Considerando seu conhecimento sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo

01. (PUC-SP) Um experimento foi conduzido para verificar a influência de um hormônio da tireoide sobre o metabolismo celular. Para isso, foram obtidas células hepáticas (hepatócitos) de ratos cujos níveis sanguíneos do hormônio foram previamente classificados como baixos, normais ou elevados. Sob condições controladas, foi medida a taxa de consumo de oxigênio de cada um dos três grupos de células, e o resultado está representado no gráfico a seguir.

Considerando seu conhecimento sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo

Os resultados desse experimento permitem concluir que, nos hepatócitos dos ratos estudados,

a) o hipertireoidismo eleva o consumo de oxigênio na etapa citoplasmática da respiração celular.

b) o hipotireoidismo acelera a produção de ATP.

c) o hipertireoidismo estimula a fosforilação oxidativa.

d) o hipotireoidismo torna a cadeia respiratória um processo anaeróbio.

02. (IFNMG) Sobre o sistema endócrino humano, analise as afirmativas a seguir:

I. A paratireoide é a glândula produtora do hormônio calcitonina, responsável pela regulação das taxas de cálcio do sangue.

II. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

III. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos a partir de células beta do pâncreas, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue, com efeitos hiperglicemiante e hipoglicemiante, respectivamente.

IV. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o folículo estimulante e a prolactina, além de controlar o funcionamento da tireoide através da produção do hormônio TSH.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) apenas I e II.

b) apenas II e IV.

c) apenas II e III.

d) apenas III e IV.

03. (UFAM) Nos animais, as moléculas sinalizadoras se ligam a receptores na célula alvo, desencadeando respostas específicas nessa célula. Sobre a biossinalização, assinale a alternativa correta:

a) Reguladores locais são secretados pelas células sinalizadoras e atingem as células alvo em curtas distâncias. Um dos tipos de sinalização desencadeado por reguladores locais é o neuroendócrino.

b) Um hormônio é reconhecido pela sua especificidade de resposta, mesmo tendo como alvo, células diferentes.

c) Na sinalização endócrina, os hormônios secretados pelas células sinalizadoras atingem a célula alvo pelo sangue. Uma função associada a esse tipo de sinalização é a manutenção da homeostasia do organismo.

d) A insulina é produzida pelo pâncreas e em quantidade bem menos expressiva, pela hipófise anterior. A insulina atua reduzindo o nível de glicose no sangue.

e) Uma das funções do FSH (follicle stimulating hormone) é o estímulo da contração das células musculares uterinas e das glândulas mamárias.

04. (UFPA) O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

(in: Diabetes Mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 64 p. – Cadernos de Atenção Básica, n. 16).

Sabe-se que em indivíduos normoglicêmicos (glicose ou açúcar no sangue em níveis normais) ocorrem variações na glicemia durante o dia, que aumenta logo após a ingestão de alimentos e diminui depois de algum tempo sem comer. A elevação constante da glicose no sangue pode ser sinal de diabetes. A respeito desse assunto, a afirmativa correta é:

a) Nos indivíduos não diabéticos, a glicemia aumenta logo após uma refeição e diminui entre as refeições por ação do tempo, pois a glicose é normalmente excretada do corpo através da urina.

b) Nos indivíduos não diabéticos, a glicemia aumenta logo após uma refeição e diminui entre as refeições, pois os açúcares ingeridos e digeridos são absorvidos pelo sangue no intestino delgado. Por efeito da insulina, a glicemia se reduz, porque parte da glicose do sangue é conduzida para as células do corpo.

c) Em indivíduos com diabetes melito, a glicemia elevada (hiperglicemia) é constante, pois há uma falência no sistema de transporte de açucares para os rins.

d) Em todos os casos de diabetes, ocorre destruição das células beta, responsáveis por produzir a insulina nas ilhotas do pâncreas.

e) A insulina é sempre utilizada para controle; não é necessária para a sobrevivência dos pacientes.

05. (UNESP) Um hormônio foi injetado na circulação sanguínea de uma pessoa. O gráfico mostra como a concentração de cálcio no sangue variou ao longo do tempo após a injeção.

