Linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da terra no sentido leste-oeste

As latitudes e longitudes são importantes porque possibilitam a localização e o endereçamento de qualquer ponto existente na superfície terrestre.

As redes de representação e localização dos diferentes pontos da Terra estruturam-se a partir da conjunção entre as latitudes e as longitudes. Essas linhas imaginárias permitem o endereçamento geográfico de qualquer ponto da Terra e são traçadas horizontal e verticalmente, ou seja, de forma paralela e perpendicular ao eixo principal do nosso planeta.

As latitudes são as coordenadas traçadas em qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador, uma linha imaginária que divide o planeta em dois hemisférios iguais: o norte e o sul. Assim, a Linha do Equador tem latitude 0º, indo até 90ºN e 90º sul em direção aos polos da Terra.

Linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da terra no sentido leste-oeste

As latitudes são traçadas horizontalmente ao eixo de orientação da Terra

O sistema de composição das latitudes permite a formação dos paralelos da Terra, que são as linhas imaginárias traçadas no sentido perpendicular ao eixo principal do nosso planeta. Alguns desses paralelos recebem nomenclaturas especiais, pois demarcam algumas zonas de iluminação solar.

Além da Linha do Equador, já citada, os principais paralelos da Terra estão listados a seguir com as suas respectivas latitudes:

Trópico de Câncer: 23,5ºN

Trópico de Capricórnio: 23,5ºS

Círculo Polar Ártico: 66,5ºN

Círculo Polar Antártico: 23,5ºS

As longitudes, por sua vez, são as coordenadas traçadas a partir do Meridiano de Greenwich, que, desse modo, mede 0º de longitude. Assim, tudo o que se encontra além desse marco referencial possui longitudes que vão até 180ºW (oeste) ou até 180ºE (leste), conforme podemos observar a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da terra no sentido leste-oeste

As longitudes são traçadas verticalmente ao eixo de orientação da Terra

As longitudes permitem a demarcação dos meridianos, que são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao eixo principal do planeta Terra. Em tese, os meridianos não teriam um marco inicial, pois, ao contrário dos paralelos, eles são todos do mesmo tamanho, como um semicírculo. No entanto, Greenwich foi escolhido como o Meridiano Principal a partir do final do século XIX.

Além de auxiliar na localização dos pontos terrestres, as longitudes servem de referencial para os fusos horários da Terra. Dessa forma, a cada faixa de 15º de longitude, temos a variação de um fuso.

A combinação dos valores das latitudes e longitudes, além dos paralelos e meridianos, permite a formação das coordenadas geográficas, que são utilizadas para identificar e georreferenciar todos os pontos do planeta.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais.

Essas linhas cumprem a função de facilitar a localização no globo terrestre (geolocalização).

Linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da terra no sentido leste-oeste
Globo com os Paralelos e Meridianos

Por meio da sobreposição dessas linhas horizontais (latitude) e verticais (longitude), podemos localizar qualquer coordenada geográfica no Planeta Terra.

Para saber mais sobre o tema: Coordenadas Geográficas

O que são paralelos?

Os paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude.

O paralelo mais importante é a Linha do Equador (latitude 0°), denominada de paralelo de grau zero. Ele divide o planeta em dois hemisférios:

  • norte (ou setentrional) representado pela letra N;
  • sul (ou austral) representado pela letra S.

Acima da linha do Equador, são determinadas as latitudes norte (que variam de 0° a 90º). Abaixo, as latitudes sul (que variam de -90º a 0°).

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N)
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S)
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N)
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S)

Para saber mais, acesse o link: Linha do Equador

O que são meridianos?

Os meridianos são as linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo, os quais ligam os polos norte e sul e auxiliam na medição da longitude.

Dentre os meridianos, o meridiano de grau zero é o mais importante, denominado de Meridiano de Greenwich. Seu nome faz referência ao pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra, localizado precisamente nessa linha.

O Meridiano de Greenwich possui longitude de 0° e divide o globo em dois hemisférios:

  • ocidental (oeste)
  • oriental (leste)

À direita de Greenwich, são calculados os meridianos de longitudes leste (que variam de 0º a 180º). A oeste, os meridianos de longitudes oeste (que variam de -180º a 0º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

O meridiano oposto a Greenwich, é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome uma vez que ele determina a mudança de data. Ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

Latitude e Longitude

A latitude e a longitude representam dois conceitos de suma importância para os estudos cartográficos, os quais são utilizados desde a antiguidade.

Ambos são medidos em graus, a latitude é medida de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S). Já a longitude, 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O).

Linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da terra no sentido leste-oeste
Latitude e Longitude no globo terrestre

Desse modo, a latitude pode tomar como referência os paralelos, enquanto a longitude pode ser marcada pelos meridianos.

Se quiser saber mais, leia o artigo: Latitude e Longitude

Para entender melhor, leia:

  • Rosa dos ventos
  • Fuso Horário

O que são linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra no sentido leste

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical.

Qual a linha imaginária que divide a Terra em leste e oeste?

O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda.

O que são linhas imaginárias no sentido leste

Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido lesteoeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente. Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar.

São linhas imaginárias traçadas horizontalmente?

O que são paralelos? Os paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude.