Por que cha verde emagrece

Você já deve ter ouvido falar que chá verde emagrece, não é mesmo? Pois saiba que é verdade! Essa bebida poderosa é preparada a partir da planta Camellia sinensis e possui propriedades emagrecedoras já comprovadas pela medicina.

Isso acontece porque sua fórmula é rica em substâncias que aceleram o metabolismo e queimam calorias sem maiores esforços. Além disso, sua ingestão diminui o apetite e impede o acúmulo de novas gorduras por todo o corpo, auxiliando no emagrecimento. Confira esse e outros benefícios da bebida!

Por que o chá verde emagrece?

Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Sylvia Tosi, que explicou todos os benefícios da bebida. Ela diz que, além de emagrecer e blindar o organismo, o chá verde também previne o câncer e é uma poderosa arma contra os radicais livres, moléculas responsáveis pela degeneração celular e pelo envelhecimento do corpo. Estudos apontam que essa ação antioxidante é maior do que a encontrada na vitamina C (laranja e limão) e na vitamina E (castanhas e cereais), outros dois grandes inimigos das rugas e marcas de expressão.

Para aproveitar todos os benefícios e ficar com a saúde em dia, nutricionistas e fitoterapeutas indicam o consumo de 4 a 6 xícaras diárias do chá, de preferência meia hora antes ou duas horas após as refeições. "Caso você sofra de insônia, tome a última xícara no máximo até as 17h", alerta a nutricionista.

No entanto, o chá verde emagrece desde que não se use nada de açúcar ou adoçantes químicos. Ambos prejudicam o poder desintoxicante da planta e dificultam a perda de peso. Para driblar o gosto amargo, use 1 colher (chá) de mel ou prepare o chá verde em 1 litro de água fervida com folhas de erva-cidreira. Ou, ainda, com um pedaço médio de casca de abacaxi.

Como preparar o chá

  • Coloque 1 litro de água em um recipiente e leve-o ao fogo alto.
  • Antes de iniciar a fervura (ao criar bolhas), desligue o fogo e tampe o recipiente por 10 minutos.
  • Adicione 2 colheres (sopa) do chá verde e tampe a panela novamente por mais 10 minutos.
  • Coe a mistura e sirva a bebida à vontade!

Tome 1 xícara (200 ml) após cada refeição, além das outras doses indicadas no cardápio. Mas atenção: nunca ferva o chá, já que a alta temperatura diminui as propriedades e os seus poderes emagrecedores. O segredo é fazer apenas a infusão!

Chá verde emagrece? Essa é a dúvida de quem já tomou ou pretender começar a ingerir a bebida. A resposta é: sim. Ele ajuda a diminuir a circunferência abdominal por conta de uma substância chamada catequina, composto da categoria dos flavonoides.

Essas substâncias têm alto poder de capturar radicais livres causadores de danos ao DNA e ao funcionamento do organismo. Os flavonoides combatem bactérias e vírus, derretem as placas de gordura e baixam as taxas de açúcar do sangue e protegem contra o câncer. Com toda essa atividade, alistam-se para a prevenção e tratamento de várias doenças, principalmente as cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

O chá verde emagrece, pois juntamente com a cafeína as catequinas, consegue realmente afinar a cintura, como comprovou um estudo clínico realizado pelo Provident Clinical Research (EUA). O grupo que tomou um concentrado das duas substâncias perdeu mais gordura abdominal que o grupo que recebeu apenas cafeína. Durante 12 semanas, eles também seguiram um programa de exercícios.

Além disso, as taxas de triglicerídeos baixaram. "Parece haver um efeito sinérgico das catequinas e da cafeína naturalmente presentes no chá verde. Ambas as substâncias agem em diferentes partes do metabolismo para aumentar o gasto energético", diz Tia Rains, cientista da equipe.

No Brasil, dois experimentos recentes somaram pontos para o chá verde. Na PUC gaúcha, um grupo madurão, de 72 anos, em média, diminuiu 2,7 cm na cintura e emagreceu 1,2 kg em 2 meses tomando 3 xícaras de chá verde por dia, sem mudar a rotina.

