Dor de cabeça lado esquerdo

A dor de cabeça de um lado só, ou cefaleia unilateral, pode representar diversas situações, mas podemos citar como principais: enxaqueca, torcicolo, hipertensão arterial, trauma e tumor.

A definição da causa da dor de cabeça e o tratamento, são baseados na história clínica, características da dor e exame médico. Além disso, quando é preciso, o médico pode solicitar exames complementares para definição, como exames laboratoriais e exames de imagem.

Enxaqueca

A enxaqueca apresenta uma dor típica, com as seguintes características:

  • Dor unilateral (dor de cabeça do lado esquerdo ou do lado direito),
  • Dor tipo pulsátil, pontadas ou latejante,
  • Sintomas associados: náuseas, vômitos, fotofobia (piora da dor com estímulo luminoso) e fonofobia (piora da dor com barulho),
  • História familiar de enxaqueca,
  • Melhora com repouso em local escuro,
  • Melhora com analgésicos ou anti-inflamatórios.

O diagnóstico é praticamente clínico, devendo descartar outras causas com exames complementares, quando o médico entender necessário.

Leia também: Qual é o tratamento da enxaqueca?

Torcicolo

O torcicolo é uma contratura do músculo do pescoço, que causa dor intensa na região. Suas características são:

  • Dor de cabeça unilateral (apenas do lado contraído),
  • Dificuldade de movimentar o pescoço (piora a dor),
  • Edema ou "caroço" na região do pescoço,
  • Melhora da dor com o repouso e medicamento relaxante muscular.

O exame médico costuma ser suficiente para o diagnóstico.

Hipertensão arterial

O aumento da pressão arterial, ou pico hipertensivo, tem como característica mais comum a dor de cabeça "atrás", ou "dor na nuca", ou ainda, dor em aperto por toda a cabeça, entretanto e devido à alta prevalência de dores de cabeça por hipertensão, essa possibilidade tem que ser sempre investigada.

Para todo caso de dor de cabeça, independente do lado, a pressão arterial deve ser aferida durante a consulta médica.

O tratamento deve ser instituído, quando confirmado os valores aumentados da pressão.

Trauma

A ocorrência de um trauma na cabeça, seja uma pancada por queda de objeto, bater contra uma porta de armário ou situações de agressão, mesmo que não seja grave, pode desencadear dor de cabeça no local, por um período indeterminado. Chamamos de cefaleia pós traumática. As características dessa dor são:

  • Dor unilateral (no lado do traumatismo, direito ou esquerdo),
  • Dor tipo aperto ou "dolorido" constantemente,
  • Não tem relação com sono, luz ou barulho,
  • Não costuma ter sintomas associados,
  • História prévia de trauma local.

O diagnóstico, da mesma forma que a enxaqueca, é feito na consulta médica, porém devido à história clínica, faz-se necessário o exame de imagem com o objetivo de descartar fraturas e outros problemas decorrentes de um evento traumático. O raio X ou tomografia computadorizada são os exames mais indicados.

Os analgésicos são indicados quando necessário, com cautela para não causar cefaleia por uso abusivo de medicamentos ou outros efeitos colaterais. Outra opção são as terapias alternativas para tratamento de dor, como acupuntura ou osteopatia.

Tumor

Nos casos de tumor cerebral, a dor de cabeça pode ser variada, dependendo do tipo e localização do tumor. Em geral as características são:

  • Dor de cabeça (do lado direito, esquerdo ou toda a cabeça),
  • Náuseas, vômitos,
  • Dificuldade de fala,
  • Diminuição de força ou sensibilidade de um lado do corpo,
  • Dificuldade visual,
  • Alterações de comportamento,
  • Crises convulsivas até o coma.

Nos casos de dores de cabeça, com sintomas de comprometimento cerebral sugestivo de tumor, deve ser solicitado exames de imagem para avaliação.

O tratamento será indicado conforme o tipo de tumor e localização. Atualmente grande parte das cirurgias são realizadas por métodos menos invasivos, com segurança e bons resultados.

Leia também: Quais são os sintomas de tumor no cérebro?

Outras causas de dor do lado esquerdo da cabeça

Outras causas de dor apenas do lado esquerdo da cabeça são: sinusite, estresse, ansiedade e problemas visuais. Embora sejam causas mais associadas com dor na testa, dor atrás da cabeça ou dor generalizada, podem inicialmente se apresentar com dor apenas de um lado.

Portanto, também devem ser avaliadas e descartadas pelo médico clínico geral ou médico da família. Contudo, para casos de dores de cabeça apenas de um lado, o mais recomendado é que procure um médico neurologista.

Leia também: Dor de cabeça frequente: o que pode ser?

A enxaqueca é uma dor de cabeça, mas a dor de cabeça nem sempre é uma enxaqueca. Saiba tudo sobre estes problemas para saber como reconhecer sintomas e atuar.

