Considere as informações contidas na tabela a seguir sobre um país hipotético

Esta monografia examina os desdobramentos do Investimento Estrangeiro no Brasil a partir do período pós-guerra (1947), com ênfase a partir dos anos 1990 que abrange o momento de abertura econômica acompanhada de um significativo afluxo de capitais estrangeiros no país. Reunindo os argumentos prós e contras em relação aos capitais externos, O tema de investigação do estudo são os impactos positivos e negativos do Investimento Estrangeiro Direto e Investimento Estrangeiro em Carteira sobre as contas nacionais, crescimento econômico, competitividade e vulnerabilidade externa. Complementarmente, o trabalho realça a importância do direcionamento das políticas públicas sobre estes investimentos a fim de potencializar a contribuição positiva e minimizar os impactos negativos deles decorrentes. Palavras-chave: Capital Estrangeiro, Brasil - Investimento Estrangeiro Direto, Brasil - Investimento Estrangeiro em Carteira, Brasil - Crescimento Econômico.

Com base nessas informações, julgue as seguintes afirmativas: Sob a política (I), variações exógenas na demanda por moeda não devem causar variações no produto; Se os choques na demanda por bens e serviços prevalecem em relação a choques na demanda por moeda, a política (I) deve ser, ceteris paribus, mais eficaz do que a política (II) para estabilizar o produto; O efeito de um aumento dos gastos públicos sobre o nível de renda será maior sob a política (I) do que sob a política (II); Sob a política (I), o Banco Central deve vender títulos no mercado aberto diante de um aumento na demanda por moeda; Sob a política (II), o Banco Central deve comprar títulos no mercado aberto diante de um aumento na disposição do público em reter moeda, na forma de moeda manual. QUESTÃO 03 Considere as informações contidas na tabela a seguir, sobre um país hipotético, para os anos de 2006 a 2008. Assuma que sejam produzidos apenas 2 bens finais, chamados X e Y. O preço de cada bem é expresso em unidades monetárias ($). A unidade de medida de cada variável está entre parênteses. Com base nas informações da tabela, julgue as afirmativas a seguir:

Exame Nacional ANPEC 2010: 1º Dia7 Ano População (habitantes) Bem Final Quantidade (unidades) Preço ($) 2006 100 X 5 10.000,00 Y 10 20.000,002007 125 X 10 5.000,00Y 20 10.000,002008 150 X 15 4.000,00Y 15 10.000,00Obs.: Para o cálculo do PIB real, nãoutilize encadeamento. Houve uma redução de 10% no PIB real, a preços de 2006, entre os anos de 2007 e 2008; O PIB real para o ano de 2008, a preços de 2006, é igual a $210.000,00; O PIB real per capita, a preços de 2006, cresceu 40%, entre os anos de 2006 e 2007; O deflator do PIB, a preços de 2006, sofreu uma queda de 50%, entre 2006 e 2007; A taxa de crescimento anual do PIB real per capitaindepende da escolha do ano-base para os preços.

Exame Nacional ANPEC 2010: 1º Dia8QUESTÃO 04 Julgue as seguintes afirmativas: A elevação da taxa de recolhimento compulsório sobre os depósitos à vista, acompanhada de um aumento da base monetária em montante idêntico à elevação das reservas bancárias, não altera os meios de pagamento, ceteris paribus; Se os bancos comerciais têm acesso irrestrito à janela de redesconto do Banco Central, a taxa de redesconto estabelece um limite máximo à taxa de juros do mercado de reservas bancárias; A compra de títulos no mercado aberto pelo Banco Central terá maior impacto sobre os meios de pagamento quanto maior for a fração de moeda retida pelo público na forma manual, ceteris paribus; Há destruição de meios de pagamento quando um indivíduo realiza um depósito à vista em um banco comercial;Uma operação de mercado aberto, na qual o Banco Central compra títulos da dívida e emite moeda, aumenta os ativos e os passivos do balancete do Banco Central no mesmo montante.

Exame Nacional ANPEC 2010: 1º Dia9 QUESTÃO 05 Julgue as seguintes afirmativas: De acordo com a Equivalência Ricardiana, um aumento nos impostos correntes (mantendo constante o perfil da renda do setor privado e dos gastos do governo ao longo do tempo) provoca, no presente, queda na

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document