O que é e qual a importância da Filosofia da Educação?

Autores

  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos Universidade Estadual de Goiás (UEG) https://orcid.org/0000-0002-6763-621X
  • Gabriella Eduarda Costa Campos Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0003-3762-1225
  • Maria Vitória da Silva Lima, Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-2836-1102

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Experiência, Formação

Resumo

O presente relato de experiência discute o lugar da Filosofia na Educação Básica. Busca ainda refletir sobre como a Filosofia é trabalhada no contexto da Universidade, em relação a questão da forma e do conteúdo. Tais questões são postas em discussão com vistas a compreender mais profundamente a importância da filosofia na formação humana. A presente reflexão está fundamentada em autores que se dedicam ao tema em questão, dentre eles, Marilena Chauí (1982), Ildeu Coêlho (1993) e Jayme Paviani (2010), numa abordagem qualitativa. Desse modo, busca-se pôr em questão a filosofia na formação humana, compreendendo a relevância do conhecimento e do exercício do pensamento nesta formação no trabalho do professor e na formação do aluno em vistas a emancipação e autonomia intelectual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua na graduação curso de Pedagogia e na Pós-Graduação, Mestrado, PPGE/Inhumas/UEG. Coordena o projeto de pesquisa Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga.

Gabriella Eduarda Costa Campos, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista de I.C./PrP/UEG. Participante do projeto de pesquisa Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga, sob a coordenação da professora Simone de Magalhães V. Barcelos.

Maria Vitória da Silva Lima, , Universidade Estadual de Goiás

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista de I.C./PrP/UEG. Participante do projeto de pesquisa Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga, sob a coordenação da professora Simone de Magalhães V. Barcelos.

Referências

CHAUÍ, Marilena. Ensinar, aprender, fazer filosofia. Goiânia: Revista do ICHL, v. 2, n. 1, 1982.

COÊLHO, Ildeu Moreira. A importância da sala de aula para uma formação de qualidade. Anais: Seminário Internacional de Administração Universitária, v. 4, p. 115-122, 1993.

PAVIANI, Jayme. A dimensão ética da educação. In: PAVIANI, Jaime. Problemas de filosofia da educação: o cultural, o político, o ético na escola, o pedagógico, o epistemológico no ensino. 8 ed. Caxias do Sul, RS, EDUCS, 2010.

SILVA, J. do N. da; HAIASHIDA, K. A. Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6349. Acesso em: 18 ago. 2021.

O que é e qual a importância da Filosofia da Educação?

Como Citar

Barcelos, S. de M. V. ., Campos, G. E. C. ., & Lima, M. V. da S. . (2021). Importância da Filosofia na educação básica e na universidade. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6215

Edição

Seção

Relato de experiência

Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia e a Sociologia foram aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio.

Tal exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os benefícios que a disciplina oferece aos alunos que trabalham com ela.
A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal.
O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração.

A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de idéias e autores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreça a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.

A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.

Qual é a importância da Filosofia na educação?

O grande papel da filosofia na educação é em primeiro lugar, desenvolver, e ao mesmo tempo, impulsionar em especial nossos sujeitos alunos ao conhecimento. O próprio significado da filosofia em si, já diz respeito a sabedoria. Ou seja, a busca da sabedoria.

O que é a Filosofia da Educação?

A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.

Qual a importância da Filosofia na educação escolar e em nossa vida?

A importância de uma base filosófica para a formação escolar individual. A principal contribuição da Filosofia na sala de aula é estimular o aluno a pensar por si só, já que essa habilidade é essencial para que ele desenvolva a autonomia e o protagonismo da própria vida.

Qual é a importância da Filosofia?

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.