Como o behaviorismo pode contextualizar as relações humanas nas organizações?

We’ve updated our privacy policy so that we are compliant with changing global privacy regulations and to provide you with insight into the limited ways in which we use your data.

You can read the details below. By accepting, you agree to the updated privacy policy.

Thank you!

View updated privacy policy

We've encountered a problem, please try again.

559 palavras 3 páginas

BEHAVIORISMO
Uma escola fundada por Watson e Tolman influenciados pela corrente da reflexologia de Pavlov continua na contemporaneidade com tendências marcantes nos estudos do comportamento humano.
Ela estuda o comportamento humano precisamente através dos estimulos do corpo á resposta de forma objetiva, tendo como principio a exclusão do pensamento e da consciência pois ambas não podem ser definidos de forma objetiva (cientificamente valida). Watson entendia que a partir das respostas físicas glandulares e movimentos da garganta poderia chegar a conclusões entre a ligação Estímulo-Resposta; comparava as emoções com os movimentos viscerais e os movimentos físicos com o pensamento agregando objetividade a estes fenômenos. Acreditam que toda vez que houver um estimulo haverá tamebm uma necessária resposta que pode ser objetiva, variando apenas de individuo para individuo, acreditando que cada sujeito tem seu “banco de respostas”.
Do ponto de vista da Teoria Geral da Admnistracao existe uma conclusão que o estudo do comportamento na escola behaviorista pode ser bastante objetivo para a realidade social, mas seus estudiosos afirmam que ela se da quando há um encontro direto ou indireto ao atendimento dos objetivos do sujeito.

Bergamini, Cecilia Whitaker – Psicologia Aplicada a Administração de empresas. 3ª ed. - São Paulo – Editora Atlas, 1982

Críticas à teoria das relações humanas
Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais - em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente nos Estados Unidos.
Apesar de os Industriais tenderem a julgar sempre as conclusões de Mayo verdadeiras, estes as consideravam inaplicáveis, como citado por um "Tudo isto é muito interessante, mas o que psicólogos e teóricos em geral parecem esquecer é que tenho


Relacionados

  • behaviorismo

    5490 palavras | 22 páginas

    o 8ehaviorismo Fernando na Teoria das Organizações C. Prestes Motta * 1. Origens. 2. As Grandes Figuras do Behaviorismo. 3. Idéias Centrais do Behaviorismo. 4. O Behaviorismo e a OrganizaçéIo. 5. Criticas. A grande importância do behavíorísmo na Teoria das Organiza-ções parece estar no seu rompimento com os enfoques prescritivos ingênuos das escolas de administração científica e rela-ções humanas. Parece ser ainda com o behaviorismo que se dá a incorporação -da sociologia….

  • Behaviorismo

    796 palavras | 4 páginas

    BEHAVIORISMO Em resumo Behaviorismo (do inglês Behaviorism, derivado de behavior que significa comportamento, conduta) é o nome dado à Psicologia Comportamental, também conhecido em seu meio como comportamentalismo. Em administração, significa uma abordagem que enfatiza o sucesso organizacional por meio das variáveis humanas dentro da organização. A partir dos trabalhos de dinâmica de grupo desenvolvidos por kurt Lewin e dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo, a teoria….

  • Teoria geral da administração

    1449 palavras | 6 páginas

    1. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO O Behaviorismo foi importante na Teoria das Organizações por romper com os enfoques prescritivos das escolas de administração científicas e relações humanas. Com o behaviorismo se dá a incorporação da sociologia da burocracia e com isto, amplia-se o campo da teoria a toda e qualquer organização, e não só à empresa. Para o administrador de empresas a maior qualidade do behaviorismo está na objetividade com que é vista a organização. Desta maneira….

  • Teoria behaviorista

    8311 palavras | 34 páginas

    SANTOS SUMAYA AMIRATE REIS DA SILVA WALDNA MARQUES NUNES TEORIA BEHAVIORISTA SÃO LUIS 2011 INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA- IMEC COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CLÁUDIO DE SOUSA BATISTA IRISNE MORAES ARAUJO MARIA ANTONIA SILVA FRAZÃO ROSANGELA DA SILVA CARDOSO ROSYANA ATAIDE DA SILVA SILVIA LETICIA SOUSA DOS SANTOS SUMAYA AMIRATE REIS DA SILVA WALDNA MARQUES NUNES TEORIA BEHAVIORISTA Trabalho apresentado ao Curso de Administração….