A nutricionista Ana Elisa Senger empreendeu o estudo com pacientes do ambulatório do Instituto de Geriatria e Gerontologia da universidade. E um trabalho da pesquisadora Gabriela Aparecida Cardoso, na Escola Su­perior de Agricultura Luis de Queirós (Esalq/USP), indicou que o chá ajudou mulheres com sobrepeso a emagrecer e, além disso, potencializou o ganho de massa magra quando se aliou a um programa de exercícios e reeducação alimentar. "A evidência científica preliminar é sugestiva de efeitos antiobesidade", diz Tia Rains.

Quer experimentar? Para obter o mesmo resultado em casa, seria preciso tomar de 6 a 12 xícaras de chá verde por dia.

Ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. O chá mais falado do momento tem ainda outros poderes a favor da saúde e contra o excesso de peso. Descubra, então, como colocá-lo no seu dia a dia. Melhor: combine-o com um cardápio leve para detonar as gordurinhas muito mais facilmente!

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas. É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá.

A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras.

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Outra pesquisa, dessa vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí. Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.

É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

Para deixar o chá verde mais gostoso, coloque nossas dicas em prática:

1. Na hora de preparar o chá verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.

2. Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.

3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.

4. Você está tomando algum medicamento? Não beba o chá sem consultar seu médico.

Combinar o chá de Camellia sinensis a uma dieta equilibrada e de baixa caloria (esta tem 1300) é do que você precisa para emagrecer 5 quilos em 15 dias!

1 xícara (200 ml) de chá verde (de preferência puro e morno, todos os dias)

Opção 1: 1 copo (200 ml) de leite de soja com 6 morangos, 1 col. (sopa) de granola light e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 1 torrada integral com 1 col. (chá) de requeijão light

Opção 2: 1 copo (200 ml) de leite desnatado com café + 1 fatia de pão integral light com 1 col. (chá) de margarina light e 2 fatias de peito de peru light + 1/2 papaia com 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada

Opção 3: 1 pote de iogurte light de fruta com 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 1 fatia de pão integral light com 2 col. (sobremesa) de queijo cottage + 1 fatia média de melão

Opção 4: 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó + 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 2 biscoitos integrais + 1 maçã média

Opção 5: 1 taça de salada de frutas (mamão, maçã e morango) com 2 col. (sopa) de iogurte natural desnatado, 1 col. (sopa) de aveia e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 3 torradas integrais com 1 col. (sopa) de cream cheese light

Opção 6: 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 fatia pequena de mamão picado e 1 col. (sopa) de farelo de trigo + 1 tapioca com 2 col. (sopa) de geleia diet de frutas vermelhas + 1 copo (200 ml) de suco de uva (sem açúcar)

Opção 7: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cogumelo e rabanete + 1 espeto de carne magra grelhada + 2 canelones de ricota ao molho sugo + 1 espeto de morango com chocolate meio amargo

Opção 1: 1 pera + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com maçã seca

Opção 2: 1 barra de cereais light + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com erva-cidreira

Opção 3: 1 maçã + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de abacaxi

Opção 4: 4 biscoitos de polvilho + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de laranja

Opção 5: 1 Polenguinho com Fibras + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com erva-doce

Opção 6: 2 cookies de soja light + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de manga

Opção 7: 1 fatia fina de bolo simples + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com hortelã

Opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de escarola e pepino com 1 col. (sobremesa) de castanha de caju + 1 pedaço de frango (sem pele) grelhado com alecrim e tomate seco + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1/2 concha de feijão + 3 col. (sopa) de abóbora refogada + 1 fatia de abacaxi

Opção 2: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com 4 ovos de codorna e 1 col. (sobremesa) de ervilha fresca + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção média de cação ao forno + 2 col. (sopa) de abobrinha e shimeji grelhados + 2 figos (ou 1 fruta da sua preferência)

