Para que os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina e a contração muscular ocorra é necessário nas miofibrilas a presença de?

Questão 1

Os músculos são tecidos especializados que constituem aproximadamente 40% de toda nossa massa corporal. Podemos classificá-los em três tipos básicos: estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado. O tipo não estriado não apresenta estriações transversais características dos outros tecidos musculares. Isso ocorre porque:

a) não existem filamentos de actina e miosina nesse tipo de tecido muscular.

b) existe apenas actina nesse tipo de tecido muscular.

c) os filamentos de actina e miosina não estão organizados em um padrão regular nesse tipo de tecido muscular.

d) as células não estão agrupadas formando feixes nesse tipo de tecido muscular.

e) não se observa a presença de miosina nesse tipo de tecido muscular.

Questão 2

Existem três tipos de tecidos musculares: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Eles diferenciam-se por sua morfologia e também localização no corpo. Sobre o tecido muscular estriado cardíaco, marque a alternativa incorreta.

a) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração involuntária.

b) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta estriações transversais.

c) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta células multinucleadas.

d) No tecido muscular estriado cardíaco, é possível observar os chamados discos intercalares, que são complexos juncionais.

e) O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado apenas no coração.

Questão 4

(UNIRIO) É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu citoplasma encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias.

Essa é a descrição do tecido:

a) epitelial

b) conjuntivo

c) muscular estriado cardíaco

d) muscular não estriado

e) muscular estriado esquelético

Questão 5

(UFV-MG) Considerando o esquema dos sarcômeros representados abaixo e suas características durante a contração, assinale a afirmativa INCORRETA:

Para que os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina e a contração muscular ocorra é necessário nas miofibrilas a presença de?

O esquema acima representa o sarcômero

a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta.

b) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta.

c) II delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam.

d) III contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita.

e) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Apesar de os filamentos de actina e miosina estarem dispostos de acordo com o maior eixo da célula, eles não se organizam de uma maneira regular. Sendo assim, o tecido muscular não estriado não apresenta estriações transversais.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. As células que formam o tecido muscular estriado cardíaco apresentam normalmente um núcleo central (mononucleadas), mas podem apresentar também, em alguns casos, dois núcleos (binucleadas).

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Cada célula muscular, também chamada de fibra, é envolvida por tecido conjuntivo chamado de endomísio. O conjunto de fibras, ou seja, os feixes, é envolvido pelo perimísio.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O tecido muscular estriado cardíaco pode ser diferenciado dos outros tipos por apresentar contrações involuntárias rápidas, discos intercalares e células mononucleadas com núcleos centrais. No tecido muscular estriado esquelético, por exemplo, os núcleos estão na periferia da célula e suas contrações são voluntárias. Já no tecido muscular não estriado, observa-se um núcleo também central, porém a contração involuntária é lenta.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Apesar de V indicar realmente um sarcômero, sabemos que essa unidade é contrátil, diferentemente do que foi afirmado na alternativa.

Questão 3

(Uespi) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular por causa dos exercícios físicos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:

a) Os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.

b) A fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.

c) Na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina, o que provoca o relaxamento da fibra muscular.

d) A fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.

e) A ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinal não provoca diminuição do tônus muscular.a

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A contração do músculo estriado esquelético é rápida, vigorosa e voluntária, ou seja, é controlada de acordo com a nossa vontade.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Vários sarcômeros são responsáveis pelas estrias dos músculos estriados esqueléticos. Cada sarcômero pode ser definido como regiões delimitadas por duas linhas Z sucessivas que apresentam uma banda A separando duas partes de uma banda I.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Em um músculo em repouso, não há a interação entre a actina e a miosina.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Actina e miosina são duas proteínas ligadas à contração muscular.

É preciso o estímulo elétrico para que ocorra contração muscular com deslizamento dos filamentos de actina e miosina das células musculares miocárdicas?

Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.

Para que se tenha o deslizamento dá actina e miosina para a contração muscular é necessário à energia fornecida pelo ADP?

Para a movimentação da cabeça da miosina ocorrer, é necessário hidrolisar ATP (adenosina trifosfato, uma molécula de transferência de energia da célula) geralmente ligada à miosina; esta hidrólise consiste na “quebra” de uma molécula de ATP em ADP (adenosina difosfato) e P (fosfato inorgânico; ATP -> ADP + P); Ciclos ...

O que pode promover o deslizamento dos filamentos entre os de actina e miosina?

Ocorrendo a interação entre as proteínas, é liberada energia e observa-se uma deformação na cabeça da miosina que se curva e acaba empurrando o filamento de actina, causando o deslizamento dessas proteínas. Esse fenômeno repete-se seguidas vezes, levando à uma sobreposição dos filamentos de actina e miosina.

Quando o músculo relaxa os filamentos de actina miosina deslizam juntos e o músculo encurta se?

Quando um músculo se contrai, os filamentos de actina e miosina deslizam juntos e o músculo se encurta. Quando o músculo relaxa, as pontes transversas se separam levemente e o músculo retorna ao seu comprimento de repouso.