De quem é o proximo ex

RESUMOO De Férias Com o Ex Brasil é um reality show que focaliza relacionamentos amorosos. Líder de audiência entre o público jovem brasileiro, o programa apresenta estereótipos de beleza e comportamentos, trabalhando com as performances sociais dos participantes. O presente artigo discute a forma como o reality show, um programa de simulação da realidade, constrói padrões de beleza e de comportamento, problematizando tal estratégia. Como percurso metodológico, foram analisados a estrutura narrativa dos episódios da segunda temporada da atração e o processo de seleção dos participantes. A pesquisa está centrada nos estudos acerca da imagem, performance e comunicação, onde foi possível verificar como a construção de estereótipos sociais passa pelo discurso midiático. PALAVRAS-CHAVE: Estereótipo; Performance; Corpo e Comunicação; Reality Show; De Férias Com o Ex Brasil.. ABSTRACTThe Ex On The Beach Brazil is a reality show that focuses on loving relationships. Audience leader among the young Brazilian public, the program present’s stereotypes of beauty and behaviors, working with the social performances of the participants. This article discusses how the reality show, a reality simulation program, constructs patterns of beauty and behavior, problematizing such a strategy. As a methodological course, the narrative structure of the episodes of the second season of attraction and the selection process of the participants were analyzed. The research is centered on studies about image, performance and communication, where it was possible to verify how the construction of social stereotypes goes through the media discourse. KEYWORDS: Stereotype; Performance; Body and Communication; Reality Show; Ex On The Beach Brazil.

De quem é o proximo ex

Narrador fala sobre processo de dublagem do reality (Foto: Reprodução/Instagram@deferiascomoexbr)

Por Gisele Alquas (@gialquas)

Em sua quarta temporada no ar, o De Férias com o Ex Brasil” tem um personagem fixo bem característico. Ele é Allan Arnold, a voz por trás do temido tablet do reality show de pegação da MTV. Quem não treme com o som: “De quem...é...o...próximo...ex?”

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Segue a gente!

Apesar de não mostrar o rosto, Allan Arnold conta que já foi reconhecido pela voz. “Já aconteceu do motorista do Uber descobrir que eu era o narrador do programa e pedir para mandar áudio para os amigos dele zoando as ex-namoradas. As pessoas me param, elogiam, dizem que dão risadas dos meus comentários. Isso é muito gratificante e às vezes dá força para você fazer algo mais engraçado. Fico feliz de ter o sucesso que foi alcançado com o programa”.

Leia mais

  • Anitta fã, Nicole perdida, casal chorão: 'Power Couple' comprova que é o melhor reality

  • Da miséria ao luxo: 6 personagens que ficaram ricas e sofreram bullying em novelas

  • 7 vezes que Juliana Paes roubou a cena nas novelas e garantiu a audiência

O dublador é um pouco avesso as redes sociais e seus quase 10 mil seguidores no Instagram são fãs que o encontram através de marcações em postagens de ex-participantes e da própria MTV.

De quem é o proximo ex

Foto: Reprodução/Instagram@allanarnolddub

“Meu perfil é púbico, mas não sou de postar muita coisa e de ficar muito online. As pessoas sabem quem sou porque alguém me divulga. Antes tinha 600 seguidores. Não gero tanto conteúdo quando deveria, sou bicho do mato, quieto. Talvez futuramente acabe postando mais coisas relacionadas a música, que é meu hobby predileto”, ressalta.

Aos 27 anos, sendo oito dedicados a dublagem, Allan iniciou na MTV Brasil dirigindo e dublando personagens da versão britânica do “De Férias com o Ex” e do programa americano “Acapulco Shore”, que tem a mesma premissa, porém com participantes que não se conhecem.

“Quando chegava o roteiro da versão britânica do ‘De Férias’ eu mudava tudo, não ia ao ar nada do original, nem uma piada. A MTV não queria tom de terror, eles pediam para não ter aquelas risadas malignas. A minha risada é inspirada no Coringa, do Batman”, conta Allan, que não assiste ao programa no momento da narração.

“Recebo os roteiros com a explicação das cenas. Na primeira temporada o texto vinha pronto, mas eu alterava com as minhas palavras, mantendo o contexto. Gravava duas versões: a minha e a da produção, que escolhiam qual versão iria ao ar. Hoje, eles já conhecem meu jeito”, explica o dublador.

Os textos vêm fracionados, dividido entre as cenas do reality, as chamadas para os intervalos comerciais e o teaser do próximo episódio. “Todo esse processo de gravar, de eles revisarem, demora mais ou menos uma semana para ficar pronto”, diz ele.

O edredom nunca tremeu tanto

Se tem algo que os participantes do “De Férias com o Ex” fazem é sexo. Narrar e dublar as cenas picantes não é problema para Allan. “É supertranquilo. E quando você está dublando cena de sexo você tem que estar interagindo ali como se estivesse transando. Isso é mais complicado que narrar”, conta aos risos.

Barraco também faz parte da rotina do programa, mas o narrador está acostumado. Segundo ele, o complicado está em encontrar uma piada que se encaixe naquele momento da cena.

Questionado se tem participantes favoritos do reality, Allan cita Igor Freitas e Mylena Delatorre, ambos da terceira temporada do “De Férias com o Ex”.

“É um cara [Igor] super de boa, tranquilo, engraçado. Se tiver que eleger um favorito cito ele. E também a Mylena porque ela é muito simpática, me ganhou mais por isso do que a sua beleza. Fiquei p* da vida quando o Vini falou no programa que ela tinha celulite. Queria ter zoado muito mais o Vini, mas deixei quieto”, lembra Allan, que já dublou filmes, como “Mercenários 2” e “Pequenos Espiões”, além de desenhos animados.