  • aps - As teorias administrativas

    13760 palavras | 56 páginas

    Administração Científica ________________________ 16 2.4 – As Principais Críticas à Administração Científica (AC) de Taylor ____ 17 3.1 – Jules Henri Fayol ____________________________________________ 18 3.2 – Pensamento de Fayol ____________________________________ 19 3.3 – Fayol de Modo Geral _____________________________________ 21 4.1 – Max Weber _________________________________________________ 21 4.2 – A Teoria da Burocrácia ___________________________________ 22 4.3 – Vantagens….

  • Behaviorismo

    1912 palavras | 8 páginas

    BEHAVIORISMO O Behaviorismo teve sua origem em 1913, com a publicação do artigo “A psicologia como um behaviorista a vê”, de autoria de John Watson; artigo este em que Watson criticava, dentre outras coisas, o uso da introspecção como método investigativo da Psicologia. Foi um movimento de grande impacto no campo da Psicologia moderna, designado também como comportamentalismo, influenciando nos setores do estudo do comportamento humano, nas teorias da aprendizagem e personalidade até às….

  • Para uma caracteriza o da Psicologia social brasileira

    5629 palavras | 23 páginas

    psicologias sociais associadas ao behaviorismo, à Psicologia comparativa e ao cognitivismo, em solo norte-americano. Traçamos as influências da Psicologia cognitivista em solo brasileiro, mostrando que estava ligada à busca de variáveis dotadas de estabilidade, ao postulado da neutralidade do investigador e às noções de adaptabilidade e produtividade. Após a crise dessa perspectiva, observamos a influência da teoria das representações sociais e da teoria crítica em relação à Psicologia socio- histórica….

  • 027112671651

    2168 palavras | 9 páginas

    Behaviorismo Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour ou behavior significa comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigados pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente….

  • Meio ambiente

    1024 palavras | 5 páginas

    Carolina Perez Gonzalez / RA: 340341 Gisele Pereira Gonçalves Garcia / RA:340397 Juliano Aparecido do Nascimento/ RA:340318 Ana Claudia Antunes Vieira RA: / 340459 TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO Comportamentalista PSICOGÊNESE Desenvolvimento humano SOCIOINTERACIONISMO Socio-Historica A Nome da Teoria John Broadus Watson Jean Piaget Lev Semenovich Vigostsky B Autor principal Comportamento A evolução do desenvolvimento cognitivo C Foco principal do estudo….

  • A teoria Comportamental

    633 palavras | 3 páginas

    A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral Science approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo A Teoria Comportamental….

Outros Trabalhos Populares

Qual a relação existente entre o movimento de Relações Humanas e o behaviorismo?

A oposição à Escola Clássica sustentada pela de Relações Humanas evolui para um segundo estágio, a que podemos chamar behaviorismo que, embora compartilhasse da maioria das idéias de Relações Humanas, não aceitava sua concepção ingênua de que a satisfação do trabalhador gerava por si só a eficiência.

Como podemos utilizar o behaviorismo nas equipes empresariais?

Quando aplicado às organizações, o behaviorismo é responsável por estudar as interações entre o trabalhador e o ambiente e, da mesma forma, as ações do indivíduo (suas respostas) de acordo com o ambiente em que trabalha (os estímulos).

Quais as principais contribuições do behaviorismo para a gestão de pessoas?

Algumas contribuições da Análise do Comportamento para a gestão de pessoas.
Seleção de pessoas: ... .
Auxiliar no planejamento das condições físicas da organização e contingências que controlam o trabalho: ... .
Considerar a cultura do trabalhador com o grupo social: ... .
Evitar o absenteísmo e rotatividade:.

Como o behaviorismo explica o comportamento humano?

Os behavioristas acreditam que os comportamentos podem ser aprendidos por meio do condicionamento. Isto é, as condições do ambiente têm influência direta no comportamento do indivíduo ou animal.