O que fazer quando perde documentos

O primeiro passo é realizar um boletim de ocorrência. Em seguida, não deixe de avisar à Serasa e ao SPC para evitar fraudes com a sua documentação. 

Se você perdeu seus documentos, é preciso registrar o sumiço da documentação e avisar as empresas que negativam consumidores. Isso pode acontecer com qualquer um, e só pedir a segunda via do que foi perdido não é o suficiente. Para não ser vitima de golpe, entenda seus direitos e o que fazer para se proteger.

  • Faça um boletim de ocorrência
  • Comunique a Serasa e o SPC
  • Conheça seus direitos
  • Perdeu o título de eleitor?
  • Quer trocar o número do documento?

Faça um boletim de ocorrência

A primeira atitude de quem perde os documentos deve ser fazer o boletim de ocorrência (B.O.). Isso porque, se alguém mal intencionado encontrar essa documentação, poderá usá-la para pegar crédito, o que provavelmente traria uma negativação em seu nome.

Então, além de fazer documentos novos, você precisa se proteger desses golpes. Ao fazer o B.O., você tem a prova da data em que perdeu os documentos e, portanto, consegue impedir cobranças de dívidas que alguém possa fazer em seu nome.

Vá a qualquer delegacia ou acesse o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado para pedir o boletim. Esse processo gera um protocolo, que é o número para a justiça monitorar o seu caso. Procure imprimir e guardar este documento, assim, você poderá comprovar sua inocência se for preciso.

Comunique a Serasa e o SPC

A etapa seguinte é comunicar a Serasa Experian ou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) sobre o roubo ou a perda dos documentos. Então, eles enviarão um alerta a empresas, instituições e lojas para que não aceitem seu documento.

“A Serasa manda uma cópia do comunicado que evita qualquer tipo de problema futuro que o consumidor possa ter. É um jeito de corrigir uma situação em que ele pode ser prejudicado. Mas para dar certo é preciso fazer o boletim e a notificação”, explica a advogada Tatiana Viola de Queiroz, da Proteste, associação de consumidores.

A perda de cheques e cartões segue esse mesmo procedimento. Além disso, é necessário informar o banco ou a financeira e pedir o bloqueio imediatamente.

Conheça seus direitos

Se você registrou a perda ou o roubo dos documentos em um boletim de ocorrência e avisou tanto a Serasa, quanto o SPC, as chances de golpe diminuem. Mas mesmo assim, ainda existe um risco.

“Quando você cumpre as etapas necessárias para a sua segurança, mas alguém consegue contratar um serviço em seu nome, a culpa será da empresa, que não verificou se o dono do documento era a mesma pessoa que pediu o crédito e de quem está com o documento falso. Então, acaba sendo uma dupla responsabilidade: de quem comete o crime e de quem permite que ele seja praticado”, alerta Tatiana.

Perdeu o título de eleitor?

Se você não conseguir um documento novo antes das eleições, leve um documento com foto quando for votar.

“O maior cuidado a ser tomado é com o RG, CPF e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) porque eles têm todos os dados de quem os perdeu. Não que os outros documentos não mereçam atenção, mas por permitirem vários tipos de serviços e transações financeiras, estes três são os que exigem cuidado”, orienta a advogada da Proteste.

Quer trocar o número do documento?

Essa alteração não é obrigatória, mas você pode pedir um novo documento se estiver com receio de ser prejudicado. Quem mora em São Paulo, pode ir ao Poupatempo. Procure fazer o agendamento no site ou pelo 0800-7723633.

Em cidades onde não há Poupatempo, a segunda via de documentos deve ser pedida em órgãos separados. Por exemplo: o RG é feito em uma Delegacia de Polícia e a renovação da CNH na Ciretran local. Se você perdeu o CPF, entre em contato com uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios, ou imprima a segunda via pelo site da receita Federal.

Não perca tempo! Saiba como tirar a segunda via dos documentos mais importantes que você tem e também da carteira de trabalho.

