Diferença de price para sac

Veja como funciona o sistema de amortização SAC e Proce e quais as vantagens

Qual a diferença entre SAC e Price?

Na tabela SAC, as parcelas são mais altas no começo e diminuem no final por conta da amortização mensal do valor financiado e a diminuição progressiva dos juros. Já na tabela Price, as prestações começam baixas e são fixas durante o financiamento até o final.

Se você está pensando em fazer um financiamento ou refinanciamento imobiliário (home equity) e fez algumas simulações, já deve ter se perguntado qual a diferença entre SAC e Price, que são duas formas de calcular os juros sobre as parcelas mensais do crédito.

Na hora de contratar um financiamento em bancos digitais é importante saber a diferença entre a tabela Price e SAC, pois, além de buscar taxas atrativas, é preciso estar atento ao valor das parcelas ao longo do tempo. E é justamente a modalidade de amortização da tabela Price e SAC escolhida que irá definir isso.

Mas você pode estar se perguntando: qual a diferença entre financiamento Price e SAC? Como funciona cada uma delas? Quais as diferenças na prática? Qual delas combina melhor com meu perfil? Foi para sanar essas e outras dúvidas que pensamos neste conteúdo sobre o sistema Price e SAC. Vamos lá!
 

Como funciona o sistema de amortização SAC?

No Sistema de Amortização Constante ou SAC, os pagamentos do valor financiado ocorrem de forma constante. No entanto, as parcelas são compostas também pelos juros acordados para concessão do financiamento.

Na tabela SAC, os juros incidem sobre o valor restante da dívida. Isso significa que, após o pagamento de cada parcela, os juros serão calculados em cima de um valor montante cada vez menor, o que também reduz, mês a mês, o valor da parcela a ser pago.

Ou seja, o cliente que escolhe o Sistema de Amortização Constante (SAC) começa pagando uma parcela mais alta que com o passar dos meses vai reduzindo devido os juros incidirem sobre montantes cada vez menores. 
 

Tabela Price como funciona?

No financiamento Price, o cálculo dos juros é feito sobre o valor total financiado, mas a composição das parcelas é feita de forma diferente: as primeiras prestações são calculadas dando prioridade ao pagamento dos juros. Já a amortização da dívida fica para as parcelas finais do financiamento. 

Na tabela Price, a principal característica desse tipo de amortização é apresentar o mesmo valor de parcela durante todo o tempo de pagamento, ou seja, a primeira e a última prestação do financiamento terão o mesmo valor.

É melhor financiar pela Tabela Price ou SAC?

Ao utilizar o sistema de amortização da tabela Price, a primeira prestação você paga mais juros e as parcelas em diante não se alteram. Já o sistema de amortização da tabela SAC, durante o financiamento é mantido o mesmo valor de amortização, reduzindo o valor pago em juros e diminuindo o valor da prestação.

Os dois tipos de amortização tem vantagens. O ideal é escolher de acordo com o seu perfil. Para quem não pode dispor de valores mensais mais altos, a Price é mais indicada, já que na SAC as primeiras parcelas são maiores.

Já para quem quer pagar menos juros e pode arcar com um valor de parcela mais alto no início do financiamento, o Sistema de Amortização Constante é mais indicado, pois a incidência dos juros ocorre sobre um valor montante sempre decrescente, o que reduz também o valor total pago.
 

Diferença Tabela Price e SAC?

Veja as principais diferenças entre as modalidades de amortização entre a tabela Price e SAC.

Tabela de financiamento imobiliário

Tabela Price Tabela SAC
Parcelas iguais da primeira até a última prestação. Parcelas decrescentes - Valor começa maior e vai diminuindo mês a mês. 
Amortização crescente. As primeiras parcelas priorizam o juros. Amortização constante com valor fixo.
Primeira prestação mais barata. Primeira prestação mais cara.
Última prestação igual a primeira. Última prestação mais barata que a primeira.
Saldo devedor reduzido mais lentamente. Saldo devedor reduzido um pouco mais rápido.
Montante de juros maior ao fim do prazo. O montante de juros tende a ser menor ao fim do prazo.

Quais os tipos de amortização?

  • Sistema Francês (Price): os pagamentos não mudam durante o período.
  • Sistema de Amortização Constante (SAC): a amortização é constante e igual em cada período.
  • Sistema de Amortização Misto (SAM): os rendimentos são as médias entre os sistemas Price e SAC.
  • Sistema de Pagamento Único: é feito um único pagamento quando termina.
  • Sistema de Pagamentos Variáveis: variedade de pagamentos diferenciados.
  • Sistema Americano: pagamento no final com juros previstos durante cada período.
  • Sistema Alemão: as prestações não mudam e os juros são pagos previamente, com exceção do primeiro pagamento que coincide com os juros cobrados na hora da operação.

Independente do tipo de amortização escolhida, normalmente os financiamentos sofrem correções monetárias, que atualizam o saldo devedor e os valores das prestações a serem pagas. Essas correções podem ser feitas de forma prefixada ou pós-fixada.

Na correção monetária prefixada, a instituição financeira faz uma estimativa dos montantes e embute esse percentual na taxa de juros do financiamento.

Já na pós-fixada, a correção fica atrelada a um índice de mercado (TR, IGP-M, IPCA) e é calculada após o fechamento de cada mês.

Aqui no Bari, além de você poder abrir uma conta digital, oferecemos financiamentos imobiliários para compra de imóveis e também refinanciamento do seu imóvel para liberação de recursos utilizando os dois tipos de amortização Price e SAC, para que você tenha liberdade de escolher a que melhor se ajusta às suas necessidades.

Faça uma simulação de crédito e confira
Ficou com alguma dúvida? Se gostou deste conteúdo, continue acompanhando as nossas postagens por aqui e siga Banco Bari nas redes sociais. 

Quer receber novidades do Bari?

Receba nossa newsletter com conteúdos e informações para ajudar você a ter uma vida financeira mais saudável.

Oba! Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter.

Em breve você receberá nossas novidades no e-mail em que você cadastrou. :)

O que é melhor Price ou SAC?

“Na Tabela Price, o valor da prestação é mais baixo no começo do contrato se comparado ao do SAC”, diz Dutra Sobrinho. “E é mais baixo porque o comprador paga menos juros, só que, ao mesmo tempo, a amortização da dívida também é menor”, explica o professor.

Qual é a melhor forma de amortização SAC ou Tabela Price?

Consequentemente, a amortização do valor principal da dívida será crescente mês a mês. Assim, no sistema SAC você amortiza mais no começo do contrato, o que torna a primeira prestação do financiamento, em média, 25% maior do que na Price, quando consideramos a mesma taxa de juros.

Porque o sistema SAC é mais vantajoso?

Pelo SAC, as parcelas iniciais costumam ser mais altas, porque ela tem um sistema mais agressivo de amortização, que corta mais rapidamente o saldo devedor. ... Por regra, a parcela inicial no SAC será sempre maior que a da Tabela Price, sendo assim a price é melhor.

Qual o risco da Tabela Price?

5. A Tabela Price implica na contagem de juros sobre juros, por se utilizar de juros compostos, e desta forma a sua simples incidência configura a própria capitalização de juros ou anatocismo, que são práticas vedadas no nosso ordenamento jurídico (Súmula 121/STF).