As substancias tem dois tipos de propriedades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma propriedade química é uma propriedade qualificada das substâncias, ou seja, varia de substância para substância, seja ela simples (elemento) ou não (composto). Seria por assim dizer uma propriedade acidental e não essencial.

Dentro dessa compreensão, as propriedades puramente químicas seriam ligadas à substância, e ligados à aspectos particulares, ao passo que as propriedades físicas seriam, por assim dizer, ligadas aos corpos, ou seja, à extensões bem definidas de matéria, e relacionadas à aspectos gerais, abrangentes.

Limitando-se a essa interpretação, teríamos a massa, o volume, a carga elétrica (propriedades extensivas), a densidade e a constante dielétrica (propriedades intensivas) como propriedades físicas. Já as propriedades químicas seriam a eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, raio iônico, raio covalente e eletroafinidade.[1]

Contudo, uma classificação melhor seria; propriedades gerais da matéria e propriedades específicas da matéria. Ainda outra divisão seria a de propriedades intensivas e propriedades extensivas. Também poderia se caracterizar as propriedades como qualitativas ou como quantitativas.

Didaticamente, as propriedades físicas remetem ao, por exemplo, ponto de fusão ou ebulição de uma substância, assim como outros determinantes que alterariam sua maneira de reagir sob a ação da temperatura, pressão, etc, já as propriedades químicas são relativas à sua função, são muito importantes na produção de medicamentos, já que existem isômeros que podem alterar as propriedades químicas de um determinado medicamente e causar um efeito indesejável.

Propriedades químicas podem ser usadas para a construção de classificações químicas.

  • Reatividade contra outras substâncias químicas
  • Calor de combustão
  • Entalpia de formação
  • Instabilidade em um determinado ambiente
  • Inflamabilidade
  • Estados de oxidação(s) preferidos
  • Número de coordenação
  • Capacidade de se submeter a um determinado conjunto de transformações, por exemplo, a dissociação molecular combinação química, reações redox, em determinadas condições físicas, na presença de outra substância química
  • Tipos preferidos de títulos para formar, por exemplo metálica, iônica, covalente

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Estrutura química

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Atkins, P. W. & Beran, J. A.: Chemie – einfach alles. VCH, Weinheim 1996.

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (656 X 480 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)

Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

PLC0013 - Propriedades das Substâncias

Disciplina

PLC0013-1 Química

EMENTA

I. Propriedades e Transformações: Propriedades gerais da matéria: Estados da matéria, Ponto de Fusão e Ebulição, Densidade, Soluções e solubilidade (qualitativo), Substâncias simples e misturas, Separação de misturas. O estado gasoso: Gases reais e ideais, Calor e temperatura, Relações de P, V e T , Volume molar. Transformações químicas: Evidências experimentais Balanceamento e Leis Ponderais, Calor de reação e poder calorífico, Reações da metalurgia. Mudança de fase: Ponto triplo, gráficos de P e T, Equilíbrio líquido-vapor, Propriedades elétricas, macroscópicas, Condutibilidade de soluções, Condutibilidade de sólidos, Eletrólitos em solução, Ácidos e bases de Ahrrenius, Ionização e dissociação, Sais, bases e óxidos iônicos, Sais, bases e óxidos moleculares, Soluções e solubilidade (quantitativo), Unidades de concentração, Compostos polares e apolares, Colóides. Reações de oxidação e redução: conceito e balanceamento, Equilíbrio de solubilidade, conceito e balanceamento. Espontaneidade de reações químicas: Energia livre de Gibbs, Entropia. Velocidade de reações químicas: conceito quantitativo macroscópico, Enriquecimento de U, Química pré-biótica e origem da vida, Reação de Wohler. Compostos orgânicos: Composição do petróleo, Hidrocarbonetos, Propriedades físicas, Obtenção, Combustão. A Indústria Petroquímica e as cadeias de valor: etileno, cloretileno, cumeno. Cinética de halogenação: introdução ao mecanismo de reações. Compostos orgânicos de O e N: propriedades e reações, oxidações (álcool – aldeído – ácido carboxílico). CO2: contexto das reações de síntese e degradação carboidratos. Aminas e amidas: aminoácidos e proteínas. Poliésteres: PET e gorduras. Poliamidas: Nylon x proteínas. Química pré-biótica: retomada com enfoque termodinâmica, compartimentos e catálise. Obtenção de energia nos seres vivos: Discussão termodinâmica e cinética da fotossíntese e da produção de ATP na mitocôndria.
II. Estrutura da matéria: Natureza particular da matéria: Conceito de Átomo, Átomo de Dalton, Elemento químico segundo Dalton. Classificação periódica: Classificação baseada em massas atômicas, Propriedades periódicas macroscópicas: densidade, PE e PF. Número de Avogadro e massa molar. O átomo de Thompson. O átomo de Rutherford. Classificação Periódica baseada em número atômico. Estrutura eletrônica: Modelo de camadas, Octeto de Langmuir. Íons, espécies neutras e ionização. O potencial de ionização na tabela periódica. Ligação química: Modelo de Lewis, Lig. Iônica, Lig. Covalente, Lig. Iônica x Lig. Covalente, Lig. Metálica, Lig. de H, Polaridade de ligação, Compostos polares e apolares (qualitativo). Forças intermoleculares: Íon-íon, Dipolo-dipolo e íon-dipolo, Dipolo induzido. Química dos elementos e seus compostos: obtenção e aplicações, Metais, Não metais e semi-metais, Energia de Gibbs e equilíbrios químicos: diagramas de Erlingham, Energia de ativação, Catálise, Modelo cinético-molecular. Átomo de Bohr: o núcleo, Radioatividade, Isótopos radiativos, Reações nucleares, O átomo de C, introdução à Química Orgânica clássica. Alotropia de C: grafite, buckyballs, diamante, nanotubos, Hidrocarbonetos: estrutura molecular e sua relação com as propriedades físicas, Polímeros de hidrocarbonetos e derivados, Compostos aromáticos, Radicais livres. Compostos orgânicos de O e N – estrutura: ligação C=O reatividade, polaridade, aminas: relações entre basicidade e estrutura. Amidas x Ésteres: hidrólise. Química pré-biótica: retomada com enfoque molecular: ácidos nucléicos, açúcares e aminoácidos. DNA e Proteínas: reações de lesão e reparo e sua conexão com o poluentes. Proteínas: noções elementares de sua estrutura

