Exame Beta HCG resultado no mesmo dia

O que é beta hCG?

Beta hCG é uma fração do hormônio hCG (ou gonadotrofina coriônica humana), que é produzido quase que exclusivamente durante a gestação a partir da implantação do embrião no útero.

Como o beta hCG tem uma estrutura química única, os testes de gravidez são baseados nele. Já o alfa hCG, a outra fração do hormônio hCG, é muito semelhante a outras substâncias presentes no organismo, o que poderia levar a resultados falso-positivos.

O hCG é sintetizado por uma estrutura chamada trofoblasto, que dará origem à placenta, e pode ser detectado no sangue ou na urina da mulher. Sua principal função é garantir a manutenção da gestação no primeiro trimestre, inibindo o ciclo menstrual.

Em uma gravidez normal, a concentração de hCG dobra a cada dois dias, chegando ao pico entre 11 e 13 semanas. Depois de 20 semanas, as taxas de hCG caem até 80%, permanecendo inalteradas até o nascimento.

Exame de beta hCG

O exame de beta hCG é a mesma coisa que exame de sangue para gravidez, pois sua principal função é a detecção da gestação. Ele é feito a partir de uma coleta realizada em laboratório e apresenta duas maneiras de avaliar esse hormônio:

  • Beta hCG qualitativo: trata-se do exame que indica a presença ou a ausência desse hormônio, ou seja, indica se a mulher está grávida (resultado positivo) ou não (resultado negativo), sem apresentar nenhum valor (assim como o teste de gravidez de farmácia);
  • Beta hCG quantitativo: como o próprio nome indica, é um exame que mede a quantidade de beta hCG no sangue. A dosagem do beta HCG fornece indícios importantes sobre a evolução da gestação, dando uma visão geral sobre a idade gestacional, e pode revelar complicações que ameacem o desenvolvimento do feto e a saúde da mulher.

Com quantos dias de atraso posso fazer o beta hCG?

O exame de beta hCG de sangue é bastante sensível e pode detectar uma gestação até 5 dias antes da data prevista para a próxima menstruação ou 10 dias depois da fecundação, não sendo necessário aguardar até o atraso menstrual.

De qualquer forma, é recomendável fazer um exame de beta hCG se a menstruação estiver mais de 15 dias atrasada.

Resultado de beta hCG

O resultado de beta hCG é um relatório que contém a dosagem obtida a partir da amostra de sangue da paciente (beta hCG quantitativo), uma classificação entre “negativo”, “inconclusivo” e “positivo” (beta hCG qualitativo) e os valores de referência (indicados em mUI/mL, ou miliunidades internacionais por mililitro).

Veja como interpretar um exame de beta hCG:

  • Até 5 mUI/mL: beta hCG negativo. Indica que não há gravidez;
  • De 5 a 25 mUI/mL: beta hCG inconclusivo. Pode indicar que não há gravidez em curso ou que há uma gravidez em fase muito inicial, quando o beta hCG ainda está em concentrações muito baixas para ser detectado. Recomenda-se repetir o exame depois de 72 horas;
  • Acima de 25 mUI/mL: beta hCG positivo. Indica que há gravidez.

Como esses valores variam conforme cada laboratório, é preciso verificar qual é o nível de hCG para estar grávida de acordo com aquele exame em particular.

O exame de beta hCG pode dar errado?

Sim. O exame de sangue para dosagem de beta hCG é o teste de gravidez mais confiável, mas ele pode dar errado em algumas ocasiões.

A falha mais frequente acontece quando o exame de beta hCG é realizado em uma fase muito precoce da gestação, até uma semana antes do atraso menstrual, gerando um resultado falso-negativo. Nesse caso, o beta hCG ainda não começou a ser produzido ou seus níveis ainda estão muito baixos e não podem ser detectados, mesmo que a mulher já esteja grávida.

Um resultado falso-positivo, por sua vez, pode acontecer na presença de condições como gravidez ectópica (fora do útero), tumor de ovário ou mola hidatiforme (tumor formado devido a um problema na concepção). Tratamentos para fertilidade com medicamentos à base de beta hCG também podem levar a um resultado falso-positivo.

Apesar dessas possibilidades, um resultado falso-positivo é bastante raro. Além disso, o exame de beta hCG quantitativo feito nessas circunstâncias terá um padrão bastante diferente de um beta hCG realmente positivo e indicativo de gravidez.

Quanto custa o exame beta hCG?

O preço do exame beta hCG varia conforme o laboratório onde ele for realizado, pois não há uma tabela fixa. Utilize o site ou o aplicativo do MEDPREV para verificar onde fazer o exame de beta hCG por preços populares e agende seu horário.

Exame Beta HCG resultado no mesmo dia
O exame de BETA HCG é popularmente conhecido como o “teste diagnóstico de gravidez”, sendo usado para determinar se uma pessoa está realmente grávida.

Normalmente, os exames de farmácia, que se baseiam em substâncias da urina, são usados nessa descoberta, mas são as análises sanguíneas as mais recomendadas para resultados confiáveis.

No artigo de hoje, conheça mais sobre o BETA HCG, saiba como realizar o exame e como entender os resultados do diagnóstico. Acompanhe a leitura!

