Em um fio de cobre de 1 cm de diâmetro há uma corrente de 66 ampères

Considere um fio cilíndrico circular, sólido, de raio R e com altura infinita, como mostrado na figura abaixo. Através de tal fio, há uma densidade de corrente elétrica estacionária, mas não uniforme dada por J → = C s 2 z ^ , onde C é uma constante positiva, s é a distância até o eixo Z do fio e z ^ o seu correspondente unitário.(a) Determine a intensidade de corrente elétrica I t o t que passa através de uma seção transversal qualquer do fio. Sugestão: tome como elemento de superfície um anel de raio s e espessura infinitesimal d s. (b) Sendo P um ponto arbitrário com coordenadas cilíndricas ( s ,   ϕ ,   z ), informe qual(is) componente(s) do vetor campo magnético B → ( s ,   ϕ ,   z ) = B s s ,   ϕ ,   z s ^   +   B ϕ ( s ,   ϕ ,   z ) ϕ ^   +   B z ( s ,   ϕ ,   z ) z ^ é (são) nula(s), indicando ainda de que coordenada(s) ela(s), de fato, pode(m) depender. Justifique. (c) Com base no resultado do item (b), identifique uma curva fechada e orientada C apropriada para a dedução do campo magnético, e determine uma expressão para a circulação de tal campo ao longo dela: Γ B C = ∮ C B →   .   d l → (d) Aplicando a lei de Ampère, deduza expressões para o vetor campo magnético (i) fora ( R ≤ s < ∞ )e (ii) dentro ( 0 ≤ s ≤ R ) do fio. (e) Faça um esboço cuidadoso do gráfico do módulo de B → como funções de s, marcando explicitamentequaisquer pontos relevantes.

Show

Enunciado

Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 25.Exercício - Ex. 3

3- Uma corrente de 5.0   A passa por um fio de cobre com calibre 12 (diâmetro 2.05   m m) e por uma lâmpada. O cobre possui 8.5 × 10 28 elétrons livres por metro cúbico. ( a ) Quantos elétrons passam pela lâmpada por segundo? (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); ( b ) Qual é a densidade de corrente no fio? ( c ) Qual é a velocidade escalar com que um elétron típico passa por qualquer dado ponto no fio? ( d ) Supondo que o fio tivesse o dobro de diâmetro, qual das respsotas anteriores mudaria? Elas aumentariam ou diminuiriam?

Passo 1

Como vimos anteriormente a corrente pode ser expressa:

I = n q A v a = Q t

E para pegarmos a densidade de qualquer coisa basta dividir pela área (comprimento ou volume).

J = n q v a

E o número de elétrons pode ser descoberta pela fórmula:

Q = n e q

Passo 2

Para a letra a devemos saber que a carga do elétron q vale:

q = 1.6 × 10 - 19   C

E o tempo bem a letra a quantos elétrons passam por 1 segundo , então:

t = 1   s

Logo:

Q = 5 A × 1 s = 5   C

Então o número de elétrons será:

n e = 5 1.6 × 10 - 19 = 3.125 × 10 19  

Passo 3

Para a letra b a desnidade será :

J = I A

Onde a área pelo diâmetro ( d ) será:

A = π 4 d 2

Logo:

J = 5 π 4 2.05 × 10 - 3 2 = 1.515 × 10 6 A m 2

Passo 4

A velocidade de arraste será calculada por:

v a = I n q A = 5 8.5 × 10 28 × 1.6 × 10 - 19 × π 4 2.05 × 10 - 3 2

Onde n será o número de elétrons livres no material, no caso a do cobre. Pois a velocidade do elétron no material depende também do material. Meio lógico né.

v a = 1.114 × 10 - 4   m / s

Passo 5

Dobrando o valor do diâmetro temos que:

I = n q A v a = Q t

A corrente não depende do diâmetro então essa medida ficará a mesma.

Para a densidade de corrente:

J = I A = I π 4 d 2

Como a corrente não muda, a única coisa que muda nessa medida é a área que aumentará, e como essa medida está no denominador então J tenderá a diminuir.

Já o a velocidade de arraste será:

v a = J n q

Onde podemos ver que a velocidade de arraste é diretamente proporcional com a densidade de corrente. Portanto a velocidade irá diminuir.

Resposta

a )   3.125 × 10 19   e l é t r o n s

b )   J = 1.515 × 10 6 A m 2

c ) v a = 1.114 × 10 - 4   m / s

d )   I   n ã o   m u d a ,   J   d i m i n u i ,   v a   d i m i n u i  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um aquecedor elétrico de imersão ligado a uma fonte de corre

Ver Mais

A lampadinha de uma lanterna alimentada por uma bateria 9V t

Ver Mais

Quando uma bateria de fem igual a 1,5 V fornece uma corrente

Ver Mais

Uma bateria de fem E e resistência interna r fornece uma cor

Ver Mais

Um cilindro metálico carregado, de 5c m de raio, desloca-se

Ver Mais

Ver Também

Ver Livro Young and Freedman - Vol 3Ver tudo sobre Circuitos ElétricosLista de exercícios de Corrente ElétricaVer exercício 24.Exercício - 25Ver exercício 24.Exercício - 26

Qual a velocidade que a energia percorre?

Velocidade da eletricidade é rápida igual velocidade da luz? Embora não possamos dizer a que velocidade o Super-homem pode voar, podemos confirmar que as ondas eletromagnéticas de eletricidade viajam quase à velocidade da luz, que é de 670.616.629 milhas por hora.

Como calcular o tempo de uma corrente elétrica?

A corrente elétrica é utilizada em circuitos e, devido ao material que a conduz, pode produzir luz, calor e campo elétrico. Para calcular o seu valor, é possível relacionar a quantidade de carga pelo tempo (i = ΔQ/Δt ou i = n.e/Δt) e pela potência (P = U.i ou P = R.i2).

Qual é a velocidade de um elétron?

Os elétrons, em um circuito no qual existe uma corrente elétrica, movem-se com velocidades muito pequenas (aproximadamente 0,1 mm/s).

Qual é a medida da corrente elétrica?

Ampère, símbolo da corrente elétrica e sua intensidade, é representado pela letra A. Ohm, responsável pela medida dos resistores, representado pelo símbolo Ω. Volt mede a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito, e é representado pela letra V.