O que o português estuda

Dentre as áreas mais importantes da disciplina, estão: morfologia, que estuda as palavras isoladamente; sintaxe, responsável por estudar as palavras enquanto elementos de uma frase; e semântica, que estuda o significado das palavras e os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.

O que se estuda em português no ensino médio?

As aulas de Português para o Ensino Médio compreendem: Gramática, Literatura e Interpretação de Texto. As aulas de Ensino Médio são utilizadas pelos professores para preparar aulas e pelos alunos para estudar para provas e para fazer trabalhos.

O que cai em concurso público língua portuguesa?

Regência verbal. Pontuação. Crase e acentuação gráfica. Emprego correto das classes de palavras e dos termos da oração.

O que se estuda na gramática?

A gramática da língua portuguesa estuda os elementos e os processos de formação que conferem as características do nosso idioma. ... Substantivos, verbos e outras classes gramaticais precisam estar ligadas e ordenadas corretamente, se não as palavras deixam de fazer sentido, principalmente para o receptor daquela mensagem.

Quais são os tipos de gramática?

Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe.

O que é gramática exemplo?

A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: - Exemplo de bons escritores; ... Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua.

O que é gramática normativa exemplos?

A gramática normativa proíbe o início de frases com pronomes oblíquos como o me. Frases como “Peguei várias atividades para mim fazer” são bem comuns também, em que o correto seria “Peguei várias atividades para eu fazer”.

O que é gramática descritiva exemplos?

Na Gramática Descritiva, a preocupação é descrever e/ou explicar as línguas tais como elas são faladas, independentemente do que a Gramática Normativa prescreve como sendo correto ou não. ... Veja este exemplo: Mãe, vou no banheiro lavar este machucado.

O que é a gramática descritiva?

É o estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, como meio de comunicação entre seus falantes. Diferente da Gramática Normativa que analisa as regras da língua, a Gramática Descritiva estuda a língua escrita e falada, independente da formalidade.

Qual a diferença entre gramática descritiva e normativa?

Normativo vem de norma. Isso é, a gramática normativa é aquela que aprendemos na escola como sendo a norma culta da Língua, e é utilizada na modalidade escrita formal. Já a gramática descritiva tem como preocupação registrar a língua como ela realmente é falada. ... Não existe linguagem certa ou errada.

O que é a gramática natural?

A gramática natural é um objeto matemático que permite especificar uma linguagem ou língua, ou seja, é um conjunto de regrascapaz de gerar todas as possibilidades combinatórias, e isto é uma linguagem formal ou natural.

O que é gramática Brainly?

A gramática é o conjunto de regras e normas que regem uma língua, no caso, que normatizam a língua portuguesa, estabelecendo um padrão a ser seguido, o que chamamos de linguagem formal, norma padrão, norma culta, etc.

O que é a Gramática Histórica?

Gramática histórica: tem como objetivo estudar a origem e a evolução histórica de uma língua. São os estudos diacrônicos da língua; Gramática comparativa: tem como objetivo estabelecer correspondências entre diferentes línguas para assim estabelecer suas relações de parentesco.

Qual a origem da gramática?

As primeiras gramáticas sistemáticas se originaram na Idade do Ferro na Índia, com Yaska (VI a.C.), Pāṇini (IV a.C.) e seus comentadores Pingala (200 a.C.), Katyayana, e Patânjali (II a.C). No Ocidente, a gramática surgiu como uma disciplina do helenismo a partir de III.

O que é linguagem informal é linguagem coloquial?

A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente.

O que é linguagem formal e informal exemplos?

Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".

Que tipo de linguagem pode ser usada para a escrita de uma carta de leitor pode se usar de expressões populares ou de Linguagem muito informal?

Resposta. Resposta: Uma linguagem formal e com o máximo de detalhes.

A linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outro significado.

A língua portuguesa é uma das primeiras coisas que começamos a aprender quando criança. Afinal, começamos a falar quando temos ainda poucos anos de idade. Mas o fato de aprendermos nosso idioma fora da sala de aula não significa que não precisamos estudá-lo também na educação formal.

Muito pelo contrário: não basta apenas saber falar português; precisamos escrever, ler e interpretar textos. Assim, saber as regras gramaticais é bastante importante para nossa vida, desde quando entramos na escola até em nossa vida profissional.

Por isso, neste post vamos abordar alguns motivos pelos quais você deve investir em aprender sua língua mãe. Acompanhe e boa leitura!

