Em quais aspectos a Teoria da Contingência pode se encaixar ao cenário atual onde as empresas estão tendo que lidar com os efeitos da pandemia de Covid 19?

Autores

  • Karine Gonzaga de Oliveira UFU
  • Ilirio José Rech UFU
  • Moisés Ferreira Cunha UFG
  • Clesia Camilo Pereira UnB

Palavras-chave:

Teoria da Contingência

Resumo

A Teoria da Contingência defende a visão de que não existe uma única estrutura organizacional que pode ser aplicada a todas as organizações da mesma forma, pois as empresas, os ambientes e os fatores contingenciais são diferentes. Essa teoria se fortalece com uma abordagem referente a incertezas e eventualidades no ambiente em que a organização está inserida. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi verificar a evidenciação dos principais fatores relacionados com a Teoria da Contingência presentes nos Relatórios de Administração, divulgados pelas empresas do agronegócio listadas na BM&FBOVESPA. Por meio de uma pesquisa descritiva, qualitativa e documental, baseada na análise de conteúdo, foram verificados os Relatórios da Administração de 21 empresas referentes ao período de 2013. Com base nos dados da pesquisa, verificou-se que pelo menos um aspecto relacionados aos fatore contingenciais estava presente em todas as empresas analisadas. Os fatores contingenciais mais evidenciados pelas empresas foram aqueles relacionados ao Ambiente e à Estratégia. Em contrapartida, o fator contingencial com menor índice de evidenciação foi aquele relacionado com a Tecnologia. Com base em uma média geral verificou-se que 33,2 dos aspectos observados dos fatores contingenciais foram divulgados pelas empresas objeto da pesquisa.

Como Citar

de Oliveira, K. G., Rech, I. J., Cunha, M. F., & Pereira, C. C. Evidenciação dos fatores contingenciais nas empresas do setor do agronegócio, segundo os preceitos da Teoria Contingencial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3684

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões

Quais aspectos da teoria contingencial que repercutem nos dias atuais?

O principal legado pelos estudiosos da Teoria Contingencial é de que não existe um único e acertado modelo para a gestão organizacional. Os autores da Teoria Contingencial enxergaram a organização como um sistema aberto, formada por vários subsistemas e partes de sistemas maiores.

Como a Teoria da Contingência pode ajudar a explicar a gestão no contexto da pandemia da Covid 19?

Como resultado, observou-se que a teoria da contingência acaba por contribuir para a eficiência das organizações, ao evidenciar que as empresas bem-sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais.

Como a teoria contingencial pode ser aplicada nas empresas?

A Teoria da Contingência defende a visão de que não existe uma única estrutura organizacional que pode ser aplicada a todas as organizações da mesma forma, pois as empresas, os ambientes e os fatores contingenciais são diferentes.

Quais são os fatores de contingência que influenciam na estrutura organizacional?

A otimização da estrutura das organizações varia de acordo com diversos fatores contingenciais, tais como porte, setor de atuação, intensidade da concorrência, incerteza ambien- tal, tecnologia, postura estratégica etc.