Considerando seu conhecimento sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo

É correto afirmar que o hormônio injetado na circulação sanguínea dessa pessoa foi:

a) o glucagon.

b) a tiroxina.

c) o paratormônio.

d) a calcitonina.

e) a aldosterona.

06. (UFU) João teve um tumor na tireoide e precisou remover, integralmente, essa glândula. Ele faz reposição hormonal via medicamentos. Caso não fizesse o tratamento, qual seria seu comprometimento?

a) Diminuição da concentração de glicose no sangue.

b) Diminuição da taxa metabólica basal.

c) Aumento dos ritmos cardíaco e respiratório.

d) Aumento da síntese de testosterona.

07. (PUCRS) O pâncreas é o órgão responsável pela produção de hormônios como a insulina e o glucagon. Sobre esses dois hormônios, é correto afirmar que:

a) a insulina é um hormônio hiperglicemiante, pois aumenta os níveis de glicose dentro das células.

b) o glucagon é um hormônio hipoglicemiante, pois diminui os níveis de glicose na circulação.

c) o glucagon promove o catabolismo das moléculas de glicogênio armazenadas no pâncreas em casos de jejum prolongado.

d) moléculas de lipídeos tendem a competir com a insulina pelo seu receptor em indivíduos com sobrepeso.

e) verifica-se produção de insulina em indivíduos com diabetes do tipo 1, mas não do tipo 2.

08. (UEM) A insulina, produzida e secretada pelo pâncreas, estimula a absorção de glicose pelas células musculares esqueléticas, pelos hepatócitos e pelas células do tecido adiposo. Considerando o exposto e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01. O glucagon tem efeito contrário à insulina, estimulando a liberação de glicose nas células musculares esqueléticas, nos hepatócitos e nas células do tecido adiposo.

02. A glicose absorvida após o estímulo gerado pela insulina será igualmente utilizada pelas células musculares esqueléticas, pelos hepatócitos e pelas células do tecido adiposo.

04. O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina.

08. As células citadas no comando da questão são estimuladas pela insulina por possuírem receptores de membrana para insulina, proteínas integrais de membrana sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso.

16. A insulina é sintetizada pelo retículo endoplasmático rugoso, transportada em vesículas ao complexo golgiense e à membrana plasmática, sendo secretada por exocitose.

Soma das alternativas corretas

09. (UFLA) O hormônio que apresenta iodo em sua composição e regula o desenvolvimento dos vertebrados denomina-se:

a) Tiroxina.

b) Glucagon.

c) Oxitocina.

d) Vasopressina.

10. (UNAMA) “… Algumas mulheres muito produtivas, não só mental como fisicamente, têm uma antecipação da menopausa. Acredita-se que o mesmo fator interfira na produção de outros hormônios como o da glândula tireoide…”

(Fragmentos extraídos de “O LIBERAL”, de 05.03.2006).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. Tanto a menopausa como o funcionamento da glândula tireoide estão na dependência da função da adenoipófise.

II. Apenas a menopausa depende dos hormônios liberados, ou não, pela adenoipófise.

III. A glândula tireoide exerce sua atividade independente de hormônios produzidos pela adenoipófise.

O correto está em:

a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III.

d) I, II e III.

11. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

A bomba de infusão de insulina, que causa conforto ao usuário, é um equipamento pequeno e portátil que auxilia a terapia para liberação de insulina, hormônio que controla a glicose no sangue. Tal equipamento de tamanho aproximado de um telefone celular libera a insulina por meio de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como o conjunto de infusão) colocados sob a pele. A quantidade de insulina liberada pode ser adaptada para satisfazer as necessidades humanas diárias do hormônio.

Modificado de: http://www.medtronicbrasil.com.br/yourhealth/diabetes/device/insulin-pump/what-is-it/. Acesso:16/09/2016.

Sobre o hormônio citado no Texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Impede a entrada da glicose, que está no sangue, nas várias celulas do corpo, como a dos músculos e as do tecido adiposo.

II. E produzido na parte endócrina do pâncreas, pelas celulas do tipo beta.

III. Provoca o aumento do nível de glicose no sangue pela transformação do glicogênio do fígado.

IV. Tem ação hipoglicemiante porque diminui o nível de glicose no sangue.

V. Sua ausência ou deficiência aumenta o nível de glicose no sangue e causa a diabetes do Tipo 1 ou diabetes melito.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, III e V.

b) II, III e IV.

c) II, IV e V.

d) III, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.

