O que são responsáveis pela reprodução das plantas que produzem frutos?

O poeta Vinícius de Moraes as definiu, em seu poema "Rancho das flores", como "milagre florido". As flores sempre foram utilizadas em poemas e canções para expressar emoções.

Mas além de belas e mensageiras dos sentimentos humanos, as flores são mecanismos de reprodução de um grupo de plantas floríferas que os botânicos denominam angiospermas.

Esse nome deriva dos termos gregos angios, que significa "vaso" e sperma , "semente". Angiosperma quer dizer "semente protegida". A busca desse grupo de vegetais, ao longo da evolução, por uma forma de perpetuação de suas espécies, fez surgir a flor.

Descubra agora, um pouco de sua história e também qual a sua função no mundo natural.

Plantas com flores

Antes da existência das flores - isso mesmo, elas nem sempre existiram -, as florestas eram dominadas por samambaias, arbustos e árvores coníferas - como os pinheiros.

Em entrevista concedida à revista National Geographic, o paleontólogo Dale Russel declarou que, antes das plantas floríferas o mundo parecia um jardim japonês: tranquilo, sombreado, habitado por insetos como a libélula.

Com o aparecimento das flores, o "jardim" ganhou cores e variedades de vida, como borboletas e abelhas.

Noventa segundos

As flores começaram a mudar as paisagens do ambiente há cerca de 130 milhões de anos, no período Cretáceo.

Em relação à idade da Terra, isso não é muito tempo - se os anos de existência de nosso planeta fossem reduzidos a uma hora, as plantas floríferas existiriam nos últimos 90 segundos.

Agora você já sabe que uma flor é o equipamento reprodutivo das angiospermas. Essas plantas diferem das demais, justamente por terem suas sementes envolvidas por estruturas chamadas carpelos.

Carpelos

Se você cortar um tomate ao meio, vai ver os carpelos ao redor das sementes. "Como nos mamíferos, cujos filhotes crescem dentro da mãe, é no interior dos carpelos que as sementes se desenvolvem", explica Jurandyr José de Carvalho, professor de botânica e fisiologia vegetal na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A viagem do pólen

A maior parte das flores possui órgãos femininos e masculinos. O processo de reprodução começa quando uma flor libera no ar um pó, formado por diminutos grãos que contêm o material genético da planta: é o pólen.

Essas partículas de pólen têm a missão de chegar até outras flores de mesma espécie, para fecundá-las. É fácil ver o pólen: muitas vezes amarelo, como na margarida, ele fica no meio da flor, na ponta de estruturas que lembram pequenas antenas, chamadas anteras.

Como os vegetais são incapazes de caminhar, eles buscaram meios de transporte para seus grãos de pólen. A primeira alternativa para transportar os grãozinhos para outras flores, é viajar no vento.

Mas por meio desse mecanismo, muitos deles se perdem. Apesar de muitas flores usarem o vento para dispersar seu pólen, outras tantas desenvolveram flores com cores vibrantes, néctar e aromas.

Eles servem para atrair animais, como os insetos e pássaros, que levam o pólen grudado em seus corpos para outras flores.

O nascimento de uma semente

Ao chegar a outra flor, o grão de pólen se assenta no estigma, que é um receptor para esse pó especial.

Então, para ter certeza de que está na flor certa, o grão libera substâncias que produzem sinais químicos. Se os sinais mostrarem que esse é o lugar certo, o grão germina e alcança o ovário da flor. Ali está o óvulo - e assim ocorre a fertilização e começa a nascer uma semente.

É imensurável a quantidade de benefícios que as árvores proporcionam para a Terra. Entenda quais são as partes da árvore e suas funções

As árvores são um dos maiores bens naturais de todo planeta, principalmente porque atuam na qualidade de vida de todos os seres. Continue acompanhando a leitura para entender sobre as partes da árvore e quais são as suas funções.

As árvores são essenciais para o equilíbrio da Terra não só pela realização da fotossíntese, mas por diversas outras funções que realizam. Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar, produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, além de servirem como fontes de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais.

É indiscutível a grande quantidade de benefícios que as árvores proporcionam para a Terra. Cada dia mais devemos cuidar e proteger todas as árvores nativas e estimular o plantio de novas em todas as partes do mundo.

