A diferença entre migração interna e externa

Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos.

As pessoas migram pelos mais distintos motivos, desde guerras, perseguição religiosa, conflitos étnicos, perseguição política e ideológica ou simplesmente porque buscam condições melhores de vida em outra localidade. Essas condições podem estar relacionadas com trabalho, estudo, saúde, bem-estar, entre outros fatores, e são os maiores motivadores para as migrações na atualidade.

Tipos de migração

  • Migração pendular: é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. É caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.

  • Transumância: nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem. É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.

  • Êxodo rural: é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da mecanização do trabalho no campo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Êxodo urbano: é mais raro de acontecer, mas é o oposto do êxodo rural. Acontece quando pessoas que vivem na zona urbana (cidades) mudam para a zona rural (campo).

  • Nomadismo: apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente. As pessoas nômades mudam de lugar periodicamente e não estabelecem moradia fixa em nenhum lugar.

  • Diáspora: é a rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Em geral, essa migração é involuntária ou forçada. Temos como exemplos mais expressivos a diáspora africana (ocorrida por força da escravidão colonial) e a diáspora judaica (expulsão dos judeus da Palestina pelo Império Romano).

As migrações, independentemente das classificações, possuem papel preponderante na organização do espaço, nas relações sociais e na construção da cultura. As pessoas, quando migram, carregam consigo todos os elementos que a constituíram, como sua história, memória e cultura. Ao chegar ao novo local de moradia, esses elementos interagem com a cultura e história locais e daí surgem novos e ricos tipos de relações entre as pessoas e das pessoas com o espaço vivido.

Qual a diferença entre a migração interna e externa?

Migração → É o movimento de uma população, temporário ou definitivo, de uma área para a outra. Migrações Externas → quando as pessoas se deslocam de um país para outro. Intercontinentais: Migrações que se realizam dentro do mesmo continente.

Quais são os tipos de migrações externas?

A migração temporária (ou sazonal) é aquela em que a pessoa se desloca por um curto espaço de tempo, por exemplo, durante um intercâmbio escolar ou uma apresentação num congresso. Já a migração permanente é quando alguém decide migram por motivos econômicos, sociais ou ambientais e permanece no local.

Quais são os serviços de imigração dos EUA?

U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) (Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA) Tel.: 1-800-375-5283 Para deficientes auditivos: 1-800-767-1833 www.uscis.gov U.S. Customs and Border Protection (CBP) (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA)

Qual a diferença entre imigração e imigração?

Imigração e emigração ocorrem quando uma pessoa ou grupo se muda de seu país para outro. O termo imigração é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro. Já emigração significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro. Já a migração também significa um movimento, mas pode ser utilizada para

Por que as imigrações podem acontecer?

As imigrações podem acontecer de forma espontânea ou ser forçadas por alguma razão que extrapole a vontade e o planejamento individual. Em ambos os casos, está por trás um ou um conjunto de motivos de natureza diversa que promovem os deslocamentos de pessoas pelo espaço geográfico.

Quais são as causas mais comuns da imigração?

Essas são apenas algumas das causas mais comuns para a ocorrência da imigração. Ela pode se dar, ainda, por motivos de estudos em outros países, reencontros de famílias e diversas outras razões que ficaram de fora desse escopo.

O que é a migração externa?

Migração externa refere-se à saída de habitantes de seu país de origem para outras regiões. Os Estados Unidos é um país que atrai muitos imigrantes. Migrações externas correspondem a todo fluxo populacional que se desloca do Brasil ou de outras nações em direção a diversos países, especialmente os desenvolvidos.

Qual é a definição de migração interna?

As migrações internas são aquelas que se processam no interior de um país como por exemplo êxodo rural, o que é constante no Brasil.

Quais são os tipos de migração externa?

Êxodo urbano: é mais raro de acontecer, mas é o oposto do êxodo rural. Acontece quando pessoas que vivem na zona urbana (cidades) mudam para a zona rural (campo). Nomadismo: apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente.

Quais são os tipos de migração interna?

Migrações internas.
Êxodo rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o espaço urbano. ... .
Migração Urbano-Rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações urbanas para o espaço rural..