Veja também!

  • Tire suas dúvidas sobre a segunda via da Carteira de Trabalho
  • Como consultar CNH pelo CPF

Se perder os documentos no nosso próprio país já nos traz certo desconforto, perdê-los no exterior pode ser bem aborrecedor, ainda mais porque o que mais desejamos numa viagem é relaxar.

Apesar da dor de cabeça, o mais importante é manter a calma e focar em resolver a situação da melhor forma possível.

Tenha sempre uma cópia autenticada com você

Primeiramente: previna-se! Antes de embarcar para o seu destino, faça cópias autenticadas do seu RG, certidão de nascimento e páginas 1, 2 e 3 do seu passaporte. Se puder, opte por carregar essas cópias em vez dos documentos originais, que deverão ficar em local seguro durante a sua viagem, como no cofre do hotel. Além disso, também vale deixar cópias digitalizadas na nuvem para o caso de precisar imprimir ou enviar por e-mail para as autoridades.

O que fazer se roubarem ou se eu perder o passaporte no exterior?

O passaporte é o único documento aceito na maioria dos países para identificar estrangeiros, então mesmo que esteja com seu RG ou CNH, sem esse documento, você poderá ser impedido de embarcar em voos, fazer check-in em hotéis ou até mesmo de retornar ao Brasil.

O primeiro passo é ir até uma delegacia local fazer um boletim de ocorrência, informando quais documentos foram perdidos. Com o boletim em mãos, vá ao consulado mais próximo e solicite um novo passaporte. Esse processo tem custo e poderá demorar mais de um dia para ser emitido, dependendo da demanda. A validade do novo passaporte também será menor.

Se o seu retorno estiver próximo, você poderá solicitar, de forma gratuita, uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é uma liberação de embarque válida somente para a sua volta. Para essa etapa, além do boletim de ocorrência, você deverá apresentar um documento que comprove a sua nacionalidade, que pode ser o seu RG ou certidão de nascimento. Caso não tenha, testemunhas poderão comprová-la.

E se eu perder o meu Cartão Pré-Pago internacional?

Se junto dos seus documentos perdidos estiver também o seu Cartão Pré-Pago, você poderá bloqueá-lo pelo site ou app da Cotação.

No site, acesse com seu usuário e senha e, em seguida, clique em “Perda/Roubo”. Preencha as informações solicitadas e confirme o bloqueio. Após essa comunicação, aparecerá em sua tela a opção para a solicitação de um novo cartão.

O prazo para entrega do novo cartão pode variar de acordo com as normas alfandegárias de cada país e a primeira reposição do cartão é gratuita.

Aprendeu como proteger seus documentos no exterior? É hora de viajar!

Conte com a Cotação na hora de fazer as malas e conhecer o mundo.

A Cotação oferece soluções completas em câmbio para você comprar dólar americano, dólar australiano, dólar canadense e dólar neozelandês. E, além de moeda em espécie, oferece cartões de viagem e transferências internacionais.

Clique aqui e conheça nossos serviços.

Como achar algo que eu perdi?

Como funciona?.
Acesse o sistema Achados e Perdidos ou procure a Agência Central dos Correios de sua cidade e faça uma consulta. ... .
Os Correios ficam com os documentos por 60 dias, que é o “prazo de guarda”..

O que fazer quando vc perde todos os seus documentos?

Documentos perdidos: o que deve ser feito? Ao identificar documentos perdidos, o cidadão deve se dirigir com urgência, à delegacia de polícia mais próxima e abrir um BO (Boletim de Ocorrência) relatando o ocorrido.

O que alguém pode fazer depois de roubar a sua identidade?

Notificar os credores ou bancos afetados: Depois de descobrir o roubo, comece a fazer chamadas. Comece por qualquer empresa onde a fraude ocorreu, como a emissora do seu cartão de crédito ou o seu banco. Peça-lhes para fechar ou congelar as suas contas e alterar todas as suas informações de login e senha.

Toplist

Última postagem

Tag