Objetivo

A disciplina visa introduzir os conceitos fundamentais da química e suas grandes áreas: Físico-Química, Química Inorgânica, Química Orgânica e Bioquímica. Os conteúdos serão tratadas em duas frentes: "transformações" e "estrutura da matéria". No plano conceitual, são objetivos específicos do curso facilitar a integração das dimensões macroscópica (fenomenológicas), simbólica (linguagem da química) e microscópica (natureza particular da matéria). No tocante à contextualização, o curso visa integrar o plano conceitual ao escopo da dinâmica de transformações do planeta terra, articulando os conteúdos químicos à Geologia, Geofísica e a Meteorologia.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Apresentação Da Disciplina PLC0013
  2. Introdução aos Estudos Da Química
  3. Propriedades das Substâncias
  4. Separação de Misturas
  5. Colóides
  6. Parte Atômica - Estrutura Eletrônica
  7. Ligações Químicas
  8. Constituição das Substâncias: Ligação Covalente e polaridade
  9. Alotropia do Carbono
  10. Substâncias Orgânicas
  11. Tranformações Químicas: Leis Ponderais e Representação - parte I
  12. Tranformações Químicas: Leis Ponderais e Representação - parte II
  13. Aspectos Quantitativos - parte I
  14. Aspectos Quantitativos - parte II
  15. Energia nas Reações Químicas
  16. Cinética das Reações Químicas
  17. Eletroquímica
  18. Soluções: Aspectos Qualitativos
  19. Soluções: Aspectos Quantitativos
  20. Equilíbrio Químico
  21. Aspectos Macros
  22. Acidos e Bases
  23. Propriedades gerais da Matéria
  24. Colóides
  25. Separação de Misturas
  26. Transformações: o que podemos ver - parte 1
  27. Transformações: o que podemos ver - parte 2
  28. A matéria não é contínua: a Química explica o visível com o invisível
  29. Fórmulas Químicas e Composição Estequiométrica (O átomo divisível: partículas subatômicas)
  30. Estequiometria e representação de compostos químicos
  31. Estequiometria de reações
  32. Estrutura Eletrônica - parte 1
  33. Estrutura Eletrônica - parte 3
  34. Estrutura Eletrônica - parte 2
  35. Ligação covalente: teorias e estrutura molecular
  36. Eletrólitos
  37. Estados da matéria: uma abordagem microscópica
  38. Termodinâmica
  39. Cinética Química
  40. Equilíbrio Químico
  41. Metais e eletroquímicas
  42. Introducão à Química Orgânica
  43. Ácido-Base - parte 2
  44. Ácido-Base - Parte 1
  45. Aspectos Macros
  46. Colóides (reedição 2012)
  47. Separação de Misturas (reedição 2012)
  48. Propriedades das Substâncias

Quais são as propriedades da substâncias?

Contudo, dentre as propriedades das substâncias químicas podemos elencar: o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc. Além disso, duas substâncias diferentes podem possuir uma ou duas propriedades iguais, em alguns casos, mas nunca todas elas juntas.

Quais são os dois tipos de propriedade?

As propriedades gerais são aquelas que podem se repetir para substâncias diferentes, que não são exclusivas de um único material. Já as propriedades específicas são exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los.

Como as propriedades das substâncias podem ser classificadas?

As propriedades da matéria podem ser classificadas em físicas (podem ser observadas e medidas sem alterar a composição) ou químicas (transformam-se em outro material). A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos.

Quais são as duas propriedades gerais da matéria?

A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.