O soro é a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo

O soro e a vacina são dois agentes que contribuem para a imunização. Diferenciam-se porque o soro é uma imunização passiva, e a vacina é uma imunização ativa.

A vacina e o soro são duas ferramentas usadas no controle de doenças, sendo fundamentais tanto para a proteção individual quanto para a proteção de toda a população. Esses dois produtos são imunizadores, entretanto, deve-se conhecer a diferença entre eles para saber quando qual produto deverá ser administrado.

Vacinas

As vacinas são um tipo de imunização ativa, pois, com elas, o corpo é estimulado a produzir uma resposta imunológica contra determinado antígeno. A resposta, apesar de não ocorrer de forma imediata, garante uma proteção duradoura contra determinada doença.

A vacina é composta pelo antígeno (enfraquecido ou inativado) causador da doença. Ao entrar no corpo, ele incentiva a produção de anticorpos e também de células de memória. Quando uma nova infecção acontece, o corpo já está preparado graças às células de memória, que reconhecem rapidamente o antígeno e estimulam a produção das células de defesa.

Diante dessas características, podemos concluir que as vacinas são, na realidade, agentes protetores, portanto, não devem ser utilizadas quando a doença já acometeu o paciente. Como exemplos de vacinas, podemos citar a BCG e aquela contra o HPV, mas há inúmeras outras.

Soros

Os soros são um tipo de imunização passiva, pois o paciente recebe os anticorpos já formados, não sendo necessário produzi-los. Diferentemente da vacina, os soros garantem uma imunidade imediata, mas temporária, uma vez que não previnem o organismo de um problema futuro. Por essa razão, fica claro que o soro deve ser administrado depois que a doença ou contaminação já ocorreu no paciente. Ele atua como uma forma de cura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem soros para diferentes doenças e venenos. Podemos citar o soro para acidentes com cascavel (anticrotálico), cobra-coral (antielapídico), escorpiões (antiescorpiônico), além daqueles para o tratamento da raiva (antirrábico), difteria (antidiftérico), botulismo (antibotulínico) e para diminuir a possibilidade de rejeição de órgãos (antitimocitário).

→ Fabricação do soro

Os soros são fabricados normalmente a partir de um animal, que recebe o antígeno e, posteriormente, tem parte do seu sangue retirado para extração dos anticorpos. No caso do soro antiofídico (combate o veneno de cobra), por exemplo, um cavalo recebe o veneno da serpente e aguarda-se a produção de anticorpos. Quando os anticorpos são produzidos, retira-se uma quantidade considerável de sangue do animal e extrai-se o plasma, o qual é rico em anticorpos. O plasma é purificado e passa por alguns testes de verificação de sua qualidade. Se aprovado, é usado em humanos. As hemácias presentes no sangue retirado do cavalo são devolvidas para o animal.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por favor, confirme que você deseja bloquear este membro.

Você não será mais capaz de:

  • Ver postagens de membros bloqueados
  • Mencionar este membro em postagens
  • Convidar este membro para grupos
  • Adicionar este membro como um amigo

Observe: Esta ação também removerá este membro de suas amizades e enviará um relatório ao administrador do site. Aguarde alguns minutos para que este processo seja concluído.

Grátis

2 pág.

O soro é a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Exercício sobre soro e vacinas
QUESTÃO 1
O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo. A respeito desses produtos, marque a alternativa incorreta:
a) O soro é responsável por uma imunização passiva.
b) As vacinas estimulam o corpo a produzir anticorpos contra determinado antígeno.
c) As vacinas são produzidas injetando-se o antígeno em um animal, que passará a produzir anticorpos. Os anticorpos são posteriormente processados e podem ser usados em humanos.
d) Como exemplo de soro, podemos citar o antiofídico.
e) Podemos dizer que a vacina é usada na prevenção, enquanto o soro é usado para curar.
QUESTÃO 2
Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos:
a) uma imunização passiva.
b) uma imunização imediata.
c) uma imunização prolongada.
d) uma imunização ativa.
e) uma imunização contínua.
QUESTÃO 3
Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem levar a pessoa a óbito.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema.
a) O soro é usado para tratar picada de cobra, pois garante que o corpo produza anticorpos contra o veneno nele injetado.
b) O soro deve ser aplicado porque possui anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
c) O soro deve ser usado apenas quando uma vacina não está disponível para uso.
d) Em caso de picada de cobra, o soro é usado porque garante uma imunização ativa do paciente.
QUESTÃO 4
(UFMG) A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica.
É correto afirmar que essas vacinas protegem porque
a) são constituídas de moléculas recombinantes.
b) contêm anticorpos específicos.
c) induzem resposta imunológica.
d) impedem mutações dos patógenos.
QUESTÃO 5
(Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para o veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp. e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.
RESPOSTAS
Questão 1
Alternativa “c”. A vacina é produzida utilizando-se o antígeno inativado ou atenuado. Quando se injeta o antígeno em um animal a fim de conseguir anticorpos, é produzido um soro.
Questão 2
Alternativa “d”. Graças à capacidade da vacina de estimular a produção de anticorpos, dizemos que essa é uma forma de imunização ativa.
Questão 3
Alternativa “b”. Como o veneno de cobra age rapidamente, é importante que os anticorpos estejam disponíveis de maneira imediata. Sendo assim, a terapia utilizada deve ser o soro, que contém anticorpos já prontos.
Questão 4
Alternativa “c”. As vacinas estimulam a produção de anticorpos contra o antígeno específico nelas encontrado.
Questão 5
Alternativa “b”. Como as vacinas são usadas na prevenção de doenças, os soros são usados para tratamentos rápidos e os antibióticos tratam enfermidades causadas por bactérias, podemos concluir que, para prevenir-se contra febre amarela, devemos vacinar o paciente; para o tratamento contra picada de cobra, devemos utilizar o soro; e em caso de leptospirose, devemos administrar antibiótico.

São substâncias que agem como imunizadores do organismo?

O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo.

Qual o objetivo das vacinas e soros?

Soros e vacinas são preparados que têm o objetivo de proteger o corpo contra o ataque de agentes invasores causadores de doenças (microrganismos ou substâncias tóxicas), denominados, de forma geral, de antígenos.

Qual é a importância do soro?

Soros. Os soros são um tipo de imunização passiva, pois o paciente recebe os anticorpos já formados, não sendo necessário produzi-los. Diferentemente da vacina, os soros garantem uma imunidade imediata, mas temporária, uma vez que não previnem o organismo de um problema futuro.

Porque a vacina é chamada de imunização ativa?

A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos.