Como aliviar dor de dente siso

Como aliviar dor de dente siso

A dor do dente do siso é realmente muito incômoda. Como os terceiros molares são os últimos dentes a nascer, geralmente na adolescência, costumam ser popularmente chamados de “dentes do juízo”. O grande problema, nesse caso, é que muitas vezes eles surgem quando já não existe espaço suficiente na boca para que fiquem bem posicionados.

Mas saiba, no entanto, que essa dor não é uma regra. Cada pessoa reage de uma maneira diferente e algumas nem chegam a ter o dente do siso. Agora, quando eles estão mal posicionados e causam incômodos, as consequências vão desde cáries até desenvolvimento de cistos e tumores.

Quer saber como aliviar a dor de dente do siso até consultar um profissional especializado? Leia este artigo e veja 4 dicas essenciais.

1. Use enxaguante bucal

Mesmo que você esteja sentindo bastante dor, é fundamental reforçar a higiene bucal. Então, além de ter uma escova de dentes macia, que não agrida mucosa que envolve o dente do siso, e um bom creme dental, também se mostra importante usar enxaguante bucal. Dê preferência a opções com ações antifúngicas e bactericidas com ação borbulhante.

Assim, a limpeza fica em dia e o enxaguante ainda ajuda no processo de aliviar o desconforto e promover a cicatrização. Isso porque nem sempre é possível consultar um cirurgião dentista no mesmo momento em que a dor aparece. Porém, a combinação de higiene com a aplicação de medicamentos tópicos é reconfortante.

2. Faça compressas quentes ou frias

As fontes de calor promovem o relaxamento e alívio da dor e de sensações latejantes do dente do siso. Uma boa alternativa, nesse caso, é usar bolsas de água quente nos terceiros molares em intervalos estratégicos. No entanto, tenha cuidado para não colocar excesso de peso em cima da região dolorida.

Outro ponto importante é avaliar quais são os sintomas com cuidado. Muita gente se engana ao falar que dor de dente é tudo igual. Verifique se existem feridas ou sangramentos no dente que apresenta a dor para tomar medidas adequadas. Caso seja essa a situação, o melhor é fazer compressas frias para que o gelo ajude a interromper a inflamação.

3. Evite alimentos ácidos

Os alimentos ácidos em excesso são prejudiciais aos dentes em situações normais. Quando se trata de aliviar a dor de dente siso, então a questão fica ainda mais complicada. A acidez de alguns itens, como vinho ou limão, deixam a região ainda mais sensível, pois aceleram o processo de desmineralização do esmalte dentário. Como resultado, a camada protetora que o reveste fica ainda mais fragilizada.

4. Aposte em água morna e sal

Você, certamente, já deve ter ouvido de uma avó para fazer bochecho com água morna e sal, não é mesmo? Saiba que esse costume é bastante eficaz em um alívio momentâneo até que o paciente consiga procurar ajuda do profissional. O motivo é que o sal funciona como uma espécie de agente que elimina possíveis infecções e a água morna drena os fluídos e reduz a pressão no local.

Dessa maneira, o segredo para que a mistura funcione é fazer com que ela entre em contato com o dente do siso. Realize o bochecho de hora em hora durante cerca de 30 segundos e cuspa a solução. Em alguns casos, a mistura pode ser incrementada com própolis, que tem propriedades antissépticas, analgésicas e anti-inflamatórias.

Pronto! Agora você já sabe como aliviar a dor de dente siso até a consulta com um cirurgião dentista. O mais importante é receber a avaliação de um profissional de confiança e verificar a necessidade de extração. Afinal, além das dores características do siso, o dente também pode estar com outros problemas, como cáries ou doenças gengivais, que exigem atenção especial.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook e Instagram para receber outras informações interessantes sobre saúde bucal.

Como aliviar a dor do siso: 6 dicas para você!

Como aliviar dor de dente siso

O surgimento dos dentes pode ser uma experiência dolorosa para um bebê, mas não é uma experiência exclusiva: jovens entre os 15 e 21 anos podem sentir isso com o siso. Nisso, surge a dúvida: como aliviar a dor do siso? 

