Como calcular a resistência equivalente de uma associação em paralelo?

Como calcular a resistência equivalente de uma associação em paralelo?

Como calcular associação em paralelo?

Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:

  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

O que é uma associação em série paralelo é misto?

A associação pode ser em série, quando os resistores são ligados de forma que só exista um caminho para a corrente elétrica fluir, ou em paralelo, de forma que os resistores proporcionam dois ou mais caminhos para a passagem de corrente elétrica.

Quais são as características de um circuito em paralelo?

Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores: ... O funcionamento de cada resistor é independente dos demais; A diferença de potencial (corrente elétrica necessária para ocorrer a ddp) é a mesma em todos os resistores; O resistor de menor resistência será aquele que dissipa maior potência.

Como calcular o valor da resistência equivalente de um circuito em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

Como calcular a tensão de resistores em paralelo?

Req = R1 + R2 + R3 + R4 .. Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

O que é uma associação mista?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

O que é um circuito em série e quais as suas características?

Um circuito elétrico em série é aquele onde se liga mais de uma carga, em série, e no mesmo circuito elétrico umas com as outras. Essas cargas são ligadas por meios de condutores elétricos, sendo uma na ponta da outra, ou ainda diretamente ligadas, dependendo do circuito elétrico em série a ser montado.

Como calcular associações em paralelo?

  • Tal como vimos nas associações em série, também existe uma fórmula facilitada para quando molas iguais são postas em paralelo. Por exemplo, quando dez molas iguais são associadas em paralelo, basta somar a constante elástica de todas, ou seja, dez vezes a constante individual. Até aqui, já aprendemos a calcular associações em série e em paralelo.

Qual a diferença entre circuito em série e circuito paralelo?

  • Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas. Outra diferença que podemos citar é que se no circuito em série uma das cargas pare de funcionar todas as demais também irão parar, pois o circuito será interrompido.

Quais os tipos de associação?

  • Há três tipos de associação: em paralelo, em série e mista. Ao analisar um circuito, podemos encontrar o valor do resistor equivalente, ou seja, o valor da resistência que sozinha poderia substituir todas as outras sem alterar os valores das demais grandezas associadas ao circuito.

Como funcionam as ligações em circuito paralelo?

  • As ligações em circuito paralelo são exatamente o inverso do circuito série, onde no paralelo o que modifica é a corrente no circuito e a tensão se mantem constante, vamos imaginar novamente nosso conjunto de pilhas, e os terminais são conectados positivo com positivo e negativos com negativos.

Você sabe o que são resistores? Sabe o que é associação de resistores e como calcular o resistor equivalente? O Mundo da Elétrica vai te ensinar quais são as associações de resistores e como fazer o cálculo de cada uma delas. Então, vamos lá pessoal!

O que são resistores?

Os resistores são dispositivos que transformam a energia elétrica em energia térmica pelo efeito Joule, utilizando a energia fornecida por uma fonte de tensão. Quando são colocados nos circuitos elétricos, eles têm a função de limitar a corrente que passa pelo circuito, mas nem sempre encontramos o resistor com o valor de resistência elétrica que precisamos, porém podemos fazer uma combinação com resistores para obter um valor de resistência equivalente ao necessário.

Leia também

  • Código de cores de resistores
  • Diferenças entre circuito série e paralelo.

Esse tipo de combinação é conhecido como Associação de Resistores, que pode ser feita em série e/ou paralelo. Quando essa associação é feita em paralelo, por exemplo, ela pode ser representada da seguinte forma:

Representação da associação de resistores em paralelo

Exemplo de diagrama da associação de resistores em paralelo.

Isso faz com que eles sejam sujeitos a mesma ddp (diferença de potencial), como mostra a imagem abaixo, mas são percorridos por correntes elétricas distintas que são proporcionais ao valor de cada resistor.

Qual a fórmula para fonte de tensão V?

Fórmula usada para fonte de tensão V.

Considerando que a corrente elétrica que passa pelos resistores tenha as respectivas intensidades. Então, a intensidade (i) de corrente fornecida pela fonte, é o somatório das correntes sobre cada resistor.

Como usar a fórmula para o cálculo do resistor equivalente?

Fórmula da corrente elétrica utilizada no cálculo dos resistores.

A ddp em cada resistor é a mesma e você pode obtê-la pela lei de Ohm

Associação em série

Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é semelhante à soma de todos os resistores desta associação. A resistência equivalente da associação em série será sempre maior que o resistor de maior resistência.

Como saber qual fórmula utilizar em cada cálculo?

Fórmulas utilizadas para calcular resistor equivalente em uma associação.

Veja na imagem abaixo como é o aspecto de uma associação de resistores em série.

Representação de associação de resistores em série

Diagrama final da associação de resistores em série.

Associação em paralelo

Em uma associação em paralelo, as tensões em todos os resistores são semelhantes e a soma das correntes que passam pelos resistores é igual à corrente sobre a resistência do resistor equivalente.

A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação.

Fórmula para cálculo de resistores.

Fórmulas utilizadas para calcular resistor equivalente em associação em paralelo.

Podemos notar que os resistores são alimentados pela fonte de tensão V.

Modelo de cálculo dos resistores em paralelo.

Diagrama final da associação em paralelo.

Como toda as tensões são iguais, eliminamos todos os termos da equação e temos uma equação simplificada. Uma opção quando se trabalha com dois resistores em paralelo, é utilizar a segunda equação da imagem abaixo:

Como calcular o resistor equivalente?

Fórmula utilizada para representar o cálculo em associação em paralelo.

Associação mista

Em um mesmo circuito pode haver resistores em série e resistores em paralelo, que é conhecida como associação mista. Para fazer o cálculo da resistência total do circuito, primeiro você precisa calcular a resistência equivalente do resistor em paralelo e com o resultado, deve considerá-lo como se fosse mais um resistor em série.

Quando tiver resistores em série fora da ligação em paralelo, é possível resolver a associação em paralelo primeiro e somar o resultado a resistência dos outros resistores ligados em série.

Quando houver resistores ligados em série dentro de uma ligação em paralelo, é de suma importância somar primeiro as resistências para realizar o cálculo da resistência equivalente em paralelo.

Representação da associação mista dos resistores.

Diagrama de uma associação de resistores mista.

Com todas as informações acima sobre como calcular resistor equivalente, podemos dizer que você já tem um breve conhecimento sobre o assunto. E pode aprender ainda mais com o vídeo do canal Mundo da Elétrica que recomendamos abaixo.

Te convidamos a conhecer nosso canal no YouTube e continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica para ter acesso a mais conteúdos como este, podendo melhorar os seus conhecimentos na área da eletricidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar o seu comentário que iremos responder com prazer.

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Assuntos

  • Associação de resistores
  • Circuito em série
  • Circuito paralelo
  • Resistores em paralelo
  • Resistores em série

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Como calcular a resistência equivalente da associação em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

Como calcular a resistência total de um circuito em paralelo?

Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I. Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.

Qual é a resistência equivalente da associação?

Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.

Como calcular a resistência de 3 resistores em paralelo?

O que é..
A equação para um total de n resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}.
Vejamos o seguinte exemplo. Dado R1 = 20 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 30 Ω..
A resistência equivalente total para os 3 resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/20)+(1/30)+(1/30)} = 1/{(3/60)+(2/60)+(2/60)}.