1. Ajuda a ampliar seu repertório

Quem sabe bem português é capaz de ler e interpretar conteúdos que, de outra forma, seriam de difícil acesso. Afinal, muitos dos textos que lemos hoje, sejam referências literárias, filosóficas, políticas etc., são conteúdos escritos há muito tempo e, por isso, exigem um nível mais complexo de compreensão, muitas vezes impossível se não conhecemos bem a nossa língua.

2. Auxilia você a alcançar seus objetivos educacionais e de carreira 

Saber sua língua é um dos conhecimentos básicos exigidos ao longo de nossa vida escolar, e também em muitas profissões exercidas na vida adulta. Por exemplo, não é possível passar de ano no colégio sem saber pelo menos o básico da matéria de português que é ensinado a cada série.

Mas, mesmo que você conseguisse passar o Ensino Fundamental sem saber a gramática da língua portuguesa, teria que aprendê-la no Ensino Médio; afinal, esse conteúdo é cobrado dos alunos em todos os vestibulares do país.

E, por fim, mesmo que você consiga passar nos exames com pouco conhecimento na língua, enfrentará dificuldades no mercado de trabalho. Afinal, para muitas profissões, exige-se que se saiba pelo menos o fundamental de português – e outras precisam que você tenha um conhecimento aprofundado do idioma. Já pensou ser um jornalista, escritor ou professor sem saber bem a nossa língua?

3. É a base para entender outras matérias

Conhecer bem nosso idioma é fundamental para aprender Biologia. Não acredita? Pois pense bem: como você vai compreender as explicações do livro da disciplina se não for alfabetizado? O mesmo vale para outros conteúdos. Assim, a língua portuguesa é o fundamento de toda a nossa vida escolar.

4. Estimula a imaginação

Pessoas que leem, sobretudo quem lê ficção, acabam por usar a imaginação pois não é possível ler a descrição de uma cena, por exemplo, sem imaginá-la. Contudo, só pode ler quem, obviamente, estuda português.

5. Desenvolve a expressão escrita

É praticamente obrigatório estudar a língua portuguesa e praticar a leitura e a escrita para aprender a utilizar nosso idioma da maneira correta. E, como você deve imaginar, saber escrever e falar corretamente são características imprescindíveis para quem quer passar no Enem e nos vestibulares e conseguir bons empregos.

6. Mantém você bem informado

Saber o que está acontecendo em nossa cidade, em nosso país e até no mundo é indispensável para entendermos nossa realidade, ainda mais para quem busca se destacar no mercado. E, embora seja possível se informar por áudio e vídeo, muitas vezes a compreensão mais aprofundada de muitos assuntos só é possível por meio da leitura.

7. Incentiva o gosto pela leitura

Além de ajudar você a se expressar melhor escrevendo, estudar nossa língua é uma forma de estimular seu gosto pela leitura. Afinal, se for mais fácil interpretar o que você lê, você se sentirá incentivado a ler cada vez mais.

Isso, por sua vez, levará você a adquirir mais cultura, além de ser um excelente passatempo. Só quem já leu um bom livro sabe como pode ser prazeroso ficar em uma leitura que você não consegue largar antes do fim.

8. Faz com que você detecte os erros da linguagem virtual

É muito difícil usar a internet e não se deparar com erros de gramática. E, se você não conhecer bem o idioma, poderá acabar absorvendo esses erros na sua escrita. Não há problema em manter o “internetês” nas mídias sociais, ambiente onde essa linguagem é aceitável. Mas usá-lo na norma culta não é aceitável. Por isso, é preciso estudar a língua para saber escrevê-la de modo correto.

9. Ajuda na interpretação de texto

Como é que você vai entender um texto integralmente se não conseguir interpretá-lo. Aliás, essa é uma das grandes causas de erros em muitos exames do ensino superior: muita gente não consegue compreender as nuances de um texto escrito em tom de ironia, uma piada com duplo sentido, palavras usadas como trocadilhos, por não saber muito bem português. Ou seja: não há como interpretar um texto de forma plena sem saber bem nosso idioma.

10. Auxilia no aprendizado de outros idiomas

Como você deve saber, o português tem muitas línguas “irmãs”, todas elas derivadas do latim: espanhol, italiano, francês e até romeno. E esses idiomas possuem alguns pontos em comum, como palavras similares, estrutura gramatical parecida etc.

Assim, se você souber bem nosso idioma, terá mais facilidade em identificar esses pontos em comum com outras línguas. Além disso, mesmo idiomas que não possuem tanto em comum, como o inglês, ficam mais fáceis de entender quando se sabe bem português. Afinal, fica mais complicado compreender o que é past simple em inglês se você não souber bem como conjugar os verbos no passado em sua própria língua.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a entender por que é importante estudar português.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você compreender o uso da vírgula. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.