Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um assunto muito importante, que envolve não só o nosso País, mas também diversas questões geopolíticas, muito importantes para os assuntos de geografia no Enem. Vamos falar sobre as mais importantes características dos BRICS, explicando o que é este grupo, quais os países componentes e também sobre as características predominantes destes países.

No cenário político atual, principalmente na era após a globalização, a união entre os mais variados países, assim como o seu relacionamento vem ganhando cada vez mais importância, seja para a política nacional, economia ou até mesmo questões militares. Desta maneira, diversos países buscam a formação de grupos ou blocos econômicos, tais como o Nafta, o Mercosul e o mais conhecido a União Europeia. Neste conceito, um grupo importante que vem ganhando destaque são os BRICS.

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics

  • O que são os BRICS?
  • Características dos países componentes
  • Futuro dos países do BRICS
    • Leia mais:

O que são os BRICS?

BRICS é nome que recebe um grupo formado atualmente por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O seu nome é dado pela letra inicial de cada país em inglês (Brazil, Russia, India, China and South Africa). No entanto, os BRICS não são um grupo econômico, tais como os que mencionamos acima. Na verdade, estes países formam uma aliança que busca agir no cenário político e econômico internacional, favorecendo os interesses em comum destes países. Todo ano são realizadas ao menos uma reunião para definir as diretrizes destes países, formalizando acordos internacionais e caminhando para a possível formação e um bloco econômico de fato.

Características dos países componentes

Como falamos no início, os BRICS são formados por países que apresentam algumas características em comum, que são fundamentais para as diretrizes do grupo, vamos explorar algumas.

A principal característica do grupo é ser formado por países emergentes, ou seja, são países que estão em um processo de crescimento econômico superior aos demais países, além de apresentares índices de crescimento, como importação e exportação em crescimento. Outras características comuns aos integrantes do grupo são:

  • Grande quantidade de recursos minerais, com desenvolvimento de tecnologia para explorá-los;
  • Mão de obra em grande quantidade, em processo de qualificação. Estima-se que os países do BRICS detenham 45% da força de trabalho mundial;
  • Investimento acentuado em setores de infraestrutura nacional, tais como estradas, ferrovias e aeroportos;
  • Rápido acesso da população à instrumentos de comunicação, como telefones celulares e internet;
  • Grande investimento de empresas internacionais em seu mercado de capitais e;
  • Investimento de empresas internacionais em diversos setores da economia.

Além disso, os países também compartilham outros dados similares, tais como IDH e expectativa de vida.

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics

Futuro dos países do BRICS

Acredita-se que em um futuro não muito distante, que os países pertencentes a este grupo possam se tornar grandes economias, muito influentes no cenário mundial. Destaca-se principalmente a China, com um crescimento econômico muito acelerado (atingindo normalmente 9% ao ano), além de possuir a maior população mundial, seguida de perto por outro país do grupo, a Índia. Além disso, a expectativa é que cada vez mais o grupo se fortaleça e se transforme em um bloco econômico de fato.

Poderíamos ainda explorar diversas características este grupo, mas temos uma visão geral dos BRICS. Conhecer este grupo, assim como diversos outros em que o Brasil está inserido, é muito importante para a sua preparação para o Enem!

BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"BRICS" é um acrônimo ou seja, a junção das iniciais de palavras que formam outro termo. Seu criador é o economista britânico Jim O'Neill, do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2001.

O economista tentava encontrar uma forma de traduzir o crescimento econômico que seria protagonizado naquela década por Brasil, Rússia, Índia e China. Por conseguinte, empregou a expressão "BRIC".

Naquele momento, o crescimento brasileiro ainda suscitava dúvidas, bem como a Rússia, que estava estagnada. Já a China, apresentava taxas de crescimento elevadíssimas entre os demais e se destacava no cenário econômico mundial.

Resumo

O estudo realizado por Jim O'Neil foi recebido com imensa satisfação nos países que protagonizam o BRIC.

Assim, diante das perspectivas de crescimento e das notas das agências internacionais, os governos do BRIC impulsaram oficialmente a possibilidade de constituição de um bloco entre esses países emergentes.