Acontece que, ao nascer o dente, pode surgir a dor de dente por siso inflamado, decorrente da inflamação na gengiva, chamada de pericoronarite. O resultado é um incômodo que pode se alastrar pelos ossos da face. 

E como acabar com a dor do siso? Como aliviar a dor de dente nascendo? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre! 

O que é o dente do siso? 

O famoso terceiro molar é um rastro de nossos ancestrais que já não encontra espaço em nossa arcada. 

Conhecido como terceiro molar, o siso é um dente que costuma aparecer na boca entre o final da adolescência e início da fase adulta. Sua localização é entre o segundo molar na maxila e na mandíbula. 

No total, são 4 dentes siso, 2 na arcada superior e 2 na inferior. Ele costuma ser a última dentição, surgindo na infância e crescendo de maneira progressiva. Ele pode surgir sem ser nocivo ou até mesmo não surgir. 

O problema é quando surge o siso inflamado… 

O que é a pericoronarite? 

Pericoronarite é um processo inflamatório que ocorre em um dente parcialmente coberto pela gengiva. Isso acontece por uma má higiene bucal e/ou dente que surgiu apenas parcialmente. Esse é o caso do dente siso incluso ou semi-incluso. 

O dente do siso tende a se formar entre os 15 e 21 anos de idade, que é o período onde ocorre sua erupção. Contudo, pode não ocorrer a erupção normal do siso, o que o deixa torto ou retido dentro do osso maxilar. 

Isso ocorre quando não espaço suficiente para o siso ou quando ele surge na horizontal ou “deitado”. Dessa forma, aparece o siso inflamado, uma forte inflamação dos tecidos moles circundantes. 

 Dente do siso: sintomas que surgem na sua inflamação 

A dor de dente siso inflamado costuma ser causada pela pericoronarite, a inflamação gengival, mas também há outros elementos como: mau posicionamento dentárioreabsorção de dentes vizinhoslesõesirritação na região, etc. 

De qualquer forma, é possível facilmente reconhecer os sintomas de dente do siso nascendo: 

  • Dor forte na região; 
  • Gengiva inflamada por edema ou abcesso; 
  • Limitação ao abrir a boca (trismo); 
  • Mau hálito (halitose). 

Caso o dente do siso cause impacto na arcada dentária, há também chance de dor de cabeçadores maxilares e dor no ouvido. Em certos casos, chega a entortar outros dentes ao seu redor. 

Como aliviar dor de dente siso

Como aliviar a dor do siso em 6 dicas rápidas 

Quando há dor de dente siso inflamado, é momento de tentar algumas práticas para aliviar dor de dente nascendo. Claro que é importante avisar: nada substitui a avaliação profissional. 

Dito isso, como acabar com a dor do siso? Confira agora! 

Fazer bochechos 

Para a aliviar a dor de dente nascendo, é importante contar com uma reação analgésica. Ao combinar 200ml de água aquecida com uma colher (sobremesa) de sal, você produz um analgésico e anti-inflamatório. 

Fazendo bochechos 3 vezes por dia, pelo menos, você suaviza a dor e diminui a inflamação da região. Basta movimentar a água de maneira gentil por alguns segundos e cuspir! 

 Aplicar compressas 

Compressas podem ser utilizadas de duas maneiras: quente ou fria. As duas têm diferentes atuações: 

  • Compressas quentes são indicadas para uma dor latejante, que está se estendendo para os ossos do rosto; 
  • Compressas frias são indicadas para sinais de inflamação, com a gengiva inchada, vermelha, ferida e sangrando. 

Seja a quente ou a fria, aplique-a do lado externo de onde o dente siso está nascendo. A aplicação dura de 15 a 20 minutos, sendo 3x por dia. 

 Aplicar medicamento tópico 

O primeiro remédio para dor de dente siso que recomendo é tópico, que deve ser aplicado diretamente na gengiva. Esse medicamento ajuda a amenizar a inflamação e reduzir a dor. 

