Como foi a reação dos colonos americanos em relação às leis proibitivas?

Sempre que estudamos a história das nações que nasceram na Idade Moderna, tendemos, para fins didáticos, a dar destaque a algumas personalidades centrais. É o caso, por exemplo, dos reis espanhóis, Fernando e Isabel, que, casando-se, unificaram os reinos da região da Espanha, no século XV, e construíram o poderoso Império Hispânico ultramarino. No caso da América do Norte, em especial das Treze Colônias dos Estados Unidos, as figuras que se destacaram não tinham conexão com casas aristocráticas (ou linhagens de nobres e reis), mas eram líderes patriotas que se opuseram à coroa inglesa, o que acabou por desencadear a Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775-1783).

A motivação central da Guerra da Independência foi a aplicação das chamadas leis proibitivas sobre as colônias por parte da Coroa Inglesa, como as leis do Selo, do Açúcar, da Moeda e do Aquartelamento. Essa última lei previa a obrigatoriedade do fornecimento de mantimentos aos soldados ingleses, presentes em solo americano, por parte dos colonos. Ela passou a vigorar após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada no solo americano entre Inglaterra e França, motivadas por posse de territórios.

Todavia, o ponto central para a reação dos colonos a tais espécies de lei veio com o chamado Imposto sobre o chá, que consistia em medidas de desvalorização do preço do chá das colônias, não apenas com o aumento da taxa sobre a produção, mas também pela entrada do chá chinês no mercado interno dos americanos a preço mais baixo, fixado pela Coroa Inglesa. Essa medida suscitou a revolta realizada em 1773, que ficou conhecida como “Festa do Chá de Boston”. Não demorou muito para que estourasse a guerra pela independência. Foi em meia às guerras que os “pais fundadores”, os líderes principais dos colonos naquela época, destacaram-se.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foram esses líderes que elaboraram, em 1776, a Declaração de Independência dos Estados Unidos e, após a guerra, em 1787, compuseram a chamada Bill Of Rights, isto é, a Declaração de Direitos, a Constituição dos Estados Unidos da América, que prevalece até hoje. Por essa razão que eles receberam o nome de “pais fundadores”, ou “fouding fathers”, pois são considerados aqueles que deram uma arquitetura político-jurídica aos Estados Unidos, reivindicando o seu direito de existir como Estado-Nação independente.

Os principais nomes entre os “pais fundadores” são os de: John e Samuel Adams, George Washington (que se tornou o primeiro presidente), Thomas Jefferson, George Clymer, Benjamin Franklin, George Tylor e George Rea.


Por Me. Cláudio Fernandes

As Leis Intoleráveis foi um conjunto de leis britânicas que puniu os colonos americanos pela Festa do Chá de Boston.


Como foi a reação dos colonos americanos em relação às leis proibitivas?

Charge da época sobre as Leis Intoleráveis

O que foram

Leis aprovadas pelo Parlamento britânico contra as treze colônias americanas, em 1774, como punição pela Festa do Chá em Boston. Na Grã-Bretanha, essas leis ficaram conhecidas como "Atos Coercitivos".

As leis (atos intoleráveis)


1. Lei do porto de Boston: fechamento do porto de Boston a todos os navios até os colonos pagarem pelo chá despejado no porto.


2. Lei do Governo de Massachusetts: deu mais poder ao governador de Massachusetts. Muitos dos funcionários do governo que costumavam ser eleitos pelo povo passaram a ser nomeados pelo governador. A lei também permitia que apenas uma reunião por ano fosse realizada na cidade.


3. Lei de Administração da Justiça: permitia que o governador enviasse as queixas contra funcionários do governo para a Grã-Bretanha. Nesse caso, as testemunhas teriam de viajar até a Grã-Bretanha para testemunhar contra um oficial, tornando quase impossível condená-lo.


4. Lei de Aquartelamento: obrigava as colônias a fornecer alojamento aos soldados britânicos.


5. Lei de Quebec: permitia a expansão do território canadense britânico para o sul, em Ohio. Também tornava a Província de Quebec uma província católica. Embora não tivesse relação com os acontecimentos de Boston, foi promulgada na mesma época.

Consequências principais


Os Atos Intoleráveis tiraram algumas liberdades básicas dos americanos, fazendo com que ajudassem a unir as colônias, levando-as à posterior revolução e ao início do processo de Independência dos Estados Unidos.

Como foi a reação dos colonos americanos em relação às leis proibitivas?

The Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston): foi o evento que gerou as leis intoleráveis dos britânicos contra os colonos americanos.


Revisado em: 14/09/2020.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Leis Intoleráveis nos Estados Unidos Temas Relacionados
  • • Causas da Revolução Americana
  • • Estados Unidos da América - EUA
  • • Formação territorial dos Estados Unidos
  • • Lei do Selo
Bibliografia Indicada

Fontes de referência:

- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.

- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.


Como os colonos reagiram a essa lei?

Resposta verificada por especialistas. Os colonos reagiram às Leis Intoleráveis, exigindo a sua anulação por meio de um documento, no entanto não tiveram as suas exigências aceitas. Logo, formaram o primeiro e, anos depois, o segundo Congresso, engajando-se na luta pela independência.

Como os colonos americanos reagiram?

Os colonos protestaram contra a Lei do Chá e a Inglarerra reagiu com a promulgação das "Leis Intoleráveis". Os colonos reuniram-se em 1775, na cidade da Filadélfia, num congresso que reivindicava a revogação das leis. Ocorreram alguns choques entre colonos e soldados ingleses e a relação entre eles foi se deteriorando.

Como os colonos reagiram as leis impostas pelos ingleses?

Reagiram inicialmente com protestos, como manifestações políticas em repúdio ao rei, destruição de estátuas do Rei e a destruição de cargas de comerciantes ingleses.

Qual a reação dos colonos em relação as Leis Intoleráveis 1774 imposta pela Inglaterra?

Leis Intoleráveis (1774): a Coroa Inglesa fechou o Porto de Boston e ocupou militarmente a colônia de Massachussetts. Revoltados, os colonos não aceitaram as imposições adotadas pela Coroa Inglesa.