O BRIC se constituiu em bloco em 2009 e desde então, vários encontros periódicos entre esses países foram realizados. Em 2011, mais um país foi agregado: a África do Sul.

Deste modo, o BRIC virou BRICS. Contudo, a inclusão da África do Sul gerou críticas da comunidade econômica mundial, pois ela não estaria no mesmo nível de crescimento que os demais países.

Países

O BRICS é formado por:

  • Brasil
  • Rússia
  • Índia
  • China
  • África do Sul

Objetivos

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics
Os presidentes dos países do Brics reunidos em 2017, em Xangai
  • Institucionalização do grupo BRICS,
  • Criação de um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos,
  • Fortalecer as economias dos países,
  • Estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.

Banco

O Novo Banco de Desenvolvimento, popularmente conhecido como "Banco do BRICS", foi criado em julho de 2014 e sua sede fica em Xangai, China.

Com um capital inicial de 100 bilhões de dólares, o objetivo da instituição é ser um banco de resgate e investimento para os países do bloco. Além disso, é uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial para países que necessitem de créditos.

Segundo dados do próprio banco, em agosto de 2017 havia 11 projetos financiados pela instituição no valor de 3 bilhões de dólares.

Mapa

Observe no mapa abaixo a localização e as bandeiras dos países do BRICS:

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics
Mapa do Brics

Características

Os países formadores do BRICS são marcados por países emergentes, suscetíveis a crises econômicas e com falhas garantias sociais para as populações.

Vejamos alguns dados do BRICS:

PIB (Fonte:Banco Mundial.2016)

Brasil1,796 bilhões de dólares
Rússia1,283 bilhões de dólares
Índia2,264 bilhões de dólares
China11, 2 bilhões de dólares
África do Sul294, 8 milhões de dólares

População

Brasil201 milhões

Rússia

144 milhões
Índia1,2 bilhão
China1,3 bilhão
África do Sul52 milhões

IDH (Fonte:UNDP.2016)

Brasil79º
Rússia49º
Índia131ª
China90º
África do Sul119ª

Charge

Atualmente, com as diferenças de crescimento entre o PIB do Brasil e dos demais membros do BRICS, uma série de críticas apareceram na imprensa.

O desenho do cartunista Moisés, de janeiro de 2016, resume bem a situação:

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics
BRICS. Autor: Moisés

Curiosidades

  • Os PIB's do BRICS, somados, equivalem a 22% do PIB mundial.
  • Já a população corresponde por 42% dos habitantes do planeta.
  • A Índia foi a única a manter as taxas de crescimento elevadas atingindo até 9% ao ano.
  • Em agosto de 2013, o economista Jim O'Neil declarou que o termo BRICS já não fazia mais "nenhum sentido", diante dos rumos tomados pelos países que o compunham.

Leia mais:

  • Blocos Econômicos
  • Apec
  • Globalização
  • G8 - Grupo dos Oito
  • O que são blocos econômicos?

Conheça os blocos econômicos que existem pelo mundo:

Como países com essas características podem se beneficiar da formação de grupos como o brics

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Quais são as principais vantagens de se participar do BRICS?

Vantagens • Alta capacidade industrial; • Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo; • Investimento intensivo em infraestrutura e educação. Desvantagens • População com tendência de envelhecimento rápido; • Progresso realizado com grande devastação ambiental; • Sistema político ditatorial.

Quais são as principais características dos países que formam os BRICS?

A principal característica do grupo é ser formado por países emergentes, ou seja, são países que estão em um processo de crescimento econômico superior aos demais países, além de apresentares índices de crescimento, como importação e exportação em crescimento.

Qual é a importância do BRICS no mundo atual?

Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo.

Qual é o principal objetivo dos países participantes do BRICS?

BRICS é o nome de um bloco composto por: Brasil, Rússia, Índia, China e, por fim, África do Sul. Em resumo, o intuito do bloco é a cooperação para o crescimento da influência geopolítica dos países emergentes participantes.