O que fazer para a menstruação descer imediatamente

Fazer a menstruação atrasada descer mais rápido, muitas vezes é a única solução para se livrar do mal estar pré-menstrual.

Quando a menstruação está atrasada, há aquele desconforto abdominal. Além disso, os seios ficam doloridos e sensíveis.

O corpo é uma máquina individual, afinal, não é toda mulher que tem o ciclo menstrual certinho como um relógio.

Por isso, muitas vezes, não devemos abrir mão de recursos práticos para nosso bem-estar.

Uma dica sensacional, ensinará você como fazer a menstruação descer imediatamente e aliviar todo o desconforto.

Mas, atenção: tenha certeza de que você não está grávida antes de fazer essas técnicas ou qualquer outra.

O atraso menstrual pode ter diversas razões. A gravidez, é obviamente, a mais comum.

Assim,  a primeira coisa a se fazer quando o atraso menstrual ultrapassar 5 dias, é um teste de gravidez caso a mulher tenha vida íntima ativa.

Contudo,  as alterações hormonais, estresse excessivo e o grande consumo de alimentos com cafeína, como chocolate, café e refrigerantes de cola também podem alterar o ciclo menstrual.

Também, é preciso estar atenta a outro problema que atrasa a menstruação: a síndrome do ovário policístico (SOP).

Como fazer a menstruação descer imediatamente?

1. Beber chás

Várias plantas e raízes podem ser usadas na forma de remédio caseiro para fazer descer a menstruação. Eles agem promovendo a contração do útero.

Ao mesmo tempo, estimulam o fluxo sanguíneo.

De acordo com um estudo feito pela Comunidade de Ciência e Saúde(1), por causa da contração uterina, esses chás podem provocar aborto.

O chá de canela, por exemplo, aumenta em 12,5% as chances de aborto e deve ser rigorosamente evitado em caso de gestação.

Ao mesmo tempo, a salsa possui duas substâncias (mirristicina e apiol) que possuem capacidade de contrair o útero ligeiramente. 

O chá de salsa, então,  funciona muito bem como uma forma de descer a menstruação rapidamente.

O gengibre, por sua vez, é uma raiz termogênica que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e, também,  fazer a menstruação descer.

Assim, esteja certa de ter afastado todas as possibilidades de gravidez antes de fazer uso dos chás das seguintes plantas:

  • Chá de cravo da índia. Ferver por 5 minutos meio litro de água e uma colher de cravo da índia. Adoce a gosto e, em seguida beba ainda morno. São 3 xícaras por dia.
  • Chá de canela. Coloque um pau de canela e deixe ferver em uma xícara de água por 5 minutos. Deixe amornar, retire a canela em pau e beba em seguida. Se desejar, adoce à gosto.
  • Chá de gengibre. Ferver por 5 minutos meio litro de água e  duas colheres de gengibre fresco ralado. Adoce a gosto e, em seguida beba ainda morno. São 3 xícaras por dia.
  • Chá de salsa. Coloque 2 colheres de sopa de salsa picada em uma xícara de água bem quente. Em seguida deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba o chá ainda morno.

2. Fazer compressas quentes

Este é um dos métodos mais populares de aceleração leve do ciclo menstrual.

Aquecer o abdome, na região dos órgãos reprodutores é uma técnica muito usada pelas mulheres.

O calor na região pélvica, irá provocar o relaxamento dos músculos da região.

Ao mesmo tempo, fará com que os vasos sanguíneos sejam dilatados, favorecendo a liberação do fluxo sanguíneo para a área, acelerando suavemente o ciclo menstrual.

Se você está com aquele desconforto pré menstrual, usar a compressa quente irá adiantar o sangramento, bem como aliviar as cólicas.

Aliás, essa dica pode ser usada em conjunto com os chás, o que dará um efeito rápido.

Alguns acreditam que tomar suplementos de vitamina C ou comer alimentos ricos nessa vitamina faz com que o útero se contraia, o que acelera o período menstrual e faz a menstruação descer mais rápido.

3. Ingerir vitamina C

Consumir vitamina C de forma equilibrada é muito saudável para manter o sistema imunológico fortalecido.

Com isso, irá melhorar o funcionamento das células.

além disso, essa vitamina reduz a liberação de progesterona, relaxa e dilata o útero, levando à menstruação descer imediatamente.

Tudo que reduz a progesterona, fará a menstruação vir logo!

Pode também, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como gengibre, salsinha, pimentões, brócolis, kiwi, frutas cítricas, verduras e tomates.

