Como funciona um motor de combustão interno?

O motor de combustão interna é uma máquina térmica que converte a energia proveniente da queima de combustíveis em energia térmica.

Significado de Motor de Combustão Interna

O motor de combustão interna, popularmente conhecido como motor a explosão, consiste numa máquina térmica que transforma a energia da queima de combustíveis em energia térmica. Os mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel. Nesse sentido, os motores de combustão interna estão presentes, principalmente, nos meios de transporte, como carros, camiões e motociclos.

Funcionamento do Motor de Combustão Interna

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos.

1 - O primeiro tempo chama-se admissão. Nesta etapa, a válvula de admissão abre-se para que entre no cilindro do motor a mistura de combustível e gases. 2 - O segundo tempo chama-se compressão. Nesse período, a válvula de admissão é fechada e o pistão começa a subir para comprimir o combustível. 3 - O terceiro tempo chama-se combustão ou explosão. Nessa etapa, a vela de ignição liberta uma pequena faísca dentro do cilindro, o que causa a explosão do combustível. Depois, o pistão desce devido à pressão exercida pelos gases resultantes da combustão. 4 - O quarto tempo é chamado escape. Nele, o pistão sobe novamente e a válvula de escape é aberta. Assim, os gases provenientes da combustão são expulsos para fora do cilindro. Assim, este fica livre para iniciar um novo ciclo.

Poluição do Motor de Combustão Interna

Como se percebe, os gases da combustão são expulsos e geram poluição que pode afetar o ambiente e a saúde humana. A libertação dos gases poluentes pode causar chuva ácida, inversão térmica e o agravamento do efeito de estufa. Podem ainda afetar o sistema respiratório humano e provocar cancro. Por isso, a nível mundial tem-se discutido e implementado o uso de combustíveis que emitem uma quantidade menor de gases poluentes durante a combustão.

O motor de combustão interna é uma máquina térmica que tem como função converter energia térmica em energia mecânica. Eles são utilizados principalmente em meios de transporte.

O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. Os tipos de motor de combustão interna mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel. Eles estão presentes principalmente nos meios de transporte, como carros, caminhões e motocicletas.

O motor apresenta a seguinte composição:

Como funciona um motor de combustão interno?

Componentes de um motor de combustão interna

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos:

  • Primeiro tempo - admissão: é o período no qual se abre a válvula de admissão e entra no cilindro do motor a mistura de combustível e gases.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Segundo tempo - compressão: a válvula de admissão é fechada e o pistão começa a subir, comprimindo o combustível.

  • Terceiro tempo - explosão: após a compressão, um dispositivo denominado vela libera uma pequena faísca dentro do cilindro, causando a explosão do combustível. Nesse período, o pistão desce em virtude da pressão exercida pelos gases resultantes da explosão.

  • Quarto tempo – escape: o pistão sobe novamente e a válvula de escape é aberta. Os gases provenientes da explosão são expulsos para fora do cilindro, deixando-o livre para iniciar um novo ciclo.

O que é necessário para funcionar um motor de combustão interna?

São eles: entrada de combustível e ar, compressão desses dois elementos, explosão e escapes desses gases formados no processo.

Quais são as quatro etapas do funcionamento do motor a combustão interna?

ADMISSÃO, COMPRESSÃO, COMBUSTÃO E ESCAPE Na prática, os projetistas, engenheiros de teste e preparadores tentam maximizar as fases de admissão e combustão – chamadas “fases de potência” no jargão automotivo – e reduzir as de compressão e escape.

Como é o funcionamento do motor de combustão interna do ciclo Otto?

Criado em 1876 pelo engenheiro alemão Nikolaus August Otto, o motor ciclo Otto possui alto rendimento energético, uma vez que aproveita a energia da queima do combustível nos cilindros. Para isso, esse motor funciona em quatro tempos, que acontecem de modo sucessivo, que são: admissão, compressão, expansão e exaustão.