Como símbolo desse elemento tão importante, elegeu-se o dia 21 de setembro como Dia da Árvore, data que antecede o início da Primavera no hemisfério sul. Desta forma, são promovidas ações e projetos em várias partes do mundo, com a intenção de conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Entenda quais são as partes da árvore e quais funções cada uma desempenha:

1) Raiz

Uma das partes da árvore é a raiz. Ela ajuda a fixar e sustentar a planta no solo, elas são responsáveis pela absorção, armazenamento e condução da seiva, que é composta pela água e nutrientes da terra, como por exemplo os sais minerais Ou seja, as raízes conduzem as substâncias até a planta e atuam como um local de reserva desses nutrientes. Esse processo de condução é feito pelo xilema, conjunto de vasos encontrados no caule da planta.

Normalmente, as raízes estão localizadas debaixo da terra. Há dois tipos principais: as que crescem para baixo (chamadas de pivotantes) e as que crescem para os lados (conhecidas como tabulares). Mas, de modo geral, há uma raiz primária principal e várias ramificações que são as raízes laterais.

2) Caule

Outra parte da árvore é o caule. Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes. Além disso, é no caule que são produzidos os hormônios vegetais, que auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta.

Geralmente, os caules podem ser aéreos, que se situam acima da superfície do solo, ou verticais, que crescem na posição vertical em relação ao solo, como exemplo, os troncos das árvores. Existem ainda, os vegetais que possuem caules que crescem junto ao solo, e outros que são subterrâneos, como é o caso das bananeiras e das samambaias.

Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor. Dele é extraída a madeira que utiliza-se para construção de casas, móveis, ferramentas, pisos e até mesmo lápis. É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria prima (celulose) para fazer o papel.

3) Folhas

A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.

Por meio desse processo, a planta consegue transformar a água e os nutrientes que retira do solo mais o gás carbônico e a energia solar que é absorvida pelas folhas em glicose, que serve como alimento para elas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira. Essa glicose, compõe a seiva elaborada, que é a fonte de energia das plantas.

Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta. A clorofila absorve a luz do sol para que a fotossíntese aconteça.

É nas folhas onde ocorre respiração e transpiração. Esses dois processos são possíveis porque na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, permitindo a entrada e saída de gases e água da planta. Elas são classificadas de acordo com a disposição do limbo, que é a parte mais conhecida da folha. Assim, ela pode ser simples ou composta, como os trevos e as folhas de palmeiras.

4) Flores

A flor é uma folha diferente das outras, podendo ser de vários formatos, tipos e cores. Elas são responsáveis por realizar a reprodução das plantas por meio de duas partes: o Gineceu (parte feminina) e o Androceu (parte masculina).

A cor das pétalas é uma estratégia para atrair insetos, como abelhas e moscas, que fazem a polinização, ou seja, unem as partes masculinas e femininas da planta para que seja criada uma semente.

As flores podem ser hermafroditas ou monóicas quando possuem ao mesmo tempo as estruturas femininas (carpelos) e masculinas (estames). Um exemplo desse tipo de flor são as tulipas, que também podem ter suas estruturas separadas em flores diferentes, chamadas de dióicas, como ocorre com o mamão.

5) Frutos

Uma das partes da árvore são os frutos. Os frutos são o resultado da fecundação entre as partes feminina e masculina das plantas. Nesse processo, o óvulo da planta dá origem à semente e o ovário origina o fruto. A principal função do fruto é proteger as sementes e também preparar o solo, onde elas irão cair, facilitando assim a sua germinação.

Existem dois tipos de frutos, os verdadeiros, que são quando se formam a partir do ovário, como o abacate, e os falsos, quando se formam de outras partes da planta, como é o caso do caju, figo, abacaxi, maçã, etc. Os frutos possuem diversos formatos, tamanhos, cores e texturas, depende de cada espécie de árvore. A maioria são comestíveis, mas nem todos. Uns ainda possuem diversas propriedades medicinais, usados nos tratamentos de alguma doenças.

Depois de entender um pouco mais sobre a estrutura das árvores e saber sobre seus diversos benefícios para Terra, que tal plantar algumas?

CConheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.

São responsáveis pela reprodução das plantas que produz frutos?

Flores. As flores são responsáveis pela reprodução da planta. Elas estão presentes apenas no grupo de plantas mais evoluído chamado de angiospermas.

Quem é responsável pela reprodução dos frutos?

Os frutos são o resultado da fecundação entre as partes feminina e masculina das plantas. Nesse processo, o óvulo da planta dá origem à semente e o ovário origina o fruto.

O que é responsável pela produção reprodução das plantas?

O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.

O que são responsáveis pela produção dos frutos e das sementes?

Como ocorre a formação dos frutos O transporte do pólen, até o estigma é feito por agentes polinizadores, que podem ser o vento, os insetos ou os pássaros. A polinização pelo vento é chamada de anemofilia (do grego anemos, vento). Há diversas adaptações que favorecem esse tipo de polinização.

Toplist

Última postagem

Tag