4. Usar remédio de farmácia para fazer menstruação descer

Sim, existem remédios para descer a menstruação. Quando o  atraso já chega a mais de 10 dias, é possível iniciar medicações hormonais para colaborar com o ciclo e ajudar a menstruação normalizar.

Tudo em comum acordo com seu ginecologista, lógico!  As marcas mais conhecidas à base de progesterona para esses fins são:

  • Ultrogestan [bula]. Esse medicamento é indicado para distúrbios da ovulação relacionados à deficiência de progesterona, como dor e outras alterações do ciclo menstrual. Mas, é amplamente recomendado para amenorreia secundária (ausência de menstruação) , fazendo, portanto, o período descer mais rapidamente.
  • Provera [bula].  Esse é indicado no tratamento de amenorreia secundária, sangramento uterino disfuncional devido ao desequilíbrio hormonal, na ausência de patologias orgânicas, como mioma ou carcinoma uterino, por exemplo.

Converse com seu médico sobre a possibilidade de usar um destes dois medicamentos para fazer a menstruação descer imediatamente.

5. Ter relações

Ter relações pode ajudar a adiantar a menstruação.

Muitas mulheres não sabem, mas o sêmen contém prostaglandinas, que atuam sobre o colo do útero da mulher, causando a amolecimento e dilatação.

Ao mesmo tempo, quando uma mulher tem um orgasmo, também faz com que o colo do útero se dilate.

E mais, ter relações, provoca um vácuo que pode puxar o sangue menstrual para baixo.

As relações regulares também podem reduzir os efeitos do estresse e ajudar a promover um equilíbrio hormonal saudável.

É importante lembrar que a falta de menstruação ou menstruação atrasada ​​podem ser sintomas de um problema subjacente.

Por este motivo, às vezes é aconselhável marcar uma consulta com o ginecologista para avaliar possíveis causas.

Você deve procurar um médico em sete diferentes situações:

  • suspeita que pode estar grávida
  • sua menstruação atrasou por 3 meses seguidos
  • sua menstruação parou antes dos 45 anos
  • está menstruando após a idade de 55 anos
  • experimenta sangramento entre menstruações ou depois do contato íntimo
  • períodos mudam bruscamente, fluxo muito intenso em um mês e no outro quase nada
  • experimenta sangramento pós-menopausa (sangramento mais de 12 meses após a menstruação ter cessado)
  • e, por fim, se você tem sangramento durante a reposição hormonal

Conclusão

Em suma, se você está sentindo aquele desconforto pré menstrual e espera que a menstruação desça logo, há dicas sensacionais de como fazer a menstruação descer mais rápido.

Você pode tentar diversos chás, compressas quentes e até  ter contato íntimo.

Contudo, antes de decidir acelerar a menstruação de qualquer forma, faça um teste de gravidez.

Isso porque, alguns métodos acima listados, podem prejudicar uma gravidez no início.

Portanto, se houver alguma chance de você estar grávida, não tente acelerar sua menstruação.

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.

Geralmente, este atraso na menstruação pode durar desde 1, 2, 3 ou 5 dias até 1 a 2 meses, sendo recomendado consultar o médico se a menstruação continuar atrasada por mais de 3 meses, para que a causa possa ser identificada e tratada.

Porém, se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes, existe a probabilidade de gravidez, sendo recomendado fazer um teste, que pode ser comprado nas farmácias.

Se a menstruação está atrasada e a mulher já realizou pelo menos 2 testes de gravidez no último mês, com 7 dias de intervalo entre a realização do teste, e o resultado tenha dado negativo, é muito provável que não seja gravidez e o atraso na menstruação possa estar a ser causado por outras situações, como:

1. Excesso de atividade física

O excesso de atividade física, como acontece com atletas ou pessoas que estão em preparação para alguma prova ou competição esportiva, por exemplo, podem levar a alterações hormonais, como é o caso do aumento da prolactina, que pode levar ao atraso da menstruação. Porém, é importante que a pessoa saiba que é importante praticar atividade física regular, desde que não seja em excesso.

2. Dietas muito restritivas

Algumas dietas muito restritivas, podem levar a oscilações hormonais que causam alterações na menstruação. Além disso, a redução de aporte de nutrientes faz com que o organismo aproveite a pequena quantidade de nutrientes para funções mais importantes, o que se pode refletir em atrasos ou mesmo ausência na menstruação.

3. Alterações no sistema reprodutor

Alterações no sistema reprodutor, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a presença de miomas no útero, também podem causar oscilações nos hormônios sexuais femininos, podendo levar a alterações na menstruação.

4. Alterações do hipotálamo e hipófise

O hipotálamo e a hipófise são glândulas que estão localizadas no cérebro e que são responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais. Doenças que causam alterações nestas glândulas podem levar a oscilações no ciclo e, consequentemente, atrasos ou antecipação da menstruação.

5. Pílula de uso contínuo

A pílula ou outros anticoncepcionais de uso contínuo, como fornecem hormônios ao organismo diariamente e sem pausas, impedem que ocorra a menstruação. Porém, podem ocorrer pequenos sangramentos ocasionalmente, mas em diferentes dias do ciclo.

6. Pré menopausa

Quando a fase da menopausa se começa a aproximar, é normal começarem a ocorrer atrasos ou mesmo falhas na menstruação. Algumas mulheres podem entrar na menopausa numa idade precoce e não perceber que é essa a causa dos atrasos da menstruação.

7. Pós-parto

No pós-parto, a menstruação só poderá voltar após a mulher parar de amamentar. Porém, é necessário usar métodos contraceptivos durante a amamentação, para evitar uma gravidez.

8. Uso de anticoncepcional

Em algumas mulheres que deixam de usar anticoncepcional como a pilula, implante ou injeção anticoncepcional, o ciclo menstrual pode demorar cerca de 6 meses a voltar a ser regular, o que é perfeitamente normal, não havendo motivo para preocupação.

9. Estresse e ansiedade

O estresse pode influenciar a regulação hormonal, realizada pelo hipotálamo, no cérebro, levando a alterações na menstruação.

Algumas destas situações podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses (amenorreia), sendo recomendado consultar o médico caso isso aconteça. 

Também se deve ter em atenção a situações de adolescentes que já tenham completado 16 anos de idade e ainda não menstruaram pela primeira vez. Nesse caso, o ginecologista pode diagnosticar uma amenorreia primária, que deve ser investigada. Esse atraso da menstruação pode estar relacionado a problemas como traumatismo craniano, prematuridade ou a defeitos no aparelho reprodutor, como hímen imperfurado, septo vaginal ou ausência de útero.

O que fazer em caso de menstruação atrasada

Se a mulher tiver a menstruação atrasada, o primeiro passo é fazer um exame de gravidez de farmácia. Se a menstruação estiver atrasada por mais de 3 meses, e não for possível identificar a causa, deve-se ir ao ginecologista, para que ele possa identificar a causa e tratar o problema, podendo em alguns casos ser recomendado o uso de remédios para descer a menstruação.

O médico pode pedir exames, como o teste do progestágeno e a dosagem da prolactina, para conseguir identificar o motivo desse atraso e indicar o tratamento mais adequado.

Além disso, dependendo do que está a provocar o atraso na menstruação, também é importante:

  • Reduzir a intensidade do exercício físico;
  • Reduzir o estresse;
  • Manter uma alimentação equilibrada, evitando dietas muito restritivas;
  • Manter o peso ideal;
  • Tomar a pílula anticoncepcional, se recomendado pelo ginecologista, para regular o ciclo menstrual.

Além disso, também é recomendado fazer consultas médicas regulares, para identificar possíveis problemas de saúde ou doenças como ovários policísticos, endometriose, anorexia, bulimia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, que podem provocar alterações no ciclo menstrual.

Remédios Caseiros para Descer a Menstruação

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a descer a menstruação, porém estes apenas devem ser tomados quando não existem suspeitas de gravidez.

1. Chá de Canela

Para preparar este chá, é necessário:

Ingredientes

  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo

Adicionar a canela em pau à água fervente, tapar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, retirar os paus de canela e beber quando estiver morno. Este chá deve ser bebido 1 a 2 vezes por dia até a menstruação descer e, se necessário, pode ser adoçado com um pouco de mel ou açúcar.

2. Chá de Agoniada

Para preparar este chá, é necessário:

Ingredientes

  • 5 gramas de flores secas de agoniada;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de Preparo

Adicionar as flores de agoniada à água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos e coar antes de beber. Deve beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia até a menstruação descer.

Estes chás são opções naturais para quando a menstruação está atrasada em alguns dias e apenas devem ser tomados durante 5 a 10 dias, sendo recomendado consultar o médico caso a menstruação não venha durante esse tempo. Além disso, não há comprovação científica de que funcionem na regulação da menstruação.