As mutações são eventos que ocorrem nos organismos e podem se originar

A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo.

Essa alteração pode ocasionar uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo.

As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida.

De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA. E de forma induzida, quando o organismo é exposto a um agente mutagênico, como a radiação.

As mutações podem ocorrer em células somáticas ou germinativas.

Tipos de Mutação

As mutações podem ser de dois tipos: gênica ou cromossômica.

Mutação Gênica

A mutação gênica é caracterizada por alterações do código de bases nitrogenadas do DNA, que originam novas versões dos genes. Essa condição pode produzir novas características nos portadores da mutação.

Na mutação gênica pode ocorrer substituição, eliminação ou inserção de uma ou várias bases na cadeia de DNA.

Tipos de mutações gênicas por:

  • Substituição: ocorre a troca de um ou mais pares de bases;
  • Inserção: quando uma ou mais bases são adicionadas ao DNA, modificando a ordem de leitura da molécula durante a replicação ou a transcrição.
  • Deleção: ocorre quando uma ou mais bases são retiradas do DNA, modificando a ordem da leitura, durante a replicação ou a transcrição.

A mutação gênica pode, ainda, ser do tipo silenciosa. Essa mutação ocorre quando a substituição de um determinado nucleotídeo do DNA não provoca alterações nos aminoácidos sintetizados.

Mutação Cromossômica

A mutação cromossômica refere-se a qualquer alteração no número ou estrutura dos cromossomos.

A mutação cromossômica pode ser de dois tipos:

Mutações numéricas: podem ser classificadas em aneuploidias e euploidias. Também chamadas de aberrações numéricas.

  • Aneuploidia ocorre quando há perda ou acréscimo de um ou mais cromossomos, devido a erros na distribuição dos cromossomos durante a mitose ou meiose. Este tipo de mutação é responsável por causar distúrbios e doenças em humanos,como a Síndrome de Down, Síndrome de Turner e Síndrome de Klinefelter.
  • Euploidia ocorre quando há perda ou acréscimo de genomas completos. Surge quando os cromossomos se duplicam e a célula não se divide. Neste tipo de mutação podem ser formados indivíduos triplóides (3n), tetraplóides (4n), entre outros casos de poliploidia.

Mutações estruturais: São alterações que afetam a estrutura dos cromossomos, ou seja, o número ou o arranjo dos genes nos cromossomos.

Podem ser classificadas em alguns tipos:

  • Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
  • Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
  • Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
  • Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de um outro cromossomo.

Leia também sobre Variabilidade Genética.

As mutações são eventos que ocorrem nos organismos e podem se originar

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Roteiro da Semana 4

Roteiro da semana 4 do Curso de Evolução

As mutações ocorrem ao acaso e são independentes da situação ambiental na qual os organismos se encontram

A mutação gênica é o primeiro passo, mas não o único, para que ocorra a evolução. A mutação é considerada a fonte primária da variabilidade genética. Logo que a Genética mendeliana foi incorporada à teoria da evolução, pouco se sabia a respeito dos mecanismos que geravam a variabilidade genética. Isso foi mudando rapidamente no decorrer do século XX. Uma questão que surgiu na época em que eram pouco conhecidos os mecanismos envolvidos na produção de mutantes foi a seguinte: As mutações acontecem devido às mudanças que ocorrem no ambiente em que o organismo se encontra ou elas são independentes das mudanças nas condições ambientais?

Essa questão era muito importante para a compreensão da evolução biológica, pois, se a mutação fosse uma resposta às mudanças ambientais, a evolução poderia ocorrer em ritmos bastante acelerados e a mutação seria um dos processos mais importantes. Entretanto, se ocorresse o contrário, ou seja, se as mutações ocorressem independentemente das condições ambientais ou das suas mudanças, as mutações seriam consideradas como um processo que ocorre às cegas, e a evolução dependeria muito mais de outros fatores do que da mutação em si.

Em 1943, dois microbiologistas, Max Delbrück e Salvador Luria, demonstraram que as mutações independem das mudanças ambientais. Por essa descoberta, eles foram laureados com o prêmio Nobel em 1969. Entretanto, para a correta interpretação dos resultados obtidos por esses pesquisadores, é necessário ter conhecimentos de teoria da probabilidade e de Estatística, o que se torna um exemplo pouco didático. Entretanto, em 1952, dois pesquisadores norte- americanos elaboraram um experimento que demonstra a mesma coisa, mas que é de fácil compreensão, sendo considerado um dos experimentos mais elegantes da História das Ciências Biológicas: o experimento do "carimbo de veludo". Esse experimento está ilustrado na Figura 1.

As mutações são eventos que ocorrem nos organismos e podem se originar

Figura 1

No fim da década de 1980, a visão de que as mutações independem das condições ambientais foi desafiada por um grupo de pesquisadores, liderados por John Cairns, que realizaram o seguinte tipo de experimento: ao cultivar linhagens de bactérias em condições estressantes para elas, verificaram que elas produziram mutações em um número signficativamente maior do que bactérias idênticas que estavam sendo cultivadas em condições bem melhores. Parecia que as bactérias, ao serem submetidas a condições adversas, "tentavam" promover mutações com a "finalidade "de conseguir que seus descendentes tivessem melhor sorte nas gerações futuras com maiores chances de possuir mutações favoráveis. Atualmente, sabe-se que, em condições adversas, as bactérias passam a produzir enzimas que polimerizam moléculas de DNA com eficiência muito maior que as utilizadas em condições mais favoráveis, mesmo que produzam mais erros durante a replicação do DNA. Tais enzimas evoluíram por seleção natural, que agiu no sentido de aumentar a capacidade de sobrevivência e de reprodução em condições adversas, e não no sentido de produzir mais mutações. A produção de mutações pode ser considerada como o preço pago pelo aumento na chance de sobrevivência.

O que são mutações é de que maneira elas ocorrem?

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.

Quais são os tipos de mutação?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

Quais são as principais causas das mutações?

Mutações acontecem por várias razões..
DNA não se replica corretamente. A maioria das mutações que pensamos ser importantes para a evolução ocorrem naturalmente. ... .
Influências externas podem criar mutações. Mutações podem também ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação..

Quais são prováveis origens das mutações descreva e dê exemplos?

As mutações podem ocorrer em células somáticas. Neste caso, a mutação não é hereditária, isso é, o indivíduo portador não passará essa mutação aos seus descendentes. Se a mutação ocorrer nas células germinativas do indivíduo, essas células mutadas gerarão gametas mutados.