Como à Inglaterra reconheceu à independência dos Estados Unidos?

Tratado assinado entre a França e a Inglaterra no dia 3 de setembro de 1783 e que pôs fim à guerra da independência dos Estados Unidos da América.

Após um ano de negociações, o tratado foi firmado e a Inglaterra consagrou o reconhecimento da independência americana e o direito de os estados colonizarem os territórios situados a ocidente do Mississipi.

Com este acordo, os Estados Unidos da América tornam-se o primeiro estado americano independente depois da chegada dos europeus ao "Novo Mundo".

Os obstáculos que, depois daquele tratado, o novo estado continuou a enfrentar não diminuíram a sua importância crucial.

Foram diversos os pensadores políticos que salientaram a importância da América do Norte para o equilíbrio europeu, quando ela surgiu no Atlântico como novo estado independente e cuja constituição apontava para instituições de carácter liberal.

Como referenciar

Porto Editora – Tratado de Versalhes (1783) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-28 19:52:09]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$tratado-de-versalhes-(1783)

Artigos

  • América do Norte

    Abrange uma área de 23 500 000 km2 e engloba o Canadá, os EUA, o México e a Gronelândia. Estende-se ...

  • Estados U

    Geografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...

  • Inglaterra

    País do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país hist...

  • França

    Geografia País da Europa Ocidental, a França é banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da B...

  • Paz de La Rochelle

    Na sequência do massacre de S. Bartolomeu (1572), a sorte dos protestantes franceses, os huguenotes,...

  • Paz de Münster

    Cidade da Alemanha (Renânia do Norte-Vestefália), foi nesta cidade e em Osnabrück que se discutiram ...

  • Tratado de Saint-Germain

    Tratado de paz acordado entre os Aliados e a Áustria depois da I Guerra Mundial, assinado em Saint-G...

  • Tratado de Frankfurt

    Este ato diplomático, em maio de 1871, veio a restabelecer a paz entre França e a Alemanha, na sequê...

  • Tratados de Lucarno

    Série de sete acordos concertados para promover a segurança da Europa Ocidental no final da Primeira...

  • Tratado de Latrão

    Tratado assinado em Roma, no palácio de Latrão, em 11 de fevereiro de 1929, entre a Santa Sé e a Itá...

Como referenciar

Porto Editora – Tratado de Versalhes (1783) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-28 19:52:09]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$tratado-de-versalhes-(1783)

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Como à Inglaterra reconheceu à independência dos Estados Unidos?

George Washington (em destaque na pintura) foi um dos líderes da independência dos EUA (Foto: Reprodução)

Também chamada de Revolução Americana, a guerra da independência dos Estados Unidos foi um conflito armado que durou quase uma década, entre 1775 e 1783. Durante ele, as 13 colônias britânicas na América do Norte lutaram contra o Império Britânico por sua independência política. Entenda:

Causas
A partir da década de 1760, as relações da coroa britânica com seus colonos do outro lado do Atlântico se deterioraram. Tudo começou com outra guerra, a dos Sete Anos, travada entre Inglaterra e França entre 1756 e 1763 na própria América do Norte pelas posses das terras. A guerra foi vencida pelos ingleses muito graças ao apoio dos colonos, que acreditavam que poderiam se beneficiar das novas terras anexadas ao território.

Mas a coroa britânica tinha outros planos: não só não daria as novas terras aos colonos, como tiraria deles os custos da guerra, através do aumento de impostos. Um dos estopins foi o imposto sobre o chá. Em 1770, a guarda inglesa disparou tiros contra uma multidão que protestava contra a nova lei em Boston e matou cinco pessoas, o que deu início a uma onda de boicotes. Em 1773, alguns colonos se disfarçaram de índios e invadiram o porto de Boston para jogar o chá da Companhia das Índias Ocidentais no mar. A afronta ficou conhecida como Festa do Chá de Boston.

Como à Inglaterra reconheceu à independência dos Estados Unidos?

"A Festa do Chá de Boston", um dos estopins da independência (Foto: Reprodução)

O estopim em Boston
Embora ninguém tenha sido punido pelo incidente, o Parlamento Britânico ordenou o fechamento do porto de Boston e aumentou o controle sobre o estado de Massachusetts. As medidas foram descritas como “leis intoleráveis” pelos colonos pró-independência. Em 1775, alguns colonos se organizaram militarmente para um confronto com a Inglaterra, que declarou Massachusetts em estado de rebelião e enviou tropas a Boston. Deu-se início a uma série de batalhas e à guerra de independência dos EUA.

Declaração da independência
Em meio às batalhas, líderes de diferentes estados, entre eles Thomas Jefferson, Samuel Adams, Richard Lee e Benjamin Franklin, organizaram congressos na Filadélfia para elaborar uma declaração de direitos com inspiração iluminista. No dia 4 de julho de 1776, durante o chamado Segundo Congresso Continental, redigiram a Declaração da Independência e criaram o exército colonial, que seria comandado por George Washington para enfrentar os ingleses.

Como à Inglaterra reconheceu à independência dos Estados Unidos?

A assinatura de independência dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

As muitas batalhas
Os norte-americanos lutaram contra um exército maior e muito mais bem preparado, e sofreram inúmeras derrotas. Mas em 1777, os colonos venceram os britânicos em Saratoga, Nova York, o que ajudou a atrair a França para a guerra. O país enviou navios e soldados, fortalecendo o exército que lutava por independência. Nos últimos anos da guerra, os combates foram principalmente no sul do país recém-formado e a última batalha foi em 1781, em Yorktown, na Virgínia, quando o general inglês se rendeu. 

Leia também:
+ O que você precisa saber sobre o Império Britânico
+ Arqueólogos encontram joias saqueadas durante as Cruzadas

Tratado de Paris
A paz foi finalmente assinada em setembro de 1783, em Paris. Com o Tratado, o Império Britânico reconheceu os Estados Unidos como um país independente. Em 1789, George Washington foi eleito o primeiro presidente do novo país, que se estabeleceu como uma república presidencialista.

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Como a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos?

Os ingleses reconheceram a Independência dos EUA, com a assinatura do Tratado de Paris, em 1783.

Como a Inglaterra reagiu à declaração de independência dos Estados Unidos?

A resposta inglesa foi aumentar o número de soldados instalados na colônia. Em razão disso, os colonos organizaram o Segundo Congresso Continental da Colônia, que contou com representantes de todas as colônias, inclusive da Geórgia.

Por que a Inglaterra logo reconheceu a independência dos novos países?

A Inglaterra, que não fazia parte da Santa Aliança, e que desejava garantir seus privilégios comerciais e políticos no Brasil, foi a grande intermediária junto às demais nações para o reconhecimento externo da nossa independência. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824.

Qual foi a participação da Inglaterra na independência dos Estados Unidos?

Durante a luta pela Independência, os colonos contaram com a ajuda militar da Espanha, Holanda e França. A Inglaterra foi derrotada e reconheceria a independência dos Estados Unidos através do Tratado de Paris, em 1783.