O que fazer para tirar agua do ouvido

Se você procura “Como tirar água do ouvido?”, este texto visa solucionar todas as suas dúvidas.

Quando chega o verão fica difícil não usufruir dos benefícios que ele nos proporciona.

Uma das principais atividades do verão ocorre na água, seja na praia ou em piscinas.

Nadar, mergulhar ou praticar esportes aquáticos são atividades extremamente prazerosas para o nosso corpo combater o calor que a estação nos traz.

Na prática das atividades acima, bem como em nossos banhos de chuveiro diários, pequenos contratempos, como a entrada de água em nossos ouvidos, podem ocorrer.

Preocupações com a água no ouvido

Esses contratempos podem ser pequenos a princípio, se você tomar as medidas necessárias para tirar a água do ouvido.

Porém, podem se tornar grandes se não tomar os cuidados necessários para retirá-la de lá e ficar com uma constante sensação de água no ouvido.

Água no ouvido: como tirar?

Então, como tirar a água do ouvido?

Existem métodos caseiros para retirada da água do ouvido?

Sim, são métodos ou manobras simples que podemos efetuar sem risco de agravar o problema.

Porém, há de se ter cuidado. Com certeza alguma pessoa vai querer lhe indicar um método infalível, que o primo do amigo do vizinho usou e que foi tiro e queda para eliminar a água no ouvido, como: pingar no ouvido afetado: azeite, água oxigenada, álcool, vinagre, chás, etc.

Estes métodos não têm comprovação médica efetiva para a solução do problema.

O que fazer quando entra água no ouvido?

Caso você queira efetuar as manobras abaixos indicadas e o problema persistir, procure imediatamente ajuda médica, pois a água no ouvido pode ocasionar infecções, tornando o tratamento mais difícil.

Vale lembrar que estas práticas nunca devem ser realizadas em bebês.

As manobras ou métodos caseiros para tirar a água do ouvido, são:

  • Deitar de lado com o ouvido com água voltado para baixo e esperar que, pela gravidade, a água saia;
  • Inclinar a cabeça para o lado do ouvido com água, prender o ar na boca e dar pequenos pulos;
  • Colocar a mão sobre o ouvido com água e fazer o movimento como se fosse o desentupimento de pia, deitando-se de lado e deixando a água escoar pelo efeito da gravidade;
  • Com a cabeça inclinada para o lado do ouvido com água, puxar o lóbulo da orelha, abrindo desta forma o conduto auditivo, deitando-se de lado e com a gravidade ajudando a expulsar a água;
  • Fazer a manobra de valsalva, que consiste em tapar o nariz e a boca, tentar expirar com força. Desta forma a pressão no canal auditivo eliminará a bolha de ar que obstrui a saída da água.
  • Utilizar-se da ponta de um papel toalha, que é o caso da água localizada na parte mais externa ouvido, pois assim o papel absorverá a água.

Se todas as manobras indicadas não produzirem o efeito esperado, procure a ajuda de um médico especialista para que ele faça ou indique o método correto para tirar a água do ouvido.

Não espere problemas mais sérios em seus ouvidos para buscar ajuda.

Quais os sintomas da água no ouvido?

A água no ouvido pode causar a sensação de dor, zumbido, perda da audição e pode caminhar para uma infecção, a otite.

A constatação de ouvido entupido por água em um adulto ou por uma criança que consiga verbalizar os sintomas, fica mais fácil para se obter uma solução.

Nessas pessoas é possível fazer uma manobra simples, um método caseiro para eliminação de água do ouvido.

E quando há água no ouvido do bebê?

Quando acontece com um bebê, o diagnóstico fica mais difícil, pois depende da observação dos pais ao perceber o choro da criança.

Quase como um detetive é possível ir eliminando algumas possíveis causas da irritação da criança: pode ser falta de alimentação, sono, calor, frio, etc.

Depois, talvez seja possível chegar à conclusão que no banho pode ter entrado água no ouvido do bebê, provocando a dor.

Para isso, não tente tratamentos alternativos para retirar a água no ouvido no bebê.

Imediatamente procure pelo pediatra, informe de suas suspeitas, que ele irá avaliar e dar o tratamento adequado.

Como tirar água do ouvido? Descubra o que fazer e quais são os sintomas


Por Direito de Ouvir
15 de janeiro de 2018

15 de janeiro de 2018

Ainda que, no começo, não nos incomode muito, tirar a água dos ouvidos é fundamental para evitar problemas de audição e inclusive infecções.

4 truques para tirar a água do ouvido

Todos já passaram por essa situação alguma vez; foram à piscina ou à praia e, por alguma razão, entrou água no ouvido.

Esta sensação é uma das mais desagradáveis que pode se apresentar, já que não se escuta bem e se sente um constante zumbido realmente agoniante.

O que torna esta situação mais desesperadora é a dificuldade em tirar a água do ouvido. Esta situação se transforma em uma série de malabares e acrobacias para tratar de eliminar toda a água residual.

Ainda que você não acredite, existem muitos truques e remédio caseiros realmente efetivos que podem ajudar neste problema.

