O sentido de circulação da água no condensador deve ser paralelo ao sentido do destilado

A destilação simples é um método físico de separação de misturas homogêneas, formadas exclusivamente por um sólido dissolvido em um solvente (líquido), que separa o componente líquido do componente sólido, como o cloreto de sódio (NaCl) e a água (H2O).

Esse método deve ser utilizado sempre quando o objetivo é obter, ao final da separação, o líquido e o sólido que estava dissolvido nele separados em recipientes diferentes. Isso não ocorre quando realizamos o método da evaporação em uma mistura homogênea de NaCl e H2O, por exemplo, já que, ao evaporar a água, apenas o sal fica no recipiente, pois a água espalha-se no ar na forma de vapor.

Para realizar uma destilação simples, os materiais que podem ser utilizados são:

  • tripé (funciona como suporte para a tela de amianto ou para o balão de destilação ou de fundo redondo);

  • tela de amianto (utilizada para absorver parte do calor do bico de bunsen);

  • bico de bunsen (equipamento que utiliza gás para produzir a chama que aquece a mistura dentro do balão de destilação ou de fundo redondo);

OBS.: os três equipamentos acima podem ser substituídos por uma chapa elétrica de aquecimento)

  • balão de destilação (equipamento de vidro que recebe a mistura). Ele pode ser substituído por um balão de fundo redondo;

  • condensador (equipamento de vidro que tem como função a transformação de vapor em líquido);

  • béquer ou erlenmeyer (ambos são equipamentos de vidro que têm por função recolher o líquido formado no interior do condensador);

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • termômetro (utilizado para realizar o controle da temperatura durante o experimento);

  • Suporte universal com garra (conjunto de equipamentos para fixação e suporte do condensador, bem como do balão, caso seja necessário).

A imagem a seguir representa um equipamento de destilação simples que contém boa parte dos materiais que foram descritos acima:

O sentido de circulação da água no condensador deve ser paralelo ao sentido do destilado

Equipamentos que formam um destilador simples

O princípio de funcionamento de uma destilação simples é muito simples. Inicialmente, adiciona-se no balão de destilação ou de fundo redondo a mistura que se deseja separar. Em seguida, liga-se o bico de bunsen ou a chapa de aquecimento para que a mistura comece a ser aquecida. Como a mistura é formada por um sólido e um líquido, apenas o líquido começa a sofrer o fenômeno físico da ebulição (passagem do estado líquido para o estado de vapor).

Assim que o líquido sofre ebulição, o seu vapor entra obrigatoriamente no interior do condensador porque a saída superior do balão é obstruída por uma rolha de madeira justamente para evitar escape. Ao entrar no condensador, o vapor sofre o fenômeno da condensação (transformação física da matéria do estado de vapor para o estado líquido). Por fim, o líquido formado no interior do condensador cai no equipamento que foi posicionado na saída do condensador para recolhimento.

Por Me. Diogo Lopes Dias

Grátis

14 pág.

O sentido de circulação da água no condensador deve ser paralelo ao sentido do destilado

  • O sentido de circulação da água no condensador deve ser paralelo ao sentido do destilado
    Denunciar


Pré-visualização | Página 3 de 3

G. Nomenclature for the presentation of results of chemical analysis. Pure & Appl. Chem., v. 66, n. 3, p. 595-908, 1994.
CASTELLAN, G. Fundamentos de físico-química, 2001.
8. QUESTIONÁRIO
Por que a destilação simples não é usada na separação de líquidos de ponto de ebulição relativamente próximos?
R: Porque o método da destilação simples é um processo baseado na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura. E se tivermos dois líquidos com pontos de ebulição relativamente próximos, não conseguiremos separara-los com o método da destilação simples.
Por que no início da destilação, o balão deve estar cheio a dois terços de sua capacidade?
 R: Se o líquido ultrapassar a metade do balão, ocorrerá um possível dano à experiência, pois o líquido contido no balão será tanto que o vapor não passará pela estreita passagem que tem o mesmo.
Por que é perigoso aquecer um composto orgânico em uma aparelhagem totalmente fechada?
 R: Pois se acaso a aparelhagem estiver totalmente fechada, a pressão emitida pelo vapor do líquido cuja substância será preparada, será tanta, que poderá a vir causar um acidente.
Qual a função da pedra de porcelana porosa, pedra pomes ou bolinhas de vidro em uma destilação?
R: A função da porcelana porosa é evitar uma ebulição tumultuosa durante o aquecimento do líquido dentro do balão de destilação e só depois que se inicia de fato o processo de destilação. Ajudam a liberar ar na solução, o que causa uma quebra da tensão superficial do líquido, impedindo que o este sofra uma ebulição tumultuosa.
Por que a água do condensador deve fluir em sentido contrário à corrente dos vapores?
R: A entrada de água deve ser feita pela parte inferior do condensador para que ela circule ocupando todo o espaço, porque se ocorrer um erro na montagem e a entrada de água for colocada na parte superior, ela "descerá" pelo condensador sem circular e completar o volume do mesmo, logo, será impossível haver a condensação pelo resfriamento dos gases.
Em que casos se utilizam condensador refrigerado a ar? Justifique.
R: Quando o ponto de ebulição do composto que se quer separar é mais alto que o da água. Se usar água como fluido refrigerador, obviamente ela vai entrar em ebulição e o condensador não vai resistir visto que ao invés de ele resfriar irá ebulir.
Por que misturas azeotrópicas não podem ser separadas por destilação?
R: Porque as misturas azeotrópicas se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição. Isso impossibilita a destilação.
Diferenciar destilação simples de destilação fracionada.
R: A grande diferença entre esses dois métodos de separação de substâncias é basicamente: a destilação simples deve ser usada com substâncias que possuam pontos de ebulição bastante distante, já a destilação fracionada pode ser usada na separação de substâncias que tenham pontos de ebulição próximos.

Página123

Por que a água do condensador deve circular contra a corrente do destilado?

O líquido refrigerante deve circular constantemente para arrefecer a parede do condensador onde se condensem os vapores que se desprendem do balão de destilação Os condensadores também são bastante utilizados em processos de refluxo, em que se faz o aquecimento de uma mistura sem perdas de solvente por vaporização, ...

Por que a água do condensador deve fluir no sentido contrário?

R: Quando o ponto de ebulição do composto que se quer separar é mais alto que o da água. Se usar água como fluido refrigerador, obviamente ela vai entrar em ebulição e o condensador não vai resistir visto que ao invés de ele resfriar irá ebulir.

Qual a função do condensador no destilador?

A peça básica de um equipamento de destilação é o condensador. Ele recebe este nome porque funciona a partir da condensação: mudança do estado gasoso para o líquido. O condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água.

Qual o princípio de funcionamento de um destilador?

Em um destilador de água tipo Pilsen, a água é levada a uma caldeira responsável por aquecer o líquido até a ebulição. Em seguida, o vapor decorrente deste processo é condensado e convertido em líquido totalmente purificado, sem a presença de microrganismos e com alto grau de pureza.