12. (COVEST) O sistema nervoso e o sistema endócrino transmitem informações elétricas ou químicas para coordenar e regular as funções orgânicas, integrando o funcionamento do organismo. No que se refere a essa ação integradora dos sistemas nervoso e endócrino, analise as proposições seguintes.

I   II

0 0 – As ações do sistema nervoso central e do sistema endócrino são coordenadas por uma glândula de primeiro nível, conhecida como hipófise.

1 1 – Os hormônios possuem ação difusa em relação aos neurotransmissores, que atuam de forma mais localizada.

2 2 – O hipotálamo tem ação integradora dos dois sistemas, influenciando tanto as funções neurais quanto as funções endócrinas.

3 3 – A hipófise secreta hormônios reguladores que controlam outras glândulas. O cortisol é um exemplo disso.

4 4 – O hormônio ACTH faz parte da cadeia hormonal que atua em situações de estresse.

13. (UNIFOR) Leninha era uma menina baixinha, com músculos bem hipertrofiados e com muitas espinhas no rosto. Além destas características, todos na faculdade começaram a observar o aparecimento de muitos pelos no rosto. E assim, vários eram os comentários: “ela toma é bomba”… “parece a mulher barbada”… “deve usar anabolizante”… Provavelmente, os pelos no rosto de Leninha são devidos às altas concentrações de:

a) FSH sanguíneas estimuladas pelo estradiol presente no anabolizante.

b) LH presentes nos anabolizantes utilizados geralmente por atletas de fisiculturismo.

c) adrenalina nos anabolizantes que aceleram o metabolismo celular.

d) testosterona exógenas que estimulam o desenvolvimento de características secundárias.

e) insulina sanguíneas estimuladas pelo armazenamento de glicogênio.

14. (UFES) A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é correto afirmar que:

a) O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.

b) A vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.

c) O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adeno-hipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.

d) O comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.

e) O hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.

15. (UDESC) Os seres humanos possuem diversas glândulas endócrinas, algumas delas podem inclusive produzir mais de um tipo de hormônio.

Associe o hormônio à glândula.

Coluna A

I. Prolactina.

II. Adrenalina.

III. Progesterona.

IV. Tiroxina.

V. Insulina.

Coluna B

(   ) Suprarrenal.

(   ) Pâncreas.

(   ) Tireoide.

(   ) Ovários.

(   ) Hipófise.

Assinale a alternativa que indica a associação correta, de cima para baixo.

a) III – IV – II – I – V.

b) II – V – IV – III – I.

c) I – III – IV – II – V.

d) V – II – I – III – IV.

e) II – IV – V – III – I.

16. (PUC-PR) O pâncreas é uma glândula mista que apresenta regiões de função endócrina denominadas de ilhotas de Langerhans; nessas ilhotas existem células alfa produtoras de glucagon, células beta produtoras de insulina, células delta que produzem somatostatina e células PP, que produzem um polipeptídeo pancreático. É conhecido que a insulina e o glucagon atuam regulando a glicemia (taxa de glicose no sangue). Os hormônios agem através de receptores específicos de alta afinidade. Um dos distúrbios típicos de glicemia é a diabetes mellitus, tipo I (diabetes mellitus insulinodependente) e tipo II (as células são resistentes à ação da insulina). O controle da glicemia ocorre da seguinte maneira:

Considerando seu conhecimento sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo

Suponha que uma pessoa seja diabética tipo I e não esteja fazendo o controle da doença. Ela ingeriu carboidratos como amido, sacarose e lactose. Após a digestão e absorção dos carboidratos, espera-se que:

a) Ocorra o bloqueio das células alfa e a estimulação das células beta, provocando a glicogenólise e a hipoglicemia.

b) Seja liberado glucagon na corrente sanguínea, ocorrendo a glicogenólise e a hipoglicemia.

c) Aconteça a ligação entre insulina e os receptores específicos de membrana que facilitam a entrada de glicogênio nos hepatócitos do fígado.

d) Não ocorra a liberação de insulina (pelas células beta do pâncreas), promovendo hiperglicemia e gliconeogênese.

e) Aconteça uma redução da sensibilidade dos tecidos à insulina, promovendo a hipoglicemia.

