Palavras da mesma familia de loja

No âmbito da tradição de ensino da gramática no ensino básico e no secundário de Portugal, uma família de palavras era, conforme definição de J. M. Nunes de Figueiredo e A. Gomes Ferreira, no Compêndio de Gramática Portuguesa (Porto Editora, 1976, pág. 316), um conjunto de palavras que se formam de uma mesma palavra primitiva: dizia-se assim que à família de palavras de justo, pertenciam injusto, ajustar, reajustar, justiça. Além disso, estes autores consideravam que a identificação de uma família de palavras abrangia também o vocabulário que «tem um elemento comum, geralmente monossilábico, chamado raiz: amar, amigo, amizade, raiz: am-», admitindo a forma da raiz algumas variações fónicas, como no caso do conjunto constituído por justo, injusto, ajustar, reajustar, justiça, etc., a qual inclui ainda jura e juramento, «visto que há nelas a raiz jus-, embora o s > r» (ibidem).

Na actualidade, o Dicionário Terminológico, criado para apoio do estudo da gramática no ensino básico e no secundário, não se afasta muito da perspectiva anterior, quando define família de palavras como «conjunto das palavras formadas por derivação ou composição a partir de um radical comum», dando como exemplo o conjunto formado por mar, maré, marítimo, marinheiro, marina, que partilham o mesmo radical, mar-.

Tendo em conta as definições apontadas, que são, de certo modo, convergentes, diga-se que os vocábulos judicial e justiça pertencem à mesma família de palavras, uma vez que o primeiro tem também relação com o radical jus-. Com efeito, etimologicamente, judicial tem origem no «lat[im] judiciālis, "relativo a juiz, a justiça; estilo ou género retórico referente a acusação, defesa e proclamação de sentença no processo jurídico"» (Dicionário Houaiss), por sua vez, derivado de judĭcium, ĭi, «julgamento» (idem). Ora, o radical de judĭcium, judic-, é o mesmo que se depreende de  jūdex, ĭcis, «o que diz o direito, juiz», que deu juiz em português, e se analisa como um radical em que se amalgamam jūs, jūris, «direito, justiça», e -dex, do radical do verbo dicĕre, «dizer» (idem). Esta explicação histórica pode ser substituída por uma visão sincrónica segundo a qual o radical jus- tem os alomorfes jur- (juro, jurista, jurídico), jud- (judicial, judiciária, judicativo) e ju- (juiz).

Quais palavras são da mesma família?

família de palavras Definição: Conjunto de palavras que partilham o mesmo radical. Exemplos: casa, casal, casar, casario, caseiro.

O que é uma loja?

1. Estabelecimento de venda ou de comércio (ex.: loja de brinquedos). 2. Piso ao nível ou quase ao nível da rua.

Como escreve a palavra loja?

Significado de Loja substantivo feminino Lugar onde se vendem tecidos, utensílios caseiros, roupas feitas etc.

Quais são as palavras da mesma família de cheio?

Várias são as palavras que fazem parte da mesma família que a palavra "cheio", como por exemplo:.
encher..
enchente..
enchido..
cheia..