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de almeirão e palmito polvilhada com 1 col. (sobremesa) de queijo parmesão + 2 panquecas de frango com molho ao sugo + 4 col. (sopa) de espinafre refogado com milho verde + 1 fatia média de melancia

Opção 4: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com 2 col. (sopa) de grão-de-bico + 2 pegadores de espaguete ao alho e óleo + 3 col. (sopa) de brócolis refogados com azeite e alho + 2 pedaços pequenos de quibe assado + 5 uvas verdes (tipo itália)

Opção 5: 1 prato (sobremesa) de repolho roxo e cubos de maçã + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 fatias finas de lombo magro assado + 2 col. (sopa) de farofa com couve-manteiga + 1 fatia de abacaxi com hortelã e capim-cidreira picadinhos

Opção 6: 3 col. (sopa) de soja ao vinagrete + 2 rodelas de ricota grelhada e temperada com molho de ervas finas + 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 3 col. (sopa) de seleta de legumes refogada com azeite + 1 taça de mosaico de gelatina diet

Continua após a publicidade

Opção 7: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cogumelo e rabanete + 1 espeto de carne magra grelhada + 2 canelones de ricota ao molho sugo + 1 espeto de morango com chocolate meio amargo

Opção 1: 3 damascos secos + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com maçã seca

Opção 2: 1 banana amassada com 1 col. (sobremesa) de aveia e 1 fio de mel + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com erva-cidreira

Opção 3: 5 castanhas-do-pará + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de abacaxi

Opção 4: 1 saquinho pequeno de soja tostada + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de laranja

Opção 5: 3 biscoitos integrais com 1 col. (sopa) de geleia light de morango + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com erva-doce

Opção 6: 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de extrato de soja sabor baunilha (ou chocolate) + 1 xíc. (chá) de chá verde com casca de manga

Opção 7: 1 pacote médio de pipoca sem manteiga + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com hortelã

Opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de brócolis e couve-flor + 1 filé pequeno grelhado acebolado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de cenoura refogada + 1/2 banana assada com canela e cacau em pó

Opção 2: 1 prato (fundo) de sopa de abóbora com agrião + 1 sanduíche com pão ciabatta (sem miolo) recheado com queijo cottage, sardinha escabeche, alface e tomate + 1 laranja-lima

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula e erva-doce + 1 batata assada e recheada com atum e cogumelo + 3 col. (sopa) de vagem refogada + 2 fatias de manga

Opção 4: 1 prato (fundo) de sopa de legumes + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de frango xadrez + 3 col. (sopa) de chuchu e tomate ensopados + 1 rodela de abacaxi

Opção 5: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com cenoura e rabanete em rodelas finas + 1 pastel assado de frango desfiado com requeijão + 2 ameixas vermelhas

Opção 6: 1 prato (sobremesa) de salada de escarola com tomate-cereja e azeitona preta picada + 1 fatia média de quiche de ricota com espinafre, mussarela light e orégano + 1 mexerica

Opção 7: 1 prato (fundo) de creme de mandioquinha + 1 cachorro-quente com 1 salsicha de frango, tomate picado, 1 col. (chá) de mostarda e 1 col. (chá) de catchup + 1 taça de musse light de limão

Opção 1: 1 iogurte light de fruta + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com maçã seca

Opção 2: 2 cookies integrais pequenos + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com erva-cidreira

Opção 3: 1 fatia média de papaia com semente de linhaça triturada + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de abacaxi

Opção 4: 1 copo (200 ml) de suco à base de soja + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de laranja

Opção 5: 1 fatia pequena de melão + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com erva-doce

Opção 6: 1 rodela de abacaxi com hortelã picada + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com casca de manga

Opção 7: 1 copo (200 ml) de iogurte batido com banana e ameixa + 1 xíc. (200 ml) de chá verde com hortelã

  • Dieta detox: você mais magra em uma semana
  • 25/05/2014
  • In "Dieta"

Última postagem

Tag