Enxaqueca e dor de cabeça não são exatamente a mesma coisa. A cefaleia, normalmente designada por dor de cabeça, é uma situação clínica muito frequente. Pode ser um sintoma isolado ou pode estar integrada numa síndrome mais ou menos complexa.

Já a enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça ou de cefaleia. Ou seja, a enxaqueca é uma dor de cabeça, mas uma dor de cabeça nem sempre é uma enxaqueca. Conhecer os sintomas e as causas é essencial para um correto diagnóstico e tratamento.

Enxaqueca ou dor de cabeça: tipos de cefaleias

As cefaleias podem ser:

  • Primárias

São um problema de saúde por si só e constituem a maioria das dores de cabeça. Dentro destas, incluem-se:

  • Enxaquecas;
  • Cefaleia tipo tensão;
  • Cefaleia em salvas;
  • Outras cefaleias.
  • Secundárias

Resultam de outros problemas de saúde, como infeções, traumatismos cranianos, alterações da tensão arterial ou da glicemia.

Como reconhecer uma enxaqueca

A enxaqueca é uma das formas clínicas mais comuns de cefaleia primária ou idiopática. É uma afeção do cérebro e pode ser hereditária. Em Portugal, a prevalência da enxaqueca ao longo da vida é de 16%. Manifesta-se por crises que podem durar entre quatro e 72 horas.

A dor é descrita como unilateral, pulsátil (o coração parece bater dentro da cabeça) e de intensidade moderada a severa, agravando-se com a atividade física, com a luz e com o ruído. Em alguns casos, a enxaqueca associa-se a náuseas e vómitos ou mesmo a sintomas neurológicos sensitivos (formigueiros ou dormência na face ou membro) e visuais (perceção de pontos, linhas ou figuras luminosas), as chamadas auras.

Como reconhecer uma cefaleia

A cefaleia de tensão caracteriza-se por uma dor mais leve, do tipo pressão ou aperto, com localização bilateral, e que não se agrava com a atividade, associando-se mais com a intolerância ao ruído.

Na cefaleia em salvas, a dor é mais severa, unilateral com localização orbital (à volta do olho), supraorbital (acima do olho) e/ou temporal (na têmpora).

Existem ainda outros tipos de cefaleias, como a cefaleia primária de tipo guinada, que dura alguns segundos, a cefaleia primária de esforço, que ocorre após o exercício físico, e a cefaleia primária associada a atividade sexual.

O diagnóstico do tipo de cefaleia é feito a partir da história clínica (entrevista e exame físico, designadamente exame neurológico), mas em alguns casos o médico pode pedir exames complementares, como Ressonância Magnética ou TAC cerebral.

Tratamento

O tratamento da cefaleia tem como objetivo resolver as crises de forma eficaz e rápida, devolvendo ao doente a sua capacidade funcional, assim como impedir novas crises ou reduzir a sua frequência, duração e intensidade. Uma das medidas gerais é a identificação dos fatores precipitantes, em pessoas suscetíveis, como a ingestão de certos alimentos ou de bebidas alcoólicas, o stress, a menstruação, o jejum, alterações do ritmo do sono e esforços intensos ou a toma de determinados fármacos.

Nas crises agudas, os analgésicos e anti-inflamatórios são fármacos não específicos de primeira linha para o alívio da dor de cabeça, mas que só atuam nas crises leves ou moderadas. Existem também fármacos específicos para a enxaqueca, como os triptanos e a ergotamina que são mais eficazes e atuam mesmo nas crises mais severas. Já a cefaleia em salvas pode exigir outros cuidados, incluindo oxigénio por máscara. O tratamento profilático (de prevenção) inclui alguns tipos de anti-hipertensores, antiepiléticos ou antidepressivos, devendo ser prescritos pelo médico.

Sabia que...

A enxaqueca não é uma doença exclusiva das mulheres e dos adultos, ao contrário do que muitos pensam, afetando também os homens e as crianças. Habitualmente, porém, surge a partir dos 15 anos e é mais comum no sexo feminino.

O que é a dor de cabeça do lado esquerdo?

A dor de cabeça do lado esquerdo geralmente é causada por pancadas e ferimentos leves na cabeça, inflamação do ouvido ou enxaqueca, podendo surgir com outros sintomas como inchaço no local, náusea ou febre.

Onde é a dor de cabeça do AVC?

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Como aliviar dor de cabeça do lado esquerdo?

Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são:.
Colocar compressas frias ou mornas. Dependendo da causa da dor de cabeça, o uso de compressas frias ou quentes podem ser indicados para aliviar a dor. ... .
Tomar café ... .
Massagem na cabeça. ... .
Ter uma boa noite de sono. ... .
Tomar chá.

O que pode ser pontada na cabeça do lado esquerdo?

As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido a noites mal dormidas, excesso de estresse, cansaço, desidratação ou resfriados, sendo na maioria das vezes indicativa de enxaqueca ou dor de cabeça tensional, por exemplo.