0ºC.

O que é fusão resposta?

Fusão é o processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. Um sólido é chamado cristalino quando se funde bruscamente a uma temperatura determinada, que se mantém constante (se a pressão permanecer constante), até que a mudança de fase se complete.

O que é a condensação da água?

Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. ... No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

Quais são os três tipos de vaporização da água?

Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.

Quais são as mudanças de estado da água?

Mudança de Estado Físico

  • Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. ...
  • Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. ...
  • Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida.

O que é solidificação fusão vaporização e condensação?

Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.

O que é Efusoes?

Fusão é o efeito ou ato de fundir. ... Para que haja a transformação de uma substância no estado sólido para o líquido, a partir da ação do calor, esta precisa atingir o seu ponto de fusão, ou seja, a temperatura ideal que permite a mudança entre os estados físicos.

O que é fusão na geografia?

O fenômeno da fusão ocorre quando uma substância recebe calor de uma fonte. Uma substância é dita cristalina quando se funde bruscamente a uma determinada temperatura, enquanto a não cristalina vai amolecendo gradativamente durante a fusão, tornando-se pastosa e, depois, liquefazendo-se completamente.

Qual o ponto de fusão e ebulição da água?

  • O gráfico a seguir mostra o ponto de fusão (PF) e o ponto de ebulição (PE) da água: Os pontos de fusão e ebulição são propriedades importantes das substâncias, pois cada uma possui uma temperatura de fusão e uma temperatura de ebulição específicas.

Como ocorre a fusão?

  • Durante a fusão, essas moléculas se desligam umas das outras e passam a ocupar mais espaço, ou seja, a substância aumenta seu volume. O aumento da pressão aumenta a dificuldade dessas moléculas se desligarem e com isso é necessário mais energia para que ocorra a fusão.

Quais são as características da água líquida?

  • Mais especificamente, a água líquida tem duas fases líquida com grandes diferenças de estrutura e densidade. A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias.

Quais são as características físicas da água?

  • A água manifesta-se em seu estado líquido sob temperaturas entre °C e pressão de uma atmosfera. As características físicas da água apresentam diversas anomalias quando comparadas com as propriedades típicas de outros líquidos.

Fusão é o efeito ou ato de fundir. No campo da física térmica, este termo se refere ao processo de transformação do estado sólido em estado liquído, a partir da ação do calor.

Para que haja a transformação de uma substância no estado sólido para o líquido, a partir da ação do calor, esta precisa atingir o seu ponto de fusão, ou seja, a temperatura ideal que permite a mudança entre os estados físicos.

Por exemplo, o ponto de fusão da água pura (passar de gelo para água líquida) é de 0º Celsius. No entanto, cada substância apresenta um ponto de fusão distinto:

  • Ouro = 1.064º Celsius
  • Ferro = 1.538º Celsius
  • Oxigênio = - 218,8º Celsius

Ver também: significado da Ebulição.

De modo geral, a fusão pode ser entendida como a união ou mistura de duas ou mais coisas distintas, fazendo com que sejam transformadas em algo único.

Entre alguns dos principais sinônimos de fusão estão: fundição, liquefação, derretimento, dissolução, absorção, mescla, mistura, integração, união, combinação, agregação, coalizão, aliança e coligação.

A chamada fusão política consiste na união de dois ou mais partidos diferentes com o intuito de construir uma coligação, ou seja, uma aliança que dê maior força e estabilidade para estes grupos durante os processos eleitorais, por exemplo.

Já no âmbito do direito tributário, a fusão de empresas ou sociedades consiste numa operação que une diferentes companhias para a formação de uma nova. Neste caso, todas as empresas e sociedades individuais se extinguem, dando espaço para a personalidade jurídica da que foi criada.

Saiba mais sobre o Ponto de fusão.

Fusão nuclear

Na Física nuclear, a fusão nuclear representa a união de pequenos núcleos atômicos responsáveis pela formação de átomos com um núcleo maior, mais pesado e estável.

A fusão nuclear também é capaz de libertar grandes cargas de energia. O Sol, por exemplo, tem como fonte de energia as fusões nucleares que ocorrem no seu interior, onde núcleos de hidrogênio se fundem para originar núcleos de hélio.