Em geral, são recomendados os sprays, mas converse com o farmacêutico para encontrar a melhor opção. Outra opção é o uso da benzocaína, um gel que pode ser aplicado conforme o necessário sobre a área inflamada 

 Aplicar medicamento natural 

ação terapêutica das plantas ajuda na amenização da dor de dente siso inflamado. Aqui, três opções se destacam: limão, chá-preto e salsa. 

No primeiro, basta aplica o suco de limão diretamente na gengiva ou acrescentar à água morna para bochechos. No segundo, pode ser utilizado como compressa ou consumo ao longo do dia. 

Por fim, o terceiro pode ser mastigado, pois isso libera suas substâncias sobre a gengiva inflamada. 

 Manter a higiene bucal 

Devido à localização do dente, restos de alimentos facilmente se depositam nele, o que pode causar a formação de placa bacteriana e agravar a inflamação. Nesse caso, você deve manter a higiene bucal com uma escova macia que evite lesões. 

As cerdas devem penetrar na gengiva que está sobre o siso, mesmo que ocorra sangramento gengival momentâneo. Claro que, caso a dor seja grande, você pode utilizar de um cotonete para limpeza mais delicada. 

Junto do cotonete, utilize de um antisséptico a base de Gluconato de Clorexidina a 0,12%! 

 Mudar a alimentação 

A textura de certos alimentos não é muito recomendada para uma gengiva frágil e sensível. Por isso, é recomendada a mudança de alimentação para algo macio ou pastoso, ao invés de algo duro e difícil de mastigar. 

Da mesma forma, evite pratos muito quentes, pois estes agravam a inflamação da gengiva. 

Como aliviar dor de dente siso

Como acabar com a dor do siso? Procure um cirurgião dentista! 

A melhor opção para lidar com a dor de dente siso é se consultar com um cirurgião dentista. É através dele que você descobre a formação de dente siso, assim como remédio para dor de dente siso. 

É também por ele que pode ser recomendada a extração do dente siso, chamada de exodontia. O cirurgião recomendará a extração em situações como: 

  • Dente mal posicionado; 
  • Dores na face; 
  • Dente com cáries; 
  • Desalinhamento dos dentes; 
  • Falta de espaço; 
  • Siso sem função; 
  • Tratamento ortodôntico. 

Qual é o valor para arrancar o siso? 

Os valores sempre dependem do diagnóstico realizado e do procedimento indicado para cada caso. Uma boa clínica, que se importa com você, é capaz de realizar esse serviço com bom custo-benefício. 

 Conclusão 

O siso nascendo pode ser uma experiência bastante dolorosa, assim como foi com o nascimento dos outros dentes. Contudo, o siso já não tem mais espaço na boca, por isso que é necessário diminuir a dor dele e até mesmo extraí-lo. 

como aliviar a dor do siso? O ideal é sempre buscar a ajuda de um profissional. Ele poderá realizar o diagnóstico preciso e indicará o melhor tratamento em que essa dor deixará de existir. 

LSI: dor dente siso inflamado, aliviar dor de dente nascendo, como acabar com a dor do siso. 

O que é bom para dor de dente do siso?

Como aliviar dor no dente do siso?.
Mastigue de um lado só Se você está sofrendo com dores por causa do nascimento dos sisos, o ideal é não mastigar do lado em que o dente está nascendo. ... .
Faça bochechos. ... .
Use bolsa de água quente. ... .
Tome analgésicos. ... .
Faça mudanças na sua alimentação. ... .
Vá ao dentista..

Quanto tempo dura a dor de dente siso?

2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

O que tomar quando o siso está inflamado?

Como dito, para amenizar a dor sentida pela inflamação do siso, o uso de medicamentos pode ser negociado com o seu dentista. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser prescrito pelo seu profissional diante de dores leves e intensas. Entre os possíveis remédios estão o Paracetamol e o Ibuprofeno.