Como o movimento das placas formaram as cordilheiras dos Andes e do Himalaia?

Esta é uma página exclusiva para assinantes

  • Tenha acesso a todos os conteúdos do APOIO ESCOLAR 24HORAS, o maior site de reforço escolar do Brasil.
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Vestibular e ENEM: O único com professores online para tirar dúvidas.
  • Pagamento facilitado com cartão de crédito, débito e boleto via bCash.
    • Assine agora!

      Assine agora e garanta a melhor ajuda para seus estudos com nossa equipe de professores 24 horas online!

    • Já é assinante?

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.

    A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia montanhosa, que está localizada na América do Sul. É considerada a maior do mundo em comprimento com aproximadamente 8 mil km de extensão e uma largura que varia de 200 a 700 km.

    Possui uma altitude média de 4.000 metros, cujo ponto mais alto é o Monte Aconcágua, que apresenta cerca de 7 mil metros de altitude.

    Como o movimento das placas formaram as cordilheiras dos Andes e do Himalaia?
    Cordilheira dos Andes

    Características

    Segue abaixo as principais caraterísticas da Cordilheira dos Andes:

    Localização

    Está localizada na costa oeste da América do Sul, atravessando países: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

    Como se Formou?

    A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico. Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas.

    Clima

    O Clima predominante na Cordilheira dos Andes é o clima frio de montanha. Nesse tipo de clima, a temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresenta temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

    Fauna e Flora

    A Cordilheira dos Andes abriga uma enorme riqueza ecológica com a vasta fauna e flora e diversos recursos minerais. Nas áreas de menor altitude, a vegetação é rasteira (estepes), e, nos pontos mais altos as plantas não se desenvolvem visto as baixas temperaturas e a atividade constante de neve.

    Dos animais que abrigam as montanhas andinas destacam-se a lhama, alpaca, guanaco, vicunha, e diversos tipos de aves. Grande parte dos Andes é coberto por vegetação rasteira, sobretudo o chamado “ichu”, uma espécie de capim, que serve de alimento para diversos animais.

    De tal modo, os aninais que habitam a região servem para o transporte de pessoas e de mercadorias, e ainda para o uso da lã na confecção de vestimenta e acessórios.

    Curiosidades

    O mistério que envolve a Cordilheira dos anos foi sempre algo instigador, sobretudo pela presença da Civilização Inca. Em toda sua extensão povos se desenvolveram em períodos remotos, no entanto, muitos têm histórias ainda não descobertas.

    Uma das mais relevantes atividades econômicas do local é o turismo, o qual é visitado por milhares de pessoas todos os anos. Por ser uma altitude elevada, o ar é rarefeito, sendo um dos problemas a escassez de oxigênio. Mesmo nessas condições diversos povos vivem próximos da Cordilheira.

    O condor é a ave símbolo dos Andes. Grande parte da Cordilheira sofre abalos sísmicos e ainda com a atividade de vulcões, recorrentes na região andina.

    Saiba mais sobre a América Andina.

    A grande cordilheira do Himalaia, no Tibete, a maior da Terra, 7 300 metros acima do nível do mar, nasceu do choque entre duas das placas tectônicas, que formam a crosta da Terra – até aí, todos os geólogos concordam. A dúvida é como a crosta se deformou. Na década de 60, acreditava-se que a placa da índia teria mergulhado sob a da Ásia (veja o quadro). Nos anos 80, achava-se que as duas placas apenas bateram de frente, comprimindo-se. Agora, dois pesquisadores canadenses propõem uma terceira hipótese: foi a índia que empurrou a Ásia para o fundo. Segundo eles, a deformação é muito mais superficial do que se pensava.

    • Origem das coisas

    Nova Teoria sobre a Origem do Himalaia

    A grande cordilheira do Himalaia, no Tibete, a maior da Terra, 7 300 metros acima do nível do mar, nasceu do choque entre duas das placas tectônicas, que formam a crosta da Terra – até aí, todos os geólogos concordam. A dúvida é como a crosta se deformou. Na década de 60, acreditava-se que a […]

    Superinteressante pelo menor preço do ano!

    PRORROGAMOS A BLACK FRIDAY!
    Ainda dá tempo de assinar um dos títulos Abril e também ter acesso aos
    conteúdos digitais de todos os outros*
    Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

    *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

    Como ocorreu a formação da Cordilheira do Himalaia e da Cordilheira dos Andes?

    A cordilheira surgiu da colisão do continente indo-australiano (a Austrália já fez parte da mesma massa continental indiana) com as placas tectônicas asiáticas, após a Índia se projetar para o norte e atingir a Ásia. Desta forma o continente indo-australiano foi pressionado para baixo do continente asiático.

    Qual movimento das placas tectônicas forma a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira do Himalaia?

    A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.

    Como foram formadas as grandes cadeias de montanhas do Himalaia e dos Andes?

    Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos. Entre as cordilheiras mais conhecidas em escala global estão a dos Alpes (Europa), Rochosas (América do Norte), dos Andes (América do Sul) e do Himalaia (Ásia).

    Quais são as placas tectônicas responsáveis pela formação do Himalaia?

    De acordo com a moderna teoria das placas tectônicas, sua formação é resultado de uma colisão continental, ou então do processo de orogenia (isto é, processo de formação de montanhas) entre os limites convergentes entre as placas Indo-australiana e da Eurásia.