Os lipídios atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação

BiologiaAtividades Educativas

Os lipídios são moléculas orgânicas popularmente conhecidas como gorduras. Eles são constituídos, principalmente, por átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e fósforo.

Eles são substâncias extremamente importantes para os seres vivos, já que participam da composição de membranas plasmáticas.

Além disso, eles fornecem energia, são bons isolantes térmicos, protegem os órgãos vitais e facilitam algumas reações químicas.

Os lipídios vêm sendo cada vez mais cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros vestibulares do país.

Por isso, preparamos uma lista de exercícios sobre lipídios para que você teste seus conhecimentos.

Você pode consultar o gabarito e baixar essa lista em PDF no final dessa publicação. Aproveite!

Exercícios sobre lipídios

1) (UFU) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

a) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose. b) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno). c) O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.

d) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.

2) Os lipídios, chamados popularmente de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não se refere a uma importância biológica dos lipídios.

a) Funcionam como reserva energética. b) Atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação. c) Fazem parte da composição da membrana plasmática. d) Fazem parte da composição de hormônios.

e) Atuam como catalisadores biológicos.

3) Hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, são exemplos de lipídios do grupo dos(as):

a) glicerídeos. b) ceras. c) carotenoides. d) fosfolipídios.

e) esteroides.

4) O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o tipo de lipídio no qual o colesterol enquadra-se:

a) glicerídeos. b) ceras. c) carotenoides. d) fosfolipídios.

e) esteroides.

5) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídios pode durar um mês.

O armazenamento de lipídios é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

a) isolantes elétricos. b) pouco biodegradáveis. c) saturados de hidrogênios. d) majoritariamente hidrofóbico.

e) componentes das membranas.

6) (Unicamp – com adaptações). Os lipídios são:

a) Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo. b) Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais. c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno).

d) Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática.

7) (IFPR) Uma dieta rica em lipídios pode tornar-se nociva ao homem, especialmente em relação à ingestão de alimentos industrializados ricos em gorduras trans.

Pesquisas recentes afirmam que existem lipídios que não são sintetizados pelo organismo e que devem ser acrescentados moderadamente na dieta, como os ácidos graxos pertencentes à família ômega 3 e ômega 6, cujas principais fontes são os óleos vegetais de soja, canola, milho, girassol e os óleos de peixes marinhos como o salmão e a sardinha.

Os lipídios abrangem uma classe de compostos com estrutura variada e que exercem diferentes funções biológicas. Os lipídios NÃO atuam como:

a) catalisadores biológicos. b) ceras como a carnaúba e do favo de mel de abelha. c) precursores de hormônios como testosterona e estrógeno. d) reserva de energia.

e) componente estrutural de membranas celulares.

8) (UFRN) Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é:

a) precursor da síntese de testosterona e progesterona. b) agente oxidante dos carboidratos. c) responsável pela resistência de cartilagens e tendões.

d) cofator das reações biológicas.

9) (UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:

a) aminoácidos e água. b) ácidos graxos e glicerol. c) glucose e glicerol. d) glicerol e água.

e) ácidos graxos e água.

10) Em certas células encontramos o retículo endoplasmático liso muito bem desenvolvido. Levando isso em consideração, podemos concluir que essas células produzem:

a) Proteínas. b) Lipídios. c) Aminoácidos.

d) Polissacarídeos.

Gabarito

1 — b
2 — e
3 — e
4 — e
5 — d

6 — c
7 — a
8 — a
9 — b
10 — b

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

Veja também:

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. Eles não são solúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter. Apresentam coloração esbranquiçada ou levemente amarelada.

De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.

Os lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os lipídios complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos lipídios simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo. Os lipídios precursores são formados a partir da hidrólise de lipídios simples e complexos. Os derivados, por sua vez, são formados após transformações metabólicas sofridas pelos ácidos graxos.

Utilizando como critério o ponto de fusão, podemos classificar os lipídios em dois grandes grupos: as gorduras e os óleos. As gorduras são sólidas em temperatura ambiente, são produzidas por animais e seus ácidos graxos são de cadeia saturada, ou seja, unidos por ligações simples. Os óleos, por sua vez, são líquidos em temperatura ambiente, fabricados por vegetais e seus ácidos graxos possuem cadeia insaturada, ou seja, apresentam dupla ligação.

Os lipídios apresentam várias funções, destacando-se:

Composição das membranas biológicas: Todos os tecidos apresentam lipídios em sua composição, uma vez que a membrana das células é formada por fosfolipídios.

Fornecimento de energia: Quando comparado com os carboidratos, os lipídios liberam, em média, 2,23 vezes mais energia quando oxidados. Estima-se que cada grama de gordura seja responsável por liberar cerca de 9Kcal. Já uma grama de carboidrato produz apenas 4 Kcal. Vale destacar, no entanto, que o metabolismo energético dos lipídios ocorre de maneira secundária ao dos carboidratos.

Precursores de hormônios e de sais biliares: Os lipídios estão relacionados com a produção de hormônios esteroides, tais como a testosterona, progesterona e estradiol. Também se relacionam com a produção de sais biliares, compostos que agem como detergente, ajudando no processo de absorção de lipídios.

Transporte de vitaminas lipossolúveis: Os lipídios transportam vitaminas que são solúveis em gordura, tais como a A, D, E e K.

Isolante térmico e físico: Os lipídios garantem proteção contra as baixas temperaturas e contra choques mecânicos.

Impermeabilização de superfícies: Os lipídios impermeabilizam evitando a desidratação. Um bom exemplo são as ceras encontradas nas superfícies dos frutos.

Percebe-se, portanto, que os lipídios são moléculas importantes para os organismos vivos, incluindo-se o homem. Sendo assim, não é recomendada a realização de dietas que restrinjam esse nutriente da alimentação. Vale destacar, no entanto, que o consumo exagerado pode trazer riscos à saúde, como o aumento das chances de infarto em decorrência da aterosclerose.