O que é parágrafo 2 ano Fundamental

Plano de Aula

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos

Convite às famílias
Uma forma divertida de aproximar as crianças de textos instrucionais é assistir a vídeos com tutoriais. Uma sugestão é acessar o Blog da Leiturinha, disponível aqui, e, junto com a criança, aprender a fazer mágicas incríveis! Vocês podem anotar as instruções de cada mágica e, depois de treinarem, apresentar um incrível show para toda a família!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Produzindo coletivamente um texto de instruções de montagem

Finalidade da aula: Produzir um texto de instrução de montagem de um brinquedo coletivamente, tendo como base um planejamento realizado anteriormente e em grupos sobre as partes principais desse texto.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Instrução de montagem

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos / Escrita (compartilhada)

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP06 , EF02LP13

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Anotações realizadas na aula anterior (planejamento dos grupos).

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero texto instrucional -  Instruções de Montagem”apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na organização do texto em si, principalmente nos passos de montagem. Mesmo tendo o professor como escriba, são eles que irão organizar os passos de montagem e detalhar cada um deles, para que o texto fique claro e passível de entendimento.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

 Você já deve saber que, além de boas ideias, um bom texto precisa estar bem estruturado, não é mesmo? Quando uma redação é bem construída, as chances de o leitor compreender melhor o que está sendo dito são muito maiores. Uma coisa depende da outra, pois não adianta ter bons argumentos se o seu texto ficar estruturalmente bagunçado.

Entre os itens que compõem a estrutura do texto está a paragrafação. Esse é um assunto delicado, já que muitas pessoas não sabem como escrever um parágrafo de maneira adequada, assim como não sabem quando é hora de finalizá-lo. Pensando nisso, o Escola Kids traz cinco dicas de redação bastante simples que vão ajudá-lo(a) a colocar as ideias no papel da melhor maneira possível. Vamos lá?

Dicas de redação: Como escrever um parágrafo?

=) Dica 1: Essa dica talvez seja a mais importante: cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Mas o que é uma ideia-núcleo? É a ideia mais importante do parágrafo, pois a partir dela outras ideias serão desenvolvidas; a essas ideias damos o nome de ideias secundárias. Lembre-se de que as ideias secundárias devem estabelecer uma relação de subordinação com a ideia principal e, caso uma delas tenha mais força e precise ser mais bem desenvolvida, é hora de mudar de parágrafo;

=) Dica 2: Todo parágrafo deve conter um tópico frasal, que nada mais é do que a frase que resume todo o conteúdo da ideia-núcleo. Trata-se de uma afirmação categórica, por isso ela deve ser objetiva e concisa, sendo constituída por, no máximo, três orações. Caso o tópico fique extenso, é sinal de que você deve refazê-lo;

=) Dica 3: Você não sabe qual é o tamanho ideal do parágrafo? Fique tranquilo, mesmo porque não existe nenhuma regra que determine o tamanho exato do parágrafo. Claro que você não deve escrever um parágrafo imenso, pois isso deixaria seu texto mal estruturado e confuso. Tente escrever três frases para cada um, esse é um número satisfatório. Mas, atenção: não permita que seu texto fique engessado, ou seja, não permita que os parágrafos fiquem todos iguaizinhos;


Não se esqueça de que deve existir apenas uma ideia-núcleo para cada parágrafo. Fique atento também ao tópico frasal

=) Dica 4: Você sabia que um parágrafo também tem uma estrutura padrão? Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo, as ideias secundárias e a conclusão (onde se reafirma a ideia-núcleo). Essa estrutura deve ser respeitada principalmente nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, lembrando que, em parágrafos curtos, geralmente não há conclusão;

=) Dica 5: Releia seu texto quando terminar de escrevê-lo, assim você poderá encontrar possíveis falhas na paragrafação. Esse exercício final é ótimo para ajudar a localizar problemas relacionados com a coerência e coesão, falhas que comprometem o entendimento global de um texto. Se você notar que em um mesmo parágrafo existem várias ideias-núcleo, não tenha preguiça de reestruturar sua redação e permitir que o leitor possa aproveitar ao máximo as informações que você pretende transmitir.

Dica de ouro: Leia mais! Não existe um bom escritor que não seja bom leitor. Por meio da leitura adquirimos bagagem cultural, percebemos o funcionamento da língua e aprendemos na prática as regras da língua portuguesa, sem precisar decorá-las. Boa leitura e bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras
 

Última postagem

Tag