Ver também: significado de Energia nuclear.

Os diferentes estados físicos da água podem ser observados, naturalmente, no nosso planeta. A água dos rios e mares, por exemplo, está no estado líquido. Já a água das geleiras está no estado sólido, e, na atmosfera, encontramos a água no estado gasoso. Frequentemente essa substância pode mudar de um estado físico para outro a depender de fatores como a temperatura e a pressão.

Leia mais: Terra: planeta água? Será que poderíamos apelidar nosso planeta de outra forma?

Os três estados físicos da água

A água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela é uma das poucas substâncias que podem ser encontradas naturalmente em seus três estados.

A água é encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.
  • Sólido: a água no estado sólido pode ser observada, por exemplo, nos polos, no pico das  montanhas e nos icebergs. Nesse caso, as moléculas de água estão bem próximas umas das outras, e a substância adquire forma e volume bem definidos.
  • Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. Essa é a principal forma como a água é encontrada no planeta. A água no estado líquido apresenta moléculas mais afastadas do que no estado sólido, e ela adquire a forma do recipiente em que está contida. Você pode conferir essa propriedade ao observar a água em um copo. Quando no estado líquido, ela adquire a forma do copo, e quando no estado sólido, permanece com sua forma definida.
  • Gasoso: a água no estado gasoso pode ser observada na atmosfera. Nesse caso verificamos que suas moléculas ficam bem afastadas umas das outras, não possuindo nem forma nem volume definidos.

Mudanças de estado físico da água

Quando a água passa de um estado físico para outro, dizemos que ocorreu uma mudança de estado. Essa mudança ocorre devido a variações na temperatura ou na pressão em valores específicos. A água, por exemplo, passa do estado sólido para o líquido à 0 ºC a uma pressão de 1 atm.

Observe na figura as diferentes mudanças de estado físico da água.

Vejamos, a seguir, as mudanças de estado que ocorrem na água:

  • Fusão: passagem de uma substância do estado sólido para o líquido. Para que isso ocorra, é necessário que a substância ganhe calor. A fusão pode ser observada quando vemos o gelo derretendo.
  • Vaporização: passagem de uma substância do estado líquido para o gasoso. Para que isso ocorra, a substância deve ganhar calor. A vaporização pode ocorrer de três maneiras: evaporação, ebulição e calefação. A primeira é uma vaporização que ocorre de maneira mais lenta. Um exemplo é quando colocamos uma roupa no varal para secar. A segunda, por sua vez, é mais rápida que a anterior, sendo observada a formação de bolhas. Pode ser conferida quando colocamos uma água para ferver. A terceira ocorre de maneira muito mais rápida do que as outras formas. Quando uma gota de água cai sobre uma chapa quente, por exemplo, podemos observar a calefação.
  • Solidificação: passagem de uma substância do estado líquido para o sólido. Para que  ocorra, é necessário que a substância perca calor. Quando a água no estado líquido forma o gelo no freezer, por exemplo, estamos observando a solidificação.
  • Condensação: também chamada de liquefação, ocorre quando uma substância passa do estado gasoso para o líquido, perdendo calor. A condensação é responsável pela formação das nuvens.
  • Sublimação: acontece quando uma substância passa diretamente do estado sólido para o gasoso. O processo inverso recebe o nome de ressublimação ou também pode ser chamado de sublimação.

Para saber mais sobre esse importante processo para o meio ambiente e os seres humanos, leia: Ciclo da água.

Vamos revisar o que aprendemos?

A figura a seguir apresenta letras e números que indicam, respectivamente, os estados físicos da água e suas mudanças. Identifique o estado indicado por cada letra e as mudanças indicadas por cada número.

Identifique que estado físico da água está representado nas letras A, B e C e as mudanças de estado indicadas em 1, 2, 3 e 4.

Conseguiu identificar? Confira a seguir a resposta:

A- Sólido

B- Líquido

C- Gasoso

1- Fusão

2- Vaporização

3- Condensação

4-Solidificação

Última postagem

Tag