17. (UNIVERSIDADA CATÓLICA SC) O uso excessivo e indiscriminado de remédios à base de corticoide é a causa principal (e evitável) de síndrome de Cushing. Afora esses casos, o diagnóstico de hipercortisolismo e a identificação de sua causa está, sem dúvida, entre as tarefas mais difíceis enfrentadas pelos endocrinologistas. (…)

Sinais e sintomas da síndrome de Cushing: Ocorre um aumento e redistribuição da gordura corporal, com obesidade abdominal (visceral), face em forma de “lua cheia”, giba costal (acúmulo de gordura na parte superior das costas) e membros relativamente magros (hipotrofia muscular). Os pacientes também desenvolvem pele com acne e estrias vinhosas, aumento de pelos fora das localizações habituais (hirsutismo), irregularidades menstruais, fraqueza, osteoporose, pressão alta, diabetes, predisposição a infecções e sintomas psicológicos como depressão ou psicose. Em crianças, pode provocar parada do crescimento.

Fonte: Acesso em: 18/12/2014.

O cortisol, hormônio cujo desequilíbrio é responsável pela doença de Cushing, é produzido pela mesma região e glândula que o(s) hormônio(s):

a) Adrenalina e noradrenalina.

b) Glucagon.

c) Ocitocina.

d) ADH.

e) Aldosterona.

18. (UEM) Os hormônios são compostos orgânicos produzidos por células isoladas ou por glândulas endócrinas e, quando liberados no sangue, são capazes de estimular ou inibir o funcionamento de um órgão. Sobre este assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As paratireoides localizam-se na base do encéfalo, armazenam e liberam hormônios produzidos no hipotálamo e produzem os hormônios gonadotrópicos.

02. O hormônio antidiurético (ou vasopressina), produzido nas glândulas suprarrenais, atua sobre os rins promovendo a formação de grande quantidade de urina.

04. A tireoide, localizada na região anterior do pescoço, produz hormônios com iodo em sua composição, que atuam sobre a taxa metabólica basal.

08. A oxitocina é produzida na neurohipófise, sendo responsável pela contração da musculatura uterina, e estimula a liberação do leite durante a amamentação.

16. A deficiência na produção de tiroxina causa hipotireoidismo, o que leva a pessoa a ser pouco ativa, a ganhar peso, e a apresentar pele fria.

Soma das alternativas corretas:

19. (PUC-Campinas) Apesar do automatismo da contração cardíaca, o pulsar do coração também é regulado por mediadores químicos capazes de alterar o ritmo dos batimentos. O mediador químico que acelera e o que diminui o ritmo cardíaco são, respectivamente, a:

a) Acetilcolina e a adrenalina.

b) Acetilcolina e a ocitocina.

c) Ocitocina e a acetilcolina

d) Adrenalina e a acetilcolina.

e) Adrenalina e a ocitocina.

20. (UNIMONTES) Geralmente, alterações no sistema endócrino criam um amplo quadro de sinais e sintomas que, em conjunto com exames laboratoriais e de imagem, auxiliam no diagnóstico de uma determinada doença. O quadro abaixo apresenta alguns sinais e sintomas característicos de uma doença. Analise-o.

Considerando seu conhecimento sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo

Tomados no seu conjunto, é correto afirmar que a doença em questão é:

a) Dengue.

b) Hipertensão arterial.

c) Hipertireoidismo.

d) Hepatite.

Considerando seu conhecimento sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo

Qual é a função do sistema endócrino Brainly?

Aprovada pela comunidade. o sistema endócrino possui a função de secretar hormônios, ou seja, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas.

Como pode ser definido o sistema endócrino?

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.

Quais são as principais glândulas do sistema endócrino?

As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as células das ilhotas pancreáticas, as glândulas adrenais, os testículos no homem e os ovários nas mulheres.

Qual é a função das glândulas endócrinas?

O sistema endócrino é responsável por exercer várias funções no nosso corpo por meio da produção dos hormônios, moléculas sinalizadoras que agem em todo o organismo. O sistema endócrino é um sistema complexo e constituído pelas glândulas endócrinas do nosso corpo.