O que é o BETA HCG?

BETA HCG é a sigla referente ao hormônio gonadotrofina coriônica humana, sendo uma substância comumente produzida pelo embrião. Por conta disso, a quantificação da quantidade de BhCG é fundamental para comprovar a gravidez.

Embora esse hormônio possa ser produzido por outras células do organismo, essa situação é bastante excepcional. Na maioria das vezes, quando há níveis elevados de BETA HCG no sangue, é um indicativo de gestação.

Como o BETA HCG é produzido?

O BETA HCG é um dos hormônios mais importantes para o desenvolvimento do embrião, sendo produzido pelo trofoblasto, um grupo de células que dá origem à placenta.

Em geral, a liberação da substância já ocorre após 6 dias da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, quando o embrião aloca-se na parede do útero. Depois desse período, o hormônio é detectável pelo sangue, sendo possível a realização de exames de gravidez – ou o chamado exame Beta HCG quantitativo.

Quanto mais o embrião se envolve, mais hormônio é liberado na corrente sanguínea. Dessa forma, além de detectar ou não a gravidez, o teste de BETA HCG também é usado para avaliar se está tudo certo com o feto, uma vez que a dosagem hiper elevada pode ser sintoma de alguma alteração (inviabilidade fetal ou gravidez ectópica).

Como entender o exame de BETA HCG?

A recomendação é que o exame de BETA HCG seja feito quando há, no mínimo, 10 dias de atraso menstrual. Isso evita falsos resultados, já que o óvulo fecundado pode demorar alguns dias para chegar no útero.

Se o teste for realizado antes, é possível que o resultado seja um falso-negativo. Isso quer dizer que a gravidez pode existir, mas essa informação não apareceu no exame, pois o organismo ainda não produziu a quantidade de hormônio suficiente.

Com o passar dos dias, há uma elevação na quantidade de BETA HCG. Sendo assim, os valores detectáveis podem mostrar:

  • não grávidas ou com menos de 3 semanas: menor que 5 mlU/ml;

  • mais de 3 semanas de gravidez: entre 5 a 50 mlU/ml;

  • de 4 a 5 semanas de gravidez: entre 5 a 426 mlU/ml;

  • de 5 a 6 semanas de gravidez: entre 18 a 56.500 mlU/ml;

  • de 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mlU/ml.

Vale dizer que os valores mencionados acima são apenas a título de orientação. É possível observar níveis diferentes, dependendo de cada organismo. Portanto, se o seu exame de BETA HCG está com algum valor diferente, não se apavore.

O ideal é procurar um ginecologista para avaliar a dosagem exata do hormônio, além de realizar outros exames complementares, como ultrassom.

Se a intenção é saber realmente se você está ou não com uma gestação em andamento, os valores de referência normalmente são:

  • níveis abaixo de 5 mlU/ml: negativo;

  • entre 5 e 25 mlU/ml: resultado inconclusivo (pode requisitar um novo exame);

  • acima de 25 mlU/ml: resultado positivo.

Caso você tenha realizado o exame muito cedo (antes dos 10 dias após a fecundação), é possível que o resultado seja inconclusivo. Portanto, atente-se aos sintomas que podem indicar uma gravidez em curso.

Qual a diferença entre o BETA HCG quantitativo e o qualitativo?

Como o próprio nome sugere, o exame de BETA HCG quantitativo serve para avaliar a quantidade de hormônio presente no sangue, sendo possível identificar a concentração da substância e, desse modo, ter informações sobre as semanas de gravidez.

Já o exame BETA HCG qualitativo é o popular teste de farmácia, pois ele não avalia a concentração do hormônio, somente a presença ou não da substância na urina.

Por esse motivo, para não ter nenhuma referência falsa, o ideal é realizar o exame sanguíneo, que é muito mais confiável e preciso.

Quer saber mais sobre o exame de BETA HCG e como realizá-lo? Siga-nos no Instagram e Facebook para conhecer mais sobre os serviços do Laboratório Marcos Donadon!

Quanto tempo demora para sair o resultado Beta HCG?

Prazo: 1 hora se for coletado de segunda a sexta das 6h30 às 15h. Esse exame indica a quantidade do hormônio hCG presente no sangue. A partir do resultado do exame é possível identificar as semanas de gestação. Prazo: leva até 3 dias para ficar pronto.

Quanto custa um exame Beta HCG particular?

Teste de Gravidez – Beta HCG - R$32,00 - Labi Exames.

O que é teste rápido de hcg?

O Exame Beta HCG é indicado para mulheres que estão com suspeita de gravidez. É um exame simples e rápido, realizado por meio de uma coleta sanguínea. Mesmo que haja outras opções para indicar uma possível gestação, como os testes de farmácia, é importante lembrar que nenhum deles é tão confiável quanto o Beta HCG.

Precisa estar em jejum para fazer o beta?

Não. O exame de sangue beta-hCG para detectar a gravidez não precisa ser realizado em jejum. A mulher com atraso menstrual acima de 2 semanas pode realizar o teste de detecção da gravidez a qualquer momento do dia, sem a necessidade do jejum.