Comumente diz-se que dando pancadinhas ou deitando de lado a água sai, porém, isso nem sempre funciona.

É muito importante saber que se a água não sai facilmente e vem acompanhada de outros sintomas é conveniente procurar o médico para avaliar o que está acontecendo.

Dentre estes sintomas podemos encontrar:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Enjoo;

1. Efeito vazio

É comum que, ao entrar água no ouvido, nos assustemos e comecemos a bater do lado contrário da cabeça.

Ainda que esta técnica possa funcionar, uma opção mais prática é colocar a palma da mão sobre o ouvido afetado e exercer pressão para criar uma espécie de vazio que ajude a água a descer pelo conduto auditivo.

É muito importante que a cabeça fique de lado e que não exerça muita pressão para evitar que a água entre muito mais.

2. Cabeça de lado

Com este truque há muitas modalidades:

  • Você pode pôr a cabeça de lado e bater com a mão na nuca ou no outro ouvido para fazer com que a água desobstrua a região e desça.
  • Outra forma, quando a água está muito profunda no ouvido, é pular com a cabeça de lado. Isso fará com que a pressão exercida pelo pulo expulse a água.
  • Se você quiser uma ajuda extra com isso, pode puxar do lóbulo da orelha para abrir mais o conduto auditivo. Isso facilitará a expulsão da água de qualquer uma das duas maneiras.

3. Deitar de lado sobre a cama

Este truque é realmente efetivo e muito fácil. Só tem que deitar sobre o ouvido afetado e deixar que a gravidade haja por si só.

Você pode inclinar um pouco a cabeça para conseguir fazer com que fique paralela à cama, o conduto auditivo estará reto e a água vai descer sozinha.

4. Secador de cabelo

Usar um secador de cabelo será ideal para fazer a água evaporar de dentro do ouvido.

O recomendável é ligá-lo na potência mais baixa e colocá-lo a uma distância prudencial para evitar queimaduras e deixá-lo ali por alguns minutos.

Isso fará com que a água saia pelo vento que sai do secador ou que ela seque e evapore devido ao calor.

Medicamento para tirar água dos ouvidos:

Álcool boricado

Este álcool é muito efetivo para absorver a água e em situações como estas é muito eficaz.

  • Bastar verter algumas gotas dentro do ouvido afetado e deixar repousar por 5 minutos para depois girar a cabeça e deixar que todo o líquido caia.

O Álcool boricado você encontra na Biológica Farmácia de Manipulação para comprar.

Veja também: Mulheres compõe 78% do quadro de funcionários da farmácia mais premiada de MT

Fonte: //melhorcomsaude.com.br/4-truques-tirar-agua-do-ouvido/


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Com as altas temperaturas, se refrescar com banhos de chuveiro, piscina, rio e mar é uma solução bastante eficaz para a maioria das pessoas. Durante esses momentos é preciso ter alguns cuidados para que não entre água no ouvido, pois ela pode se tornar uma otite e levar a complicações auditivas temporárias ou permanentes.

Como identificar se estou com água nos ouvidos?

Os sintomas surgem após sair do contato com a água, como dor de ouvido, diminuição da audição e a típica sensação de ter um líquido que vai de um lado para o outro, conforme você movimenta a cabeça.

Como retirar?

Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido. Isso dilata a região e tira a bolha de ar que se formou, permitindo que a água presente no ouvido saia mais facilmente. Se mesmo assim o problema não for solucionado, você pode ainda tentar esses métodos:

  • Colocar no ouvido a ponta de uma toalha ou papel, mas sem forçá-lo, para que o papel possa absorver a água
  • Puxar levemente o ouvido para trás, enquanto se inclina a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurando pela parte de cima da orelha
  • Utilizar um secador de cabelo na potência mínima para secar o ouvido, mas evitando usar com uma temperatura muito quente para não queimar a pele
  • Provocar um bocejo e até mastigar pode ajudar a tirar facilmente a água do canal auditivo

No caso de bebês e crianças, é indicado secar apenas com uma toalha. Caso o bebê continue com desconforto é preciso ir ao pediatra para evitar o agravamento da dor no ouvido ou o desenvolvimento de uma infecção. Para evitar que a água entre no ouvido do bebê durante o banho ou qualquer atividade de envolva água, uma boa dica é colocar um pedacinho de algodão na orelha, de modo que cubra o ouvido, e passar um creme hidratante sobre o algodão. A gordura presente no creme não permite que a água entre com facilidade.

O que não devo fazer?

Na maioria das vezes, os métodos caseiros solucionam o problema, mas se ele persistir é preciso recorrer ao médico. Somente um profissional da área poderá retirar a água adequadamente com uma lavagem no ouvido. Vale lembrar que não se deve usar vinagre ou álcool, pois eles NÃO são formas seguras de retirar água e podem aumentar o risco de infecção no ouvido. O uso de objetos pontiagudos e forçar o cotonete também são métodos que podem prejudicar o canal.

Voltar